Publicidade

Suzano e Kimberly-Clark anunciam a criação de uma joint venture 

Empresa brasileira investirá US$ 1,734 bilhão para formação de joint venture responsável por marcas como Kleenex, Scott e WypAll


Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Kimberly-Clark, uma das maiores empresas de produtos de higiene e cuidado pessoal do mundo, anunciam hoje a criação de uma joint venture que atuará mundialmente no mercado de Tissue. Avaliada em US$ 3,4 bilhões, a joint venture ficará responsável pela produção, pelas ações de marketing e pela comercialização de itens de bens de consumo como papéis higiênicos, guardanapos, toalhas de papel e lenços faciais para mais de 70 países. A Suzano irá adquirir 51% de participação da joint venture e a Kimberly-Clark manterá 49% de participação.

A Suzano pagará US$ 1,734 bilhão à Kimberly-Clark pela participação de 51%, em uma transação a ser realizada em dinheiro, à vista, no fechamento da operação. O valor está sujeito a ajustes decorrentes de aspectos econômicos e operacionais usuais para esse tipo de negócio.

A transação também está sujeita à aprovação por parte das autoridades concorrenciais e governamentais, à verificação de condições precedentes comumente praticadas em transações dessa natureza e à conclusão da reorganização societária a ser promovida pela Kimberly-Clark em suas unidades de negócio de Consumer Tissue Professional. A transação está prevista para ser concluída em meados de 2026 e envolve aproximadamente 9.000 colaboradores e colaboradoras.

joint venture terá sede na Holanda e será responsável pela operação de 22 fábricas, localizadas em 14 países da Europa, da Ásia, incluindo o Sudeste asiático, do Oriente Médio, da América do Sul, da América Central, da África e da Oceania. Essas fábricas possuem capacidade instalada conjunta de cerca de 1 milhão de toneladas anuais. A receita líquida dos ativos incorporados à joint venture totalizou aproximadamente US$ 3,3 bilhões em 2024.

Não fazem parte do acordo os ativos da Kimberly-Clark nos Estados Unidos e suas participações em joint ventures existentes no México, na Coreia do Sul e no Bahrein, entre outros países.

“Esta nova empresa reúne dois players globais que são líderes em seus respectivos setores, com capacidades complementares que combinam o conhecimento industrial e de gestão operacional eficiente da Suzano com a expertise do time da Kimberly-Clark na construção e gestão de marcas e nas frentes de marketing e vendas de marcas regionais e globais, assim como sua ampla experiência na gestão de operações em múltiplas regiões do mundo”, afirma Beto Abreu, presidente da Suzano. “As duas empresas compartilham forte cultura organizacional de inovação e sustentabilidade. Estamos entusiasmados com a possibilidade de combinar grandes talentos, bons ativos e marcas extraordinárias que têm a confiança dos consumidores”, completa o executivo.

As mais de 40 marcas regionais ligadas aos negócios de Consumer Tissue e Professional da Kimberly-Clark serão transferidas à joint ventureMarcas globais detidas pela Kimberly-Clark nesses segmentos, como Kleenex, Scott, Cottonelle, WypAll, Viva e Kimberly-Clark Professional, também fazem parte da transação por meio de um acordo de licenciamento de longo prazo.

 “Essa transação representa um passo importante na jornada de transformação da Kimberly-Clark. Estamos felizes em firmar uma parceria estratégica com a Suzano, uma líder em seu setor, e esperamos trabalhar em estreita colaboração para aproveitar as oportunidades expressivas que se apresentam para nossos negócios internacionais nas áreas de Family Care e Professional”, afirma Mike Hsu, presidente e CEO da Kimberly-Clark.

A transação está alinhada à estratégia de longo prazo da Suzano de crescimento com criação de valor e disciplina financeira, em negócios que possuam escalabilidade e nos quais a companhia possa alavancar sua competitividade por meio de sua eficiência operacional.

A Suzano é líder do mercado brasileiro de papéis higiênicos, posição conquistada após adquirir as marcas e os ativos de Tissue da Kimberly-Clark no Brasil, em 2023. A companhia também está construindo uma nova fábrica de Tissue no complexo industrial que opera em Aracruz (ES). O projeto avaliado em R$ 650 milhões adicionará 60 mil toneladas anuais à capacidade da Unidade de Bens de Consumo da Suzano.

“Em função da aquisição da divisão brasileira da Kimberly-Clark em 2023, temos um excelente entendimento da cultura e dos processos da nossa parceira. Já alcançamos ganhos significativos de eficiência nessas operações e temos convicção de que esses resultados podem ser replicados em outras regiões do mundo”, ressalta Luís Bueno, vice-presidente executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano. “Nossa capacidade de alcançar este objetivo está diretamente associada ao talento da equipe da Kimberly-Clark, que ajudou a desenvolver e fazer crescer marcas icônicas, inovadoras e confiáveis que fazem parte do dia a dia de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo”, completa o executivo.

Após a conclusão da transação, Suzano e Kimberly-Clark celebrarão Acordo de Acionistas estabelecendo os direitos e obrigações relativos à gestão, controle, operação, participação acionária e outros assuntos relacionados à joint venture. Uma vez aprovada a transação, a nova empresa contará com um Conselho de Administração composto por cinco membros, sendo três indicados pela Suzano e dois pela Kimberly-Clark.

A operação também contempla uma opção de compra em favor da Suzano para adquirir a participação de 49% da Kimberly-Clark.

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano  

Beatriz?Imenes, Eduarda Lopes?e equipe –?www.planin.com 

Contatos: Ana Cássia Simões, Mariana Fridman e Joana Tchian 

 suzano@planin.com

Publicidade