Publicidade

Bienal do Lixo 2025 será palco de uma inovação que une mobilidade, energia e arquitetura sustentável

SUV híbrido plug-in Tank 300, com tecnologia V2L, mostra como a mobilidade sustentável pode ser aliada da arquitetura circular


A Bienal do Lixo 2025, que acontece entre os dias 21 e 25 de maio no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, será palco de uma inovação que une mobilidade, energia e arquitetura sustentável. A Casa do Futuro — instalação construída com 5 mil blocos de plástico reciclado e com 80m² — será abastecida energeticamente por um carro híbrido da GWM Brasil, o Tank 300, através da tecnologia V2L (Vehicle to Load).

O sistema permite que o veículo forneça energia para equipamentos eletroeletrônicos externos (220 volts ou bivolt) por meio de um cabo que deve ser plugado no bocal de recarga, funcionando como uma fonte móvel de eletricidade para até três equipamentos simultâneos. Com essa tecnologia, o Tank 300 alimentará toda a estrutura da casa, incluindo itens como televisores, computadores, iluminação e carregadores de celular, demonstrando na prática como um automóvel pode atuar como fonte energética em construções sustentáveis e fora da rede tradicional. Durante o evento, o público poderá participar de visitas guiadas e interagir com elementos visuais como flakes de PET, tampinhas em acrílico e painéis informativos sobre o processo de reciclagem.

A presença do veículo como suporte energético da Casa do Futuro fortalece a proposta da Bienal do Lixo de repensar o papel dos resíduos e a aplicação de tecnologias limpas no cotidiano. "Mais do que um recurso técnico, o uso do carro da GWM como fornecedor de energia mostra que a mobilidade sustentável pode dialogar com a construção civil e ampliar as possibilidades de uso consciente de recursos em ambientes urbanos e off-grid", afirma Rita Reis, diretora-executiva da Bienal do Lixo.

Ainda, no fim de semana (dias 24 e 25), o público poderá conferir uma ativação especial e interativa: o SUV da GWM vai fornecer energia para uma máquina de pipoca e outra de algodão-doce, mostrando de forma lúdica e divertida a potência e a versatilidade da tecnologia V2L.

“A Bienal do Lixo é um fórum importante de troca de experiências e novas ideias. Estamos muito felizes em contribuir com soluções reais para um futuro mais sustentável. Nossas ativações mostram como a mobilidade pode ser uma aliada na geração e no uso inteligente de energia através de veículos eletrificados, como o Tank 300”, afirma Thiago Sugahara, Gerente de ESG e Relacionamento com Stakeholders da GWM Brasil.

Tecnologia V2L: inovação energética

Lançado recentemente no Brasil, o GWM Tank 300 é um SUV híbrido que une o melhor do off-road com sofisticação, tecnologia e potência. Durante o evento, a GWM apresentará ativações exclusivas com o sistema V2L homologado pela autotech, um acessório que transforma a energia da bateria dos veículos plug-in em uma fonte prática de alimentação para diversos equipamentos eletroeletrônico externos (220 volts ou bivolt). Isso traz maior segurança, confiabilidade e conforto em diversas situações, como em viagens, locais remotos, acampamentos ou emergências com queda de energia, recarregar outros veículos eletrificados e, como demonstrado na Bienal, para alimentar soluções habitacionais alternativas e sustentáveis.

Além da Casa do Futuro, está confirmada a participação da ONG Ocean Sole, do Quênia, que estará presente com duas obras produzidas com chinelos reciclados, retirados de praias e oceanos. "A Bienal do Lixo sempre buscou trazer projetos inovadores, que mostrem como resíduos podem ser transformados em arte e oportunidades. Trazer a Ocean Sole para o Brasil reforça essa missão e inspira novas possibilidades de impacto positivo", afirma Rita Reis.

Outro destaque será a Mostra de Cinema, que tem como objetivo ampliar o debate sobre práticas sustentáveis e fortalecer o papel do cinema como ferramenta de mobilização social. A programação cultural da Bienal do Lixo ainda contará com oficinas criativas, Painéis de Diálogos, atrações infantis, instalações artísticas e o Desfile de Moda Sustentável, além da Miniusina de Transformação — um espaço onde tampinhas plásticas serão trituradas, derretidas e moldadas em novos objetos, como chaveiros e porta-copos. E o público poderá “colocar a mão na massa” em oficinas criativas com atividades práticas, que inspiram a adoção de um cotidiano mais ecológico.

A programação da Bienal do Lixo 2025 conta, mais uma vez, com os Painéis de Diálogos, nos dias 21 e 22/05, com bate-papos e palestras com convidados que irão dialogar sobre temas pertinentes. Já entre os dias 23 e 25/05 acontece a Mostra de Cinema, que exibirá produções entre médias e curtas-metragens, documentários e vídeos sobre arte, meio ambiente e sustentabilidade.

Patrocinadores

A Bienal do Lixo 2025 é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e Rabobank, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado por: La Mela, Agência Usina, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Juntam-se também Burger King, Starbucks e Popeyes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.

Patrocínio: Rabobank, GWM, Klabin, Deloitte, Química Anastacio, Ibema, Suhai Seguradora, Irani Papel e Embalagem, Vivensis, Faber-Castell, Celomax, Green Mining e Positiv.a. Apoio institucional: Empapel,

Mister Açaí, Brazilian Nuts e USCS.

O evento é reconhecido como um dos maiores projetos culturais e socioambientais do Brasil e, este ano, se conecta à Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em novembro, destacando seu papel no cenário global de mudanças climáticas

Serviço:

BIENAL DO LIXO 2025

- SÃO PAULO

Data: 21 a 25 de maio de 2025

Local: Parque Villa-Lobos, São Paulo

Horário: Das 9h às 18h

Entrada: gratuita via Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/bienaldolixo

Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 - Alto dos Pinheiros - São Paulo/SP

Sitewww.bienaldolixo.com.br

Facebook/Instagram: /bienaldolixo

Informações para a Imprensa – BIENAL DO LIXO 2025

COMMUNICA BRASIL

Andrea Funk   andrea@communicabrasil.com.br

Antonio Neto   antonio@communicabrasil.com.br

Cássia Cunha –  cassia@communicabrasil.com.br

Pietra Lafemina  - pietra@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

Publicidade