Publicidade

Voith Paper disponibiliza serviços de diagnóstico com foco em cilindros Yankee com recursos locais para a América Latina

Tecnologias avançadas agora estão disponíveis localmente para otimizar a eficiência na produção de papel tissue


A Voith Paper, referência global em soluções para o setor de papel e celulose, tem uma novidade para o mercado latino-americano. Agora a empresa oferece os serviços ProServices:  ProSurfa-ce (OTR) e ProPress (NIP Load)  localmente, após a aquisição de equipamentos e formação de técnicos locais para as suas bases operacionais de On-Site Services localizadas no Brasil e no Chile.

O cilindro Yankee desempenha um papel essencial na produção de papel tissue, sendo diretamente responsável pela eficiência do processo de secagem, e consequentemente, pela qualidade final do papel produzido. Um cilindro Yankee otimizado pode aumentar significativamente a eficiência e a qualidade do processo de fabricação de papel tissue. Enquanto,  deficiências ou irregularidades podem comprometer a performance geral da máquina tissue e gerar custos elevados com consumo energético e manutenções corretivas, que poderiam ser evitados, além de comprometer o posicionamento do produto no mercado, devido a defeitos de qualidade.

Atenta à importância desse equipamento estratégico, a Voith Paper traz para o mercado latino-americano uma inovação desenvolvida originalmente na Europa: um portfólio completo de serviços de diagnóstico, inspeção e recondicionamento focado em cilindros Yankee. Com equipamentos e técnicos locais, desde o segundo semestre de 2024, a Voith passa a oferecer esses serviços diretamente no Brasil e em outros países da América Latina, reforçando sua competitividade técnica e comercial em serviços.

Os serviços de diagnóstico oferecidos estão concentrados nas medições de topografia de superfície e carga linear de prensagem, que incluem:

  • Mapeamento 360 graus da topografia e distribuição de temperatura da superfície de cilindros Yankee, utilizando sensores de última geração que   permitem identificar quaisquer irregularidades dimensionais e/ou térmicas que possam ser apresentadas pelo equipamento durante o seu funcionamento;
  • Recalibração das curvas de carga linear efetiva vs. pressão aplicada pelos atuadores dos sistemas de prensagem entre rolos prensa e cilindros Yankee.

"A precisão no diagnóstico é o primeiro passo para otimizar o desempenho do cilindro Yankee. Por isso, disponibilizamos ferramentas avançadas que nos permitem mapear cada detalhe da superfície e identificar quaisquer desvios que possam afetar a produção", explica Wellington Vieira, gerente de vendas e aplicação da Voith Paper América do Sul.

Após a conclusão do diagnóstico detalhado, a Voith oferece ainda soluções completas de recondicionamento para cilindros Yankee (manutenções, retífica e metalizações) que podem contribuir para a correção dos desvios diagnosticados., promovendo ganhos expressivos na performance geral da máquina tissue.

Com a introdução local desses serviços, a Voith fortalece sua presença no mercado latino-americano e amplia as suas oportunidades de negócio na região, garantindo que os clientes tenham acesso a tecnologias de ponta para melhorar a eficiência e qualidade na fabricação de papel tissue. 

LVBA Comunicação – Voith

Rogerio Santana – rogerio.santana@lvba.com.br

Marcus Bernardo – marcus.vinicius@lvba.com.br

Publicidade