Seminário: O Brasil na Transição Energética e o Papel do Petróleo
Assessoria de Imprensa FFHC -
Evento pretende contribuir para qualificar este debate frente à importante decisão que o país terá de tomar
A Fundação Fernando Henrique Cardoso e o Instituto Arapyaú realizarão em 22 de maio, a partir das 9h, em São Paulo, o seminário “O Brasil na Transição Energética e o Papel do Petróleo”, que faz parte do ciclo de debates ‘Meio Ambiente e Desenvolvimento’.
Como pano de fundo está o desafio de que 80% da energia consumida no mundo ainda tem como origem a queima de combustíveis fósseis, sendo que 30% vem do petróleo, que é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa, depois do carvão. Esses números mostram o tamanho do desafio representado pela transição energética necessária para conter a temperatura da Terra dentro de limites manejáveis. Desafio tão mais complexo porque até aqui inexistem mecanismos globais que assegurem redução coordenada da oferta e da demanda de petróleo.
Como país produtor e exportador, o Brasil vive um dilema: segue extraindo petróleo para atender ao consumo interno e às exportações ou desacelera a extração desse combustível fóssil para contribuir com a necessidade planetária de reduzir as emissões daí provenientes?
É nesse quadro que se insere o debate sobre a chamada Margem Equatorial, onde está localizada a Foz do Amazonas, que vem se intensificando nos últimos meses.
Dividido em dois paineis, o encontro tratará tanto dessa conjuntura mais geral quanto sobre a pertinência ou não de explorar petróleo na região amazônica. Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO 8h30 - Credenciamento e receptivo com café da manhã 9h - Painel 1: O Brasil na transição energética e o papel do petróleo 10h30 - Coffee Break 11h - Painel 2: Devemos explorar a Margem Equatorial? 12h30 - Previsão de término Clique aqui para fazer o seu credenciamento ------------------------- 22/5 | 9h |
Os encontros destes ciclos de debates são realizados presencialmente no Auditório da Fundação FHC, no Centro Histórico de São Paulo.
As vagas são limitadas. Para garantir sua participação, faça o credenciamento on-line.
Assessoria de Imprensa FFHC (imprensa@fundacaofhc.org.br)