A digitalização é uma das principais prioridades estratégicas para a área de Compras e Rede de Fornecedores do BMW Group
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BMW Group eleva seus esforços de digitalização na área de Compras e na Rede de Fornecedores para um novo patamar com a inteligência artificial generativa
A digitalização é uma das principais prioridades estratégicas para a área de Compras e Rede de Fornecedores do BMW Group. O grupo foca especificamente na inteligência artificial generativa (GenAI) para aumentar a eficiência e a sustentabilidade a longo prazo dessas áreas. Por isso, a organização está acelerando sua transformação digital, por meio do desenvolvimento de aplicações inovadoras e da cooperação estratégica com o centro de TI do BMW Group na Romênia.
O BMW Group está construindo expertise estratégica em IA e desenvolvendo aplicações específicas para Compras e Rede de Fornecedores em seu centro de TI na Romênia. Até o final do ano, o local abrigará uma equipe de especialistas trabalhando em aplicações avançadas de GenAI para processos internos em todo o mundo. Fundada no promissor centro tecnológico de Cluj-Napoca no verão de 2024 como uma joint venture entre o BMW Group e a NTT DATA Romênia, a BMW TechWorks Romênia tem a missão de expandir consistentemente a expertise em software do BMW Group na Europa conforme demandas de longo prazo. A BMW TechWorks Romênia está integrada ao panorama global de desenvolvimento e inovação do BMW Group e se beneficia da forte indústria de TI e software da Romênia.
A área de Compras do BMW Group está ativamente impulsionando o desenvolvimento e a implementação de aplicações internas de IA. As primeiras ferramentas de GenAI – incluindo Knowledge Navigator, Offer Analyst e Tender Assistant – foram introduzidas já em 2024. Essas aplicações funcionam como bancos de dados centrais de conhecimento que auxiliam na análise e comparação de ofertas de fornecedores, bem como na criação e gestão de licitações. Por exemplo, o Offer Analyst pode executar tarefas repetitivas e reduzir significativamente o tempo necessário para cada oferta.
No final de 2024, o BMW Group também lançou um ponto central de acesso à IA para Compras e Rede de Fornecedores: o sistema de agentes de IA chamado AIconic. Essa solução inovadora transforma a forma como as equipes buscam e utilizam informações, combinando processamento de linguagem natural de ponta com algoritmos inteligentes. O sistema multiagente garante buscas rápidas e precisas de dados e resultados de processamento personalizados para usuários individuais. A integração de diferentes fontes de dados assegura uma recuperação de informações abrangente e direcionada, superando significativamente as funções de busca anteriores. Com mais de 1.800 usuários ativos realizando 10.000 buscas, a solução de IA tem sido muito bem recebida em um curto espaço de tempo, evidenciando seu valor.
O sistema multiagente AIconic é constantemente atualizado para atender às crescentes demandas da área de Compras e Rede de Fornecedores. Uma prioridade máxima é a “agentização”, ou seja, o AIconic atuará não apenas como uma ferramenta de busca passiva, mas cada vez mais proativa. O sistema abrangente de agentes atualmente inclui dez agentes que cobrem temas como qualidade, dados de compras e fornecedores e suporte ao processo de compras. No futuro, a aplicação realizará certas tarefas sem supervisão humana, como monitoramento de dados da cadeia de suprimentos, criação de relatórios e identificação de potenciais de otimização.
A próxima versão transformará o AIconic em um assistente interno inteligente que não apenas fornece informações, mas também recomenda ações ativamente e automatiza processos. Para aproveitar ao máximo as soluções de IA, o BMW Group oferece treinamentos digitais e espaços especiais de inovação em IA para colaboradores de todos os níveis. Assim, os funcionários desenvolvem alfabetização digital e compartilham suas novas habilidades por toda a organização. Uma governança clara estabelece um marco obrigatório para o treinamento e implementação das soluções de IA, seja para aplicações internas ou para contratação de expertise externa em IA.
O AIconic é um dos primeiros casos de uso de multiagentes implementados pelo BMW Group em uma plataforma central de IA. Foi consolidado com sucesso como padrão na divisão de Compras. O sistema multiagente baseia-se no BMW Group AI Assistant, o ponto central de acesso à IA para toda a organização. Assim, o AIconic demonstra como sistemas inteligentes de agentes podem ser desenvolvidos e implantados por toda a organização utilizando a plataforma de IA.
Clique aqui para conferir o press release original, em inglês.
*As imagens exibidas foram geradas usando inteligência artificial.
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