Publicidade

Binatural transforma resíduos em energia e evita 7,5 milhões de toneladas de CO2

Às vésperas da COP 30, empresa amplia compromissos ambientais, com inovação, logística verde e reciclagem de resíduos na produção de biodiesel


Instituído pela Unesco, em 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, data que reforça a necessidade de um olhar responsável para o descarte e reutilização de resíduos. A Binatural, empresa especialista na produção de biodiesel, reforça que reciclar vai muito além do papel, vidro ou plástico. Para a companhia, sustentabilidade é uma engrenagem viva que movimenta a economia circular com alto impacto ambiental, inovação tecnológica e inclusão social.

Um dos principais exemplos do compromisso da Binatural com a reciclagem está na transformação de resíduos em energia limpa. Apenas em 2024, mais de 20 milhões de litros de óleo de cozinha usado (UCO, da sigla em inglês) foram reaproveitados, evitando a contaminação de 503 bilhões de litros de água — o bastante para abastecer a cidade de São Paulo por nove meses.

“O que seria descartado nos ralos e aterros agora colabora com a transição energética. É a reciclagem que gera impacto real e mensurável”, afirma André Lavor, CEO e cofundador da Binatural. Além do óleo, outros resíduos antes ignorados também ganharam protagonismo. Um exemplo é a casca do baru, fruto típico do Cerrado, que agora é usada no aquecimento de caldeiras durante a produção de biodiesel, gerando renda para a agricultura familiar e valorizando a sociobiodiversidade brasileira.

Com 2,4 bilhões de litros de biodiesel produzidos em 18 anos, a empresa evitou a emissão de 7,48 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera — o equivalente a plantar 52,3 milhões de árvores ou preservar 319 mil campos de futebol. Além disso, a Binatural, por meio do Selo Biocombustível Social, gera renda para 25 mil famílias de agricultores em cinco dos seis biomas brasileiros.
 

Clique Para Download
Binatural transforma resíduos em energia e evita 7,5 milhões de toneladas de CO2

Unidade da Binatural na Bahia
Foto: Divulgação


Na vanguarda da logística sustentável, a Binatural desenvolveu uma rota inédita em parceria com a Catto Transportes, utilizando um caminhão abastecido com biodiesel puro (B100) para transportar matérias-primas renováveis. Ao longo de três anos, a iniciativa deve evitar a emissão de centenas de toneladas de CO2 — um marco na descarbonização da cadeia logística no Brasil. “A reciclagem para nós é também repensar toda a jornada: da origem da matéria-prima ao combustível que abastece o transporte. É economia circular em movimento”, diz Lavor.
 

Clique Para Download
Binatural transforma resíduos em energia e evita 7,5 milhões de toneladas de CO2

André Lavor, CEO e cofundador da Binatural
Foto: Divulgação


Com a COP30 batendo à porta — e o Brasil no centro das atenções climáticas —, a Binatural prepara uma nova rodada de compromissos ambientais. "Queremos aproveitar a proximidade da COP30 para convidar empresas e governos a se unirem neste compromisso pela economia circular e pela descarbonização. O futuro da reciclagem passa por inovação, e o Brasil pode — e deve — liderar esse movimento”, conclui Lavor.

Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda - jacquelinem@adsbrasil.com.br 
Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br  
Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br.br 
Nicole Meier – nicolem@adsbrasil.com.br  

Publicidade