Publicidade

Elera Renováveis acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2024

Com ênfase em descarbonização, adaptação às mudanças climáticas e fortalecimento de iniciativas sociais. O documento destaca avanços concretos da empresa


A Elera Renováveis, referência em geração de energia limpa no Brasil, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2024, com ênfase em descarbonização, adaptação às mudanças climáticas e fortalecimento de iniciativas sociais. O documento destaca avanços concretos da empresa nas frentes ambiental, social e de governança (ESG), reafirmando seu papel ativo na construção de um futuro mais justo e sustentável.

Entre os destaques está o Centro de Operação Integrado (COI) da Elera, que registrou avanços significativos na detecção de falhas nos ativos graças ao uso de inteligência artificial, aumentando a eficiência e a segurança operacional. A adoção de tecnologias no monitoramento e gestão de recursos demonstra o compromisso da companhia com a inovação e a busca por otimizar processos.

Em paralelo, a Elera reforça seu comprometimento com as questões ambientais e sociais. Agora, 100% de seus ativos possuem um plano de adaptação aos riscos climáticos, evidenciando uma estratégia proativa para mitigar os impactos das mudanças no clima em suas operações. Adicionalmente, a empresa alcançou uma expressiva redução de 78% no envio de resíduos a aterros em relação a 2021, chegando a marca de apenas 18% dos resíduos destinados para aterro sanitário refletindo seus esforços para promover a economia circular.

O compromisso social da Elera se manifestou também por meio do 15º Edital Socioambiental. Nesta iniciativa, cinco organizações foram selecionadas para desenvolver projetos em comunidades vizinhas aos ativos da companhia, abrangendo áreas cruciais como educação, preservação ambiental e geração de renda. Outro marco importante foi a conclusão antecipada das obras de expansão do Complexo Solar Janaúba, que se consolidou como o maior das Américas e do Hemisfério Sul, com uma capacidade instalada de 1.617 MWp, impulsionando a geração de energia limpa. Durante a expansão do Complexo, a Elera investiu em aumentar a empregabilidade na comunidade de Janaúba, implementando programas de capacitação no setor elétrico com foco em mulheres e moradores locais.

“A companhia manteve sua estratégia e seguiu avançando em frentes essenciais para o negócio, como descarbonização, adaptação aos eventos climáticos extremos e ações para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Além disso, reforçou a transparência em sua atuação, promovendo um diálogo aberto com stakeholders e aprimorando práticas de governança”, destaca a diretora de Sustentabilidade na Elera, Tatiana Ricota.

Jacqueline Campos (jacqueline.campos@approach.com.br)    

Publicidade