Publicidade

Embrapa leva novidades para a Agrotins 2025

Vitrine de tecnologias e informações sobre piscicultura fazem parte da programação


Apresentação de um novo arroz de Terras Altas para o Tocantins; uma de vitrine de inovações de três mil metros quadrados com 20 cultivares distribuídas entre forrageiras, arroz, gergelim e mandioca; tecnologias nas áreas de piscicultura, fertilidade do solo e sistemas agrícolas; treinamentos para criação de peixes voltados ao pequeno produtor. Como se não bastasse, palestras sobre variados temas em aquicultura e sistemas agrícolas também constam na programação. Enfim, a Embrapa neste ano oferecerá um amplo leque de tecnologias ao público que visitar o estande da empresa, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2025, entre os próximos dias 13 e 17 de maio. O estande da empresa está localizado próximo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Fazendinha da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi).

A maior novidade durante o evento será a apresentação do novo arroz de terras altas BRS A503 no próximo dia 15, às 11h45, no estande do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A nova variedade, resultado de uma década de melhoramento genético, vem como mais uma evolução do Arroz de Terras Altas. "A BRS A503 é tolerante ao acamamento, possui alta produtividade e apresenta excelente qualidade de grãos", descreve o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Daniel Fragoso, que realizou as análises da nova variedade no Tocantins.

Lançada oficialmente pela Embrapa Arroz e Feijão no último mês de abril, a nova cultivar possui características agronômicas de alto valor, como porte adequado, permanência da folhagem verde por mais tempo (stay green), robustez, excelente contribuição para as culturas que a sucedem e, principalmente, uma qualidade de grãos superior a qualquer outra disponível atualmente no mercado.

Vitrine de tecnologias e bioinsumo

O estande da Embrapa também contará com uma vitrine de tecnologias, com 20 cultivares da empresa, distribuídas entre forrageiras, arroz, gergelim e mandioca. "Vamos apresentar uma série de variedades de mandioca, sendo o maior destaque a BRS Formosa, que possui polpa branca e alto rendimento de farinha de amido", pontua Gustavo Campos, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura.

O visitante também poderá conferir no estande o Auras –  tecnologia resultante de mais de 12 anos de pesquisa, parceria da Embrapa Meio Ambiente (SP) com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola  (MG). O bioinsumo, que já é usado em milho para combater o estresse hídrico nas plantas, é capaz de reduzir os efeitos causados pelas estiagens prolongadas, minimizando riscos e expressando o potencial das lavouras, e está sendo testado em outras culturas, como soja e feijão.

A tecnologia, desenvolvida pela Embrapa e produzida e distribuída, exclusivamente, pela NOOA, é inspirada em plantas de regiões secas que se associam a microrganismos para tolerar o estresse hídrico e foi encontrada nas raízes do mandacaru, cacto bem conhecido no Semiárido. O bioinsumo Auras é feito a partir da bactéria Bacillus aryabhattai, presente nos solos da Caatinga. "Esses microrganismos são capazes de hidratar as raízes e atuam na fisiologia dos vegetais, fazendo com que respondam melhor à escassez de água", diz o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Itamar Soares de Melo, líder da pesquisa.

Piscicultura também terá destaque

Como não poderia deixar de ser, tecnologias e treinamentos voltados para a piscicultura também terão destaque durante a Agrotins 2025. Numa parceria Embrapa Pesca e Aquicultura e Ruraltins, durante todo o evento haverá tanques elevados e escavados, com tambaquis e pirarucus, no estande do Ruraltins. No local, especialistas levarão informações sobre noções básicas de piscicultura para os visitantes.

No dia 14, quarta-feira, haverá o "Dia D da Piscicultura", também no estande do Ruraltins. No local, pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura e extensionistas promoverão treinamentos teóricos e práticos sobre criação de peixes. "Vamos falar sobre construção de viveiros, manejo de qualidade de água, despesca, incluindo a parte prática demonstrativa, passando rede no tanque, fazendo biometrias e realizando análise de qualidade da água", destaca Andrey Costa, gerente de aquicultura e pesca do Ruraltins.

Por fim, a Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará aos visitantes a nova Ater+ Digital de Aquicultura – uma plataforma online com vídeos, áudios e materiais com dicas e tecnologias para melhorar a produção, o manejo e a renda na piscicultura familiar. Tudo acessível por computador ou celular, num só lugar, de forma muito simples e prática.

A Ater+ Digital visa fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), promovendo tanto ações remotas quanto presenciais. A iniciativa integra tecnologias da informação e comunicação para fornecer, de forma digital, conteúdos mais precisos e objetivos a produtores rurais e técnicos.

"Este ano estamos com um espaço maior e mais bem estruturado do que no ano passado, totalizando 450 metros quadrados de estande e mais 3 mil metros quadrados de vitrine plantada de tecnologias. Participamos da Agrotins desde a sua criação e, no aniversário de 25 anos do evento, temos certeza de que será uma edição especial", conclui Roberto Flores, chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Elisângela Santos (19.500-RJ)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa
pesca-e-aquicultura.imprensa@embrapa.br
Telefone: (63) 3229 7834 (Tel e WhatsApp)

Publicidade