Publicidade

Chapas laminadas de alumínio estão entre os produtos selecionados para o projeto-piloto do Programa Selo Verde Brasil

Chapa laminada de alumínio vai fazer parte do programa do governo que estabelecerá critérios ambientais para que os produtos brasileiros ganhem


As chapas laminadas de alumínio estão entre os produtos selecionados para o projeto-piloto do Programa Selo Verde Brasil, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A iniciativa faz parte da estratégia nacional de normalização e certificação de produtos e serviços brasileiros de origem sustentável.

Representando um produto da cadeia do alumínio com maior valor agregado, as chapas laminadas foram escolhidas pelo alto uso de sucata em seu processo produtivo, conferindo eficiência ambiental e fortalecimento da cadeia da reciclagem. A certificação busca fortalecer a competitividade desses produtos no mercado nacional e internacional, alinhando-se às exigências de consumidores e parceiros comerciais por práticas ambientais responsáveis.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com os setores participantes, será responsável por construir os critérios de certificação que deverão ser aplicados nos projetos-piloto. A previsão é que essa etapa seja concluída em novembro de 2025.

“O alumínio brasileiro já é reconhecido internacionalmente por seus elevados padrões ESG. O Selo Verde vem para reforçar nosso compromisso e protagonismo na descarbonização de setores estratégicos da economia”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Além das chapas laminadas de alumínio, o café torrado e moído e sete produtos da indústria química também fazem parte do projeto-piloto do Programa Selo Verde Brasil.

Informações à Imprensa

ABAL – Associação Brasileira do Alumínio
Mauricio Pizani - mauriciopizani@abal.org.br

GBR Comunicação
Luiza Leão  – luiza.leao@gbr.com.br
Gabriela Guedes gabriela.guedes@gbr.com.br
Yuri Antigo  – yuri.antigo@gbr.com.br

Publicidade