Publicidade

Elera Renováveis reafirma seu compromisso com a sustentabilidade

Mais de 16 toneladas de módulos fotovoltaicos são reaproveitadas, promovendo sustentabilidade no setor de energia renovável


A Elera Renováveis reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao destinar para reciclagem mais de 16,2 toneladas de módulos fotovoltaicos utilizados na expansão do Complexo Solar Janaúba, o maior empreendimento solar do Hemisfério Sul e das Américas. A iniciativa evitou a emissão de 12,88 tCO2eq (toneladas equivalentes de dióxido de carbono) e reforça a importância da economia circular no setor de energia limpa.

A reciclagem foi conduzida pela empresa especializada SunR, que realizou a coleta, desmontagem e reaproveitamento dos componentes, garantindo que até 85% dos materiais, como vidro, alumínio, prata e cobre, retornassem à cadeia produtiva.

O processo de reciclagem a seco, sem o uso de químicos, minimiza o impacto ambiental e reduz a necessidade de extração de novos recursos naturais. Os equipamentos coletados apresentavam avarias que podem ocorrer durante diferentes fases do projeto como transporte, armazenamento e montagem, inviabilizando o seu uso por não atenderem os parâmetros de geração e segurança.

De acordo com um relatório elaborado pela SunR, o reaproveitamento desses módulos permitiu evitar o uso de 39m³ em aterros sanitários. Esse dado é particularmente relevante diante das projeções da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e do Programa de Sistemas Fotovoltaicos da Agência Internacional de Energia (IEA-PVPS), que estimam que os resíduos acumulados de módulos fotovoltaicos podem atingir 78 milhões de toneladas globalmente até 2050.

Além da reciclagem dos módulos e envio a aterros, por meio de seu Programa de Gestão de Resíduos, a Elera encontrou outras formas para destinar e tratar resíduos. Por meio do acompanhamento diário junto às suas empresas contratadas e do estabelecimento de parcerias com agentes locais, destinou 94% de todo o resíduo sólido gerado nas obras de expansão do Complexo Solar Janaúba para reciclagem, compostagem e outras formas de reutilização. Dessa forma, a companhia reforça seu compromisso com o tratamento adequado dos resíduos e demostra o esforço para reduzir, reutilizar e reciclar materiais.

Tatiana Ricota, diretora de Sustentabilidade na Elera Renováveis, ressalta que a gestão dos resíduos é parte dos pilares da matriz de materialidade da Companhia. “A reciclagem de painéis solares é uma ferramenta poderosa para reduzir o impacto ambiental e contribuir para um modelo econômico circular. Ao reinserir materiais no ciclo produtivo, evitamos emissões poluentes associadas à extração e processamento de novos recursos”, destaca a executiva.

“A parceria com a Elera Renováveis no projeto de reciclagem dos módulos fotovoltaicos do Complexo Solar Janaúba é um exemplo concreto de como a inovação e a responsabilidade ambiental podem caminhar juntas”, afirma Leonardo Duarte, CEO da SunR. “Nosso compromisso é assegurar que tecnologias sustentáveis mantenham seu valor ambiental ao longo de todo o ciclo de vida. O processo de reciclagem que desenvolvemos não apenas reduz significativamente os impactos ambientais, como também devolve materiais valiosos à cadeia produtiva, fomentando a economia circular no setor de energia renovável.”

Jacqueline Campos (jacqueline.campos@approach.com.br)    

Publicidade