Publicidade

ABB vence o Desafio Suíço-Brasileiro de Sustentabilidade e Inovação

Projeto entregue para a Companhia Águas de Joinville desbanca iniciativas de produção de energia solar e hidrogênio verde


A suíço-sueca ABB venceu o Desafio Suíço-Brasileiro de Sustentabilidade e Inovação com um projeto de eficiência energética realizado junto com a consultoria Vitalux-Ecoativa para a empresa de saneamento catarinense Companhia Águas de Joinville (CAJ). 

O case da ABB prevaleceu sobre outras duas iniciativas de produção de energia solar e de hidrogênio verde, que concorreram na final do desafio promovido pela Embaixada da Suíça no Brasil, pelo Swissnex e pelo Swiss Business Hub Brazil durante o evento de tecnologia Web Summit, no Rio de Janeiro. 

O projeto consistiu na modernização de 17 conjuntos motobombas de uma estação de captação de água bruta da CAJ, responsável por abastecer metade dos 600 mil habitantes de Joinville. A modernização foi conduzida pela Vitalux-Ecoativa, que detém o contrato com a CAJ, com equipamentos da ABB, objetivando reduzir o consumo de energia e mitigar emissões na operação de bombeamento. 

Na modernização, motores antigos foram substituídos por modelos novos da ABB, já enquadrados nas categorias de eficiência energética europeia IE4 e IE5. Os motores dessas categorias são mais eficientes em consumo de energia do que os modelos do padrão mínimo de eficiência energética IR3 exigido no Brasil. 

Os motores também foram conectados a inversores de frequência da ABB, que ajustam o torque e a potência para fazer o bombeamento só com a energia necessária à tarefa. Por fim, os conjuntos modernizados foram integrados a soluções digitais da ABB, que passaram a monitorar o consumo de energia, automatizar tarefas e evitar desperdícios de energia.

No total, foram instalados 15 inversores de frequência dos modelos ACQ580 e ACS880, projetados para gerir em tempo real os harmônicos da rede elétrica e otimizar o consumo de energia. Foram instalados, ainda, dois motores assíncronos SynRM, que estão entre os modelos de menor consumo de energia no mundo, além de oito motores de indução IE4. 

A principal característica do projeto, no entanto, é o fato de estar atrelado a um contrato de economia de energia efetivada. “O contrato prevê remuneração por resultado, o que será possível porque Vitalux-Ecoativa e CAJ investiram em motores e acionamentos de alta eficiência”, afirma Marcelo Palavani, diretor da Área de Motion da ABB para o Brasil. 

A Vitalux-Ecoativa projeta a redução no consumo anual de energia em pelo menos 8.000 MWh. Essa redução deve abater da conta de luz da CAJ pelo menos R$ 4,7 milhões no período. Além disso, a CAJ deve mitigar 800 toneladas de CO2 anuais. 

As projeções ainda serão verificadas por ABB e Vitalux-Ecoativa nos próximos meses, enquanto as empresas fazem o ajuste fino do sistema. 

Informações à imprensa | ABB | Área de Motion
Daniel Medeiros - danielmedeiros@a4eholofote.com.br 

Publicidade