Tendências de contratações na indústria automotiva brasileira durante a transição energética
Automotive Business -
Estudo revela que país tem necessidade acima da média de contratação de profissionais antenados na transição energética e na evolução tecnológica do setor
Estudo conduzido pela consultoria italiana Gi Group Holding, em parceria com a Politécnico de Milão e a INTWIG Data Management, traçou um panorama das tendências de contratações na indústria automotiva brasileira durante a transição energética. O levantamento, que abrangeu 11 países, destaca a necessidade, acima da média global, que o país tem de especialistas em carros elétricos, versados em engenharia de software e ciência de dados.
Segundo a consultoria, a indústria nacional busca, majoritariamente, por especialistas com habilidades em tecnologia de veículos elétricos (53%), Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (40%) e tecnologia de veículos autônomos (40%). Conforme mencionado anteriormente, os índices brasileiros ultrapassam a média global, posicionando o país como um polo de relevância nas competências exigidas.
O estudo, que envolveu 6,5 mil profissionais, revela que as habilidades mais requisitadas nos países dos entrevistados incluem tecnologia para veículos elétricos, IA e Machine Learning, tecnologias sustentáveis, tecnologia para veículos autônomos, manufatura e robótica avançadas.
Além das competências já citadas, as empresas automotivas no Brasil demonstram um claro interesse em se preparar para a produção de veículos elétricos a bateria (BEVs), veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) e modelos autônomos. Mesmo em fase de planejamento para algumas montadoras no país, essas tecnologias se mostram evidentes em suas estratégias para o futuro.
As projeções para os próximos cinco anos, aliás, indicam uma crescente demanda no mercado automotivo brasileiro por especialistas em tecnologia da informação e engenheiros automotivos, ambos com uma expressiva participação de 47%.
Na sequência, destacam-se designers automotivos, refletindo a necessidade do setor por profissionais multifacetados em sua evolução tecnológica. Os dados médios dos países pesquisados corroboram essa tendência, com especialistas em engenharia automotiva, experts em tecnologia da informação e analistas de dados direcionados à indústria automotiva figurando como as posições mais demandadas internacionalmente.