Publicidade

Prêmio de Distinção para Colaboração Público-Privada em Cidades

A iniciativa de Sønderborg - Dinamarca para alcançar a neutralidade climática até 2029 foi reconhecida como um modelo de descarbonização replicável


O Centro de Transformação Urbana do Fórum Econômico Mundial e a UN-Habitat homenagearam o ProjectZero, com o Prêmio de Distinção para Colaboração Público-Privada em Cidades, em reconhecimento ao impacto positivo e mensurável demonstrado na cidade de Sønderborg, no sul da Dinamarca.

A cerimônia de premiação foi realizada dia 11/10 em Detroit, Michigan, EUA, como parte da Cúpula de Transformação Urbana do Fórum Econômico Mundial, que reúne líderes visionários de empresas, governos, sociedade civil, mídia e filantropia para formar novas parcerias, apresentar soluções inovadoras e mobilizar ações em apoio a cidades e economias urbanas mais sustentáveis e inclusivas.

O ProjectZero foi estabelecido como uma parceria público-privada em 2007 com a visão de tornar o sistema de energia do município de Sønderborg neutro em carbono até 2029. O projeto foi iniciado pela Fundação Bitten & Mads Clausen, a acionista majoritária da Danfoss, a Prefeitura de Sønderborg, a Universidade do Sul da Dinamarca e várias empresas locais, bem como outras organizações públicas e privadas. A Danfoss contribui para o ProjectZero fornecendo soluções de refrigeração e aquecimento com eficiência energética, colaborando em projetos de eletrificação e promovendo a integração do setor, na qual a indústria, a produção de energia, o transporte e outros trabalham juntos para reutilizar a energia que já foi produzida.

No mês passado, o ProjectZero anunciou que as emissões de carbono relacionadas à energia foram reduzidas em 57%, o que equivale a uma economia de cerca de 400.000 toneladas de CO2. O ProjectZero foi reconhecido como um verdadeiro exemplo dos benefícios da união dos setores público e privado.

"O ProjectZero é um modelo de como os setores público e privado podem se unir para conquistar grandes e ousadas metas, de outra forma, não seriam possíveis", afirmou Jeff Merritt, diretor do Centro de Transformação Urbana do Fórum Econômico Mundial. "Ao reconhecer esse esforço de liderança mundial, esperamos incentivar e inspirar outras cidades a seguir o exemplo, criando novas parcerias para acelerar a ação climática." 

Rick Sporrer, Presidente da Região da América do Norte, Danfoss, recebeu o prêmio em nome do ProjectZero: "O ProjectZero é um exemplo claro do que uma cidade pode alcançar em termos de redução de emissões quando organizações públicas e privadas se unem para encontrar soluções locais para um problema global. As cidades são responsáveis por mais de 70% das emissões globais anuais de carbono e é fundamental que aprendamos uns com os outros. Uma parceria público-privada como o ProjectZero é replicável, adaptável e escalável para outras cidades do mundo e pode nos ajudar a atingir nossas metas climáticas globais."

O modelo do ProjectZero concentra-se na criação e demonstração de um sistema de energia inteligente e integrado em todo o município, proporcionando economia de energia. O ProjectZero é um dos principais motivos pelos quais a Dra. Faith Birol, Diretora da AIE – Agência Internacional de Energia, nomeou Sønderborg como "a capital global da eficiência energética" na conferência da AIE sobre eficiência energética realizada no ano passado.  

As várias fontes de energia e setores se conectam em uma rede flexível que funciona de forma coerente, permitindo, por exemplo, que as casas sejam aquecidas com o calor excedente das empresas locais, que os carros elétricos possam ser carregados quando houver menos pressão sobre o consumo de energia e que os dados sejam usados para garantir que a energia seja utilizada de forma eficiente da melhor maneira possível. Esse modelo possibilita a redução dos custos de descarbonização em até 50%.

Em resposta ao recebimento do prêmio, Brian Seeberg, CEO da ProjectZero, afirmou: "O forte compromisso e a colaboração em nossa parceria são a espinha dorsal do ProjectZero e a chave para chegar a zero emissões em 2029. Portanto, estou muito satisfeito que este prêmio reconheça essa parceria única. Cidades de todo o mundo podem se voltar para Sønderborg como um modelo de como reduzir suas próprias emissões. Mostramos que é possível causar impacto ao nos concentrarmos em três princípios fundamentais: eficiência energética, integração setorial e fontes de energia verde. Isso é algo que todas as cidades do mundo podem e devem fazer."

 

Press à Porter Gestão de Imagem – Tel: (11) 3813-1344 r. 33  

Felipe Rariz – felipe@pressaporter.com.br

Gustavo Diamantino – gustavo@pressaporter.com.br

Publicidade