Publicidade

Mosaic Fertilizantes passa a utilizar embalagens com conteúdo reciclado

Com as novas embalagens de 50kg, um amplo portfólio de produtos passa a ser utilizado em embalagens com conteúdo reciclado.


A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, ousa mais uma vez e lança uma nova sacaria com conteúdo reciclado com capacidade de 50kg. A adoção da nova embalagem sustentável está alinhada à estratégia de gestão, negócios e sustentabilidade da companhia, pautada nos princípios ESG que já evitou um valor estimado de mais de 65 mil kg de gás carbônico de serem emitidos.   

A iniciativa dá continuidade à parceria entre a Mosaic Fertilizantes, Zaraplast, líder em soluções de embalagens flexíveis, e a Braskem líder de mercado e comprometida cada vez mais com o fortalecimento e concretização da economia circular. Pioneiras no Brasil, as empresas inovaram em 2022 ao desenvolver as primeiras big bags de polipropileno com capacidade de 1 tonelada produzidas com conteúdo reciclado pós-consumo (PCR) Wenew da Braskem. Agora, a nova embalagem, uma sacaria de ráfia com capacidade de 50kg, é produzida com 25% de resina reciclada pós-consumo (PCR) Wenew em sua composição.   

"Evidentemente, o projeto das bags sustentáveis, implementado no ano passado, foi um sucesso nos levando a ousar ainda mais em menos de um ano. Este novo passo demonstra o compromisso da companhia com a suas metas ESG, ampliando o uso de embalagens recicláveis e com conteúdo reciclado em sua cadeia produtiva. Nós continuamos direcionando recursos significativos para reduzir nossos impactos e melhorar o uso de recursos compartilhados. Essa premissa é uma prioridade para a companhia", afirma Nancy Case, vice-presidente de Serviços Técnicos da Estrutura Organizacional de Operações da Mosaic.   

Para a inovação, a Mosaic Fertilizantes em conjunto com a Zaraplast, fornecedora das big bags, investiu ao longo do projeto cerca de 30 milhões de reais, o que inclui aportes em centrais de recebimento (cooperativas) para logística reversa com o intuito de obter as embalagens agrícolas já utilizadas e encaminhá-las para a reciclagem.   

"A Zaraplast sempre se motivou em construir parcerias sólidas em prol de desenvolvimentos de projetos que contribuam, cada vez mais, com a circularidade das embalagens. Essa nova etapa em conjunto com a Mosaic e Braskem reverbera que estamos no caminho certo e que nossas sacarias e big bags Zara Recover terão uma importância vital para a economia sustentável do mercado agro", afirma Ramon Dayan, sócio-diretor do Grupo Zaraplast.   

Com as novas sacarias de 50kg, a Mosaic Fertilizantes vai passar a adquirir da Zaraplast cinco vezes mais embalagens sustentáveis por ano, sendo 1 milhão de big bags e mais 1,5 milhão das novas sacarias. Até o momento, com as 100 mil embalagens já expedidas, a redução de emissões de CO2 corresponde a mais de 90 toneladas e 110 toneladas de recursos naturais, esse volume vai aumentar com a finalização do processo.   

A economia circular está no centro da estratégia de negócios da Braskem, que tem investido em parcerias com empresas que compartilham esses mesmos valores. A Braskem está ampliando seu portfólio de produtos e pretende incluir, até 2030, 1 milhão de toneladas de produtos com conteúdo reciclado. Ainda para 2030, trabalhará para evitar a destinação de 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos para incineração, aterros ou seu descarte no meio ambiente.   

"A Braskem entende que quanto mais pessoas e organizações estiverem engajadas em torno do compromisso com a circularidade da economia, mais poderemos fazer para atingir os nossos objetivos e construir um mundo melhor para as gerações atuais e futuras. Sendo assim, criamos Wenew, o nosso ecossistema global de economia circular, que engloba as nossas resinas termoplásticas e produtos químicos que possuem conteúdo reciclado em sua composição, assim como as iniciativas de educação sobre consumo consciente e descarte adequado e as tecnologias que apoiam a Braskem em sua jornada em prol da circularidade. Dessa forma, a Braskem contribui ativamente para impulsionar todos os elos da cadeia rumo à transição da economia linear para a circular", afirma Paulo de Mattos Coelho, líder comercial de Economia Circular na Braskem para América do Sul. 

CDN | mosaic@cdn.com.br 

 CDN Comunicação - braskem@cdn.com.br 

Publicidade