Relatório Institucional e ESG da Siemens
InPress Porter Novelli -
Atividades desempenhadas no último ano foram divididas em capítulos para reforçar atuação em políticas de preservação do meio ambiente
Apresentar os resultados de um ano bem-sucedido em termos de conquistas para a Siemens, no Brasil, é trazer à luz de clientes, colaboradores, parceiros e sociedade civil um espectro amplo e transparente de como a companhia conduz sua política de negócios no País. O Relatório Institucional e ESG Siemens aborda o tema sustentabilidade há mais de uma década (desde 2010), comprovando que esse olhar visionário a transformou em líder de tecnologia com propósito por oferecer soluções que impactam empresas e cidadãos de maneira positiva.
O documento reforça que a Siemens é signatária dos 10 Princípios Universais do Pacto Global da ONU, da estratégia Ambição 2030, além de integrar o Movimento Empresarial pela Amazônia do Conselho Empresarial Brasileiro pelo Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Em 2022, Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens, foi nomeado embaixador do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9) da ONU, com a missão de apoiar o Brasil no avanço da construção de infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e fomentar a inovação. As atividades de ESG foram divididas em três capítulos para a melhor compreensão do conteúdo. O relatório também segue as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional independente que auxilia empresas, governos e outras entidades a entender e comunicar seus impactos em questões como mudança climática, direitos humanos e corrupção.
Como sustentação das informações do relatório, a Siemens tem a estrutura DEGREE baseada em seis campos de ação, Descarbonização, Ética, Governança, Recursos com Uso Eficiente, Empregabilidade e Equidade. O documento é aberto com uma carta de Pablo Fava reforçando que cada vez mais as empresas precisam exercer sua prática de maneira transparente. “Apresentar à sociedade um relatório consolidado e transparente é uma prática saudável. Na Siemens, fazemos isso há vários anos para informar o desempenho dos nossos negócios e demonstrar de que forma nossa atuação busca impactar a sociedade de forma positiva”, aponta Fava.
Essa versão de relatório comunica as atividades no período entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022 (FY 22) e apresenta conteúdo multimídia, com três podcasts inéditos trazendo os principais executivos da empresa apontando caminhos para o futuro. No primeiro podcast, Pablo Fava explica porque a preocupação com o meio ambiente é um tema de extrema relevância para se trabalhar no País. “O que nos define é a palavra sustentabilidade, é isso que escolhemos para estar dentro do contexto internacional da Siemens. Estamos no Brasil, onde a matriz energética é 80% renovável, o País que toma conta da Amazônia para o mundo. Cada vez mais nossos clientes nos procuram por causa desse motivo”, aponta o CEO Brasil da Siemens. Nesse mesmo podcast, William Pereira, Vice-presidente Brasil da Smart Infrastructure, comenta que a eletromobilidade já contabiliza negócios efetivos dentro da transformação digital. “Ser mais eficiente nos transportes está totalmente em linha com a nossa política de descarbonização. Ônibus, caminhões e trens eletrificados gastam menos energia e geração de carbono”, ressalta.
Letras que simbolizam conquistas
No E de Environment (Meio Ambiente), o foco está na descarbonização, na transição energética nas localidades da empresa, na busca por uma cadeia de suprimentos limpa e na apresentação de cases de eletrificação de frota. O Minerals Digital Hub, criado para entregar soluções aos clientes do setor de mineração, oferece um software que permite o acompanhamento em tempo real de todas as operações, facilitando a tomada ágil de decisões para corrigir desvios na cadeia de valor e minimizando impactos financeiros e ambientais para o cliente.
No S de Social (Social), a prioridade são as ações de equidade e empregabilidade como ferramentas de ação social. No segundo podcast, Caroline Zilinski, Diretora Brasil de Pessoas e Organização da Siemens, comenta sobre os esforços da companhia para transformar o ambiente de trabalho. “Pessoas não são recursos, acreditamos na individualidade e nas competências de cada um e buscamos que elas cresçam, por isso mudamos o nome do nosso departamento”, aponta a executiva. Na pesquisa global que afere engajamento, a Siemens (Brasil) está entre os três mais altos do mundo: 83% dos funcionários a recomendariam como empregadora.
No G de Governance (Governança), a Siemens acredita na realização de negócios limpos e éticos, temas abordados no terceiro podcast. “Quando o cliente se senta à mesa para fechar um negócio com a Siemens, ele sabe que temos a ética como pilar inegociável. Nesse mundo volátil que vivemos hoje, isso é considerado como uma apólice de seguros. Nossa integridade abre portas”, diz Luis Mosquera, Vice-presidente Jurídico, de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Siemens, aqui no Brasil, e complementa, “A Siemens quer alavancar o ESG dentro de uma política de reindustrialização do País, que é parte integrante do PIB. É preciso retomar seu protagonismo em âmbito global no tocante aos temas verdes, e o nosso engajamento é fundamental para acelerar a economia”.
Ainda sobre o tema Governança, o relatório traz a importância que a cibersegurança tem dentro dos processos e junto aos clientes. Diante dos riscos potenciais, a Siemens tem o conhecimento e a capacitação como como pontos fundamentais em sua estratégia, para que a visão sobre o assunto seja disseminada de maneira ampla, inclusive com um componente social, atingindo colaboradores, parceiros e sociedade.
Celebrando globalmente 175 anos em 2022 (e 118 no Brasil), sob a ótica vanguardista do fundador Werner von Siemens (1816-1892), que acreditava que o crescimento seria possível apenas com um planejamento a longo prazo, o relatório mostra como a companhia se posiciona hoje reforçando suas quatro prioridades estratégicas: Valor para o Cliente, Tecnologia com Propósito, Pessoas Fortes e Empoderadas e Mentalidade de Crescimento.
“Produzir um relatório institucional e ESG é criar uma narrativa interna e externa para que todos os públicos-alvo da Siemens conheçam nossos esforços nos contextos ambiental, social e de governança, alinhados aos nossos negócios. É um radar para orientar a comunidade com as quais nos relacionamos sobre a importância do que acreditamos em termos de futuro do planeta”, diz Ariane López, Head de Comunicação da Siemens.
O Relatório Institucional e ESG 2022 da Siemens abrange atividades da Siemens (Digital Industries e Smart Infrastructure), e do grupo Siemens (Siemens Financial Services, Siemens Digital Industries Software, Siemens Mobility e Siemens Healthineers).
InPress Porter Novelli
Cinthia Rodrigues
E-mail: cinthia.rodrigues@inpresspni.com.br
Daniela Bertoldo
E-mail: daniela.bertoldo@inpresspni.com.br