Mudança de rumos na economia brasileira começa a interessar as operações internacionais de muitas empresas
Automotive Business -
Consultoria já consolidou crescimento de 70% com a integração da América Latina
A mudança de rumos na economia brasileira, como resultado das recentes eleições, começa a interessar de perto as operações internacionais de muitas empresas. É o que acontece, por exemplo, com a Nyvus Informação Automotiva, consultoria que aposta em um crescimento expressivo de seus negócios no país em mão dupla.
“Já estamos vivenciando um aumento dos nossos contratos anuais locais e, ao mesmo tempo, anotamos um avanço nas exportações de serviços para a América Latina”, disse a Automotive Business Gustavo Elias, fundador e diretor comercial da empresa que está no Brasil para diversas reuniões de negócios. “A maior integração do país na América Latina fará bem a nossas atividades”, explica.
Crescimento, mas com desafios
A Nyvus tem escritórios nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. Agora, começa a ganhar fôlego no Brasil, onde obtém 15% de sua receita de serviços. “Iniciamos a estruturação dos nossos negócios no país em 2018 e tivemos bons resultados. Como somos líderes em nosso segmento em diversos países da América Latina, estamos seguros de oferecer informações a empresas do Brasil para o avanço comercial na indústria automobilística regional” comentou Elias.
Ele arremata: “Como nossos contratos de serviço são em geral anuais, já observamos um crescimento de 70% nos negócios extensivos a janeiro e fevereiro deste ano.
O diretor comercial, porém, admite que haverá obstáculos a superar na indústria brasileira. Ele entende que, em 2023, ainda haverá escassez de microprocessadores e faltarão materiais como resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia. Neste caso, ele cita a dificuldade de acesso a insumos fornecidos pela Ucrânia, como gás neon, chicotes elétricos e produtos como paládio, utilizado em catalisadores. Por outro lado, a oferta de pneus deixou de ser um ponto crítico.
SUVs ainda têm espaço para ganhar na América Latina
Elias afirma que houve um avanço de 10% no volume de SUVs vendidos na América Latina, em detrimento de sedãs e hatches. No mesmo período, as picapes cresceram 4%, tendência que se verificou também no Brasil. Segundo suas planilhas, quase 90% dos veículos comercializados no país são nacionais.
Os veículos com motores 1.0 e 1.3 turboalimentados ganharam espaço, mas houve queda na venda de modelos com mesma capacidade cúbica dos motores aspirados. Têm sido notáveis ainda os ganhos tecnológicos dos carros 1.0 e 1.3 turboalimentados, que substituíram os veículos populares.
Segundo ainda a Nyvus, houve um progresso significativo de elétricos e híbridos em 2022 em relação a 2021. Os elétricos avançaram 283% no período, embora os volumes sejam ainda pequenos. Já os híbridos cresceram 50%.
Foco na indústria automotiva da América Latina
Em um período marcado por forte concorrência no setor automotivo na América Latina, a Nyvus promete uma avançada estrutura de inteligência de mercado e informações estratégicas. Com sede em Miami, nos Estados Unidos, a empresa oferece acesso a informações nas Américas e tem focado na evolução do setor automotivo na América Latina.
“Esses são nossos diferenciais na região”, garante Vitor Klizas, que comanda a operação no Brasil e tem larga experiência no mercado regional. A cada três meses ele recebe a visita de Gustavo Elias para uma análise da evolução dos negócios e também para traçar as novas rotas da empresa.
Vitor Klizas é PhD em economia e possui MBA de universidades norte-americanas. É graduado em engenharia e possui especializações em gestão estratégica de negócios. Anteriormente à Nyvus, teve uma carreira internacional construída em empresas automotivas como IHS, Jato, Peugeot, General Motors e Ford.
A Nyvus, com origem na Argentina, é uma empresa com 29 anos de experiência na indústria automobilística. “Temos portfólio completo de inteligência do mercado automotivo, com avançada estrutura suportada por plataformas web, que proporcionam acesso a informações estratégicas de todos os mercados da América do Sul e América Central”, afirma Gustavo Elias. Ele explica que essa cobertura geográfica nas Américas, juntamente com a flexibilidade de atendimento a qualquer demanda do segmento automotivo, constitui o ponto forte da Nyvus na região.
Evolução dos negócios
A Nyvus é apresentada também como uma plataforma de inteligência comercial com presença comercial na América Latina para atender OEMs, marcas, fabricantes, distribuidores, importadores, revendedores e autopeças. A empresa teve origem na Reliable Services, fundada na Argentina em 1994 para controle de patentes tendo como primeiro cliente a Autolatina, aliança entre Ford e Volkswagen. Surgiu a seguir a oferta de serviços de análise do mercado automotivo.
Em 2002, o software de controle de patentes da empresa, PatWeb, foi complementado com o desenvolvimento de novas funções de análise de preço de veículos e equipamentos e recebeu o novo nome de Nyvus. Nesse mesmo ano, a empresa começou a oferecer seus serviços ao Chile, e em 2015 iniciou um processo de expansão regional através de executivos da indústria automotiva que eram usuários frequentes da plataforma e a levaram como um projeto para as novas localidades na América Latina onde trabalhava, especialmente para os mercados brasileiro, colombiano e mexicano.
Atualmente, a empresa está consolidando sua presença no mercado americano e no canadense e expande sua presença na América Latina e oferece diferentes funcionalidades para os dados contidos na plataforma. A consultoria atende mais de duzentas marcas na América Latina, com mais de 800 licenças de usuários ativos.
O banco de dados da companhia reúne informações detalhadas sobre preços, equipamentos, segmentos, volumes de vendas, TCO (Custo Total de Propriedade), mapeamento de revendedores e volumes por área.