Eastman traz para o Brasil a Fibra Naia™
aboutCOM -
Eastman lança a nova fibra Naia™ composta por 40% de resíduos reciclados e 60% de polpa de madeira
A Eastman, empresa global do setor químico, traz para o Brasil a Fibra Naia™ com a proposta de movimentar o mercado da moda sustentável. Atualmente, várias malharias do país testam essa fibra, que é constituída por 40% de resíduos reciclados e 60% de polpa de madeira.
A fibra Naia pode ser usada para a moda casual e também na alta costura, com o objetivo de tornar a moda sustentável acessível em grande escala. “A indústria da moda é a segunda que mais polui o meio ambiente no mundo. As grandes marcas estão comprometidas a utilizar matérias-primas sustentáveis, que ajudem a mitigar o impacto no meio ambiente”, comenta Carolina Sister Cohn, Líder Global de Marketing da Eastman Naia™.
Um exemplo do potencial de crescimento no uso de fibras sustentáveis é o estudo realizado pelas consultorias Future Impacts e 4CF. Ele mostra que, atualmente, apenas 25% dos especialistas da indústria da moda acreditam nas práticas sustentáveis. De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), só no Brasil são descartadas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano.
O processo produtivo da Fibra Naia™ possui baixa pegada de carbono e não contém produtos químicos nocivos à saúde dos seres humanos. São utilizadas polpas de florestas e plantações com reconhecimento do FSC (Conselho de Manejo Florestal) ou do PEFC (Programa para o Endosso da Certificação Florestal). Além disso, possui diversas certificações, como biodegradável em solo, água e compostagem pelo TUV Áustria.
A polpa da madeira que compõe a fibra é coletada na Bahia e na Europa. Todo o material possui certificação FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português) e PEFC (Programme of Endorsement for Forest Certification Schemes, ou Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal). A produção, em larga escala, acontece nas unidades da Eastman dos Estados Unidos e da Espanha.
No mundo, mais de 200 empresas já utilizam a Fibra Naia™. “Cada vez mais, as marcas estão buscando soluções mais sustentáveis para reduzir a pegada de carbono e deixar um mundo melhor para as próximas gerações. A Naia™ fará parte dessa história”, destaca a executiva da Eastman. “Esperamos que o Brasil se torne um mercado bastante relevante para a Eastman Global. A indústria têxtil brasileira tem um excelente potencial de produção local instalado. Precisamos incentivar e promover fibras sustentáveis para crescer o negócio”, finaliza Carolina Sister Cohn.
aboutCOM - Contatos para Imprensa - Eastman:
Gustavo Criscuolo - gustavocriscuolo@aboutcom.com.br
Raquel Rodrigues - raquelrodrigues@aboutcom.com.br
Manuel Quilarque – manuelquilarque@aboutcom.com.br