Publicidade

Andrej Karpathy anuncia a sua saída da Tesla

Saída de Andrej Karpathy, um dos principais executivos por trás do Autopilot, acompanha cortes na montadora


O diretor de Inteligência Artificial da Tesla, Andrej Karpathy, anuncia sua saída da empresa após longo período sabático. Como figura-chave para inovações da tecnologia Autopilot, sistema de direção autônoma da marca de carros elétricos, sua saída gera incertezas no mercado. A decisão de deixar a montadora acompanha 200 demissões recentes na empresa.

Karpathy ingressou na Tesla em 2017 e liderou a equipe de computação visual do Autopilot, o sistema de condução semi-autônoma dos carros da marca. O executivo anunciou sua saída pelo Twitter, nesta semana.

“Foi um grande prazer ajudar a Tesla a atingir seus objetivos nos últimos 5 anos e uma decisão difícil de se separar. Naquela época, o Autopilot passou da manutenção da faixa para as ruas da cidade e estou ansioso para ver a equipe excepcionalmente forte do Autopilot continuar esse impulso”, disse. O CEO da Tesla, Elon Musk, respondeu aos tweets com agradecimentos e elogios.

Diretor deixa Tesla e mercado reage

Segundo o site Autoblog, as ações da montadora caíram 1,8% para US$ 698,57, às 9h45 de quinta-feira (14) em Nova York. No ano, os papéis da monbtadora já acumulam queda de 34%. Segundo um analista da Credit Suisse, a saída de Karpathy pode ser reflexo das dificuldades que a Tesla enfrenta com os seus sistemas de direção autônoma.

A empresa é alvo de forte fiscalização nos Estados Unidos após vários acidentes e reclamações de clientes sobre o sistema de direção semi-autônomo da Tesla.

Além disso, a saída de Karpathy segue um movimento que reduz o número de executivos do grupo que cuida do Autopilot. Em junho, a empresa demitiu cerca de 200 trabalhadores da área de dados  e fechou um escritório na Califórnia.

Publicidade