Publicidade

Audi inicia a construção de uma fábrica dedicada à produção de veículos elétricos

Produção local de veículos eletrificados da marca demandou investimento de € 2,6 bilhões


A Audi iniciou nesta semana a construção de uma fábrica dedicada à produção de veículos elétricos em Changchun, China, em parceria com a montadora estatal FAW Group. Com o negócio, estabeleceu-se uma nova joint-ventura formada pelas empresas, a Audi FAW NEV Company, com a Audi detendo participação majoritária após uma mudança na legislação chinesa sobre propriedade estrangeira.

A cidade de Changchun abriga a sede do Grupo FAW e também é a localização das joint-ventures de veículos existentes da Audi e dos principais fornecedores locais de componentes. Segundo a montadora, a fábrica terá capacidade de produção de 150 mil unidades por ano quando concluída no final de 2024. Produzirá veículos baseados na plataforma PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida pela empresa em parceria com a Porsche.

Markus Duesmann, membro do conselho da Audi responsável pelas operações na China, disse que os primeiros modelos a serem produzidos na fábrica incluem o sedã A6 e-tron e o SUV Q6 e-tron. Está sendo investido cerca de 2,6 bilhões de euros (US$ 2,7 bilhões) no projeto, com a construção de 20 novos edifícios. Eles abrigarão instalações de produção para a maior parte do conteúdo dos veículos, incluindo uma fábrica de baterias.

“Nos próximos anos queremos colocar ênfase ainda mais forte na China. O objetivo da nossa nova estratégia é tornar a Audi na China ainda mais chinesa”, disse presidente da Audi China, Juergen Unser.

Publicidade