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Audi retoma a produção nacional

Modelo será fabricado em sistema SKD importado da Hungria na unidade instalada em São José dos Pinhais


Fernando Miragaya, AB

A Audi retomou a produção nacional do SUV Q3. O anúncio foi feito na quarta-feira, 29, em cerimônia realizada na fábrica compartilhada com a Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), onde o modelo será montado em sistema SKD, aquele realizado por meio de kits de componentes importados que chegam ao país parcialmente desmontados.

A montadora afirmou que os kits virão da Hungria e serão finalizados na fábrica paranaense. As partes dos veículos, inclusive, desembarcam no país já pintadas, dispensando, portanto, a realização do processo na unidade. 

Tração quattro feito no Brasil

Para retomar a produção do Q3, a Audi investiu R$ 100 milhões na fábrica, que passa a ter capacidade para produzir 4 mil unidades/ano em dois turnos. Com 100% de operação, será necessário um quadro formado por 200 funcionários, informou a empresa na quarta-feira.

Na unidade são produzidos os modelos Q3 e Q3 Sportback (o mesmo SUV, só que com jeitão acupezado) equipado com o sistema quattro. Inclusive, é a primeira vez que um modelo da marca alemã será feito na América do Sul com o conjunto de tração integral da montadora. Automotive Business já dirigiu o carro, como você pode ver no episódio do Start Stop. 

Ao contrário do Q3 de geração anterior que foi fabricado em São José dos Pinhais até 2019, com a montagem do novo SUV em SKD o índice de nacionalização passa a ser mínimo. Porém, uma solução viável e ágil, segundo a Audi, para produtos premium de baixo volume.

"O sistema SKD é uma alternativa de produção global extremamente eficiente e tecnológica", afirmou o presidente e CEO Daniel Rojas.

Idas e vindas no Brasil

A fábrica paranaense do Grupo Volkswagen foi inaugurada em 1998 para produção do Golf 4 e também para a primeira geração do A3. O hatch da Audi foi produzido ali até 2005.

No embalo do InovarAuto, em 2013, a marca voltou a fazer carros no Paraná, com as linhas A3 Sedan e Q3. Em 2019, com a novas gerações dos dois veículos na Europa, as linhas de montagem brasileiras foram encerradas.

De qualquer maneira, nos últimos 10 anos, a Audi já soma R$ 446 milhões em investimentos no país.

"O vínculo da Audi com o Brasil é sólido. Pude comprovar na prática o quanto nós, brasileiros, temos orgulho e admiração pelas marcas estrangeiras com fábricas aqui. Por isso, escolhemos nosso campeão de vendas no país", enalteceu Rojas.

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