Publicidade

Bridgestone firma parceria com a LanzaTech para desenvolver soluções para reciclar pneus

Acordo com LanzaTech permitirá transformar resíduos de carbono em borracha sintética sustentável


Vitor Matsubara

A Bridgestone firmou uma parceria com a empresa LanzaTech para desenvolver soluções para reciclar pneus. O acordo viabilizará o desenvolvimento da tecnologia CCT (Carbon Capture and Transformation) da LanzaTech, fazendo com que pneus no fim da vida útil sejam “transformados” em novos materiais. Inclusive, a exploração de processos para criar borracha sintética sustentável que não dependa de petroquímicos.

"Estamos entusiasmados em juntar forças com a LanzaTech para criar um caminho mais sustentável para os pneus em fim de vida. Estamos determinados a atender o momento com inovações sustentáveis que transformam a maneira como os pneus são feitos e promovem a circularidade do material de ponta a ponta", diz Paolo Ferrari, presidente e CEO da Bridgestone Américas e diretor de operações da Bridgestone Corporation.

Reciclar pneus e reduzir dependência de combustíveis

A tecnologia viabiliza a produção de produtos químicos de forma sustentável, que pode ser convertido em materiais como plástico PET para embalagens, fios de poliéster e surfactantes utilizados em produtos de limpeza, como detergentes.

A parceria pretende explorar as oportunidades de desenvolver uma tecnologia microbiana para produzir butadieno, um ingrediente fundamental na produção de pneus novos. A LanzaTech transforma o carbono residual em materiais como combustíveis sustentáveis (tecidos, embalagens e outros produtos) com o objetivo de reduzir a dependência de matérias-primas fósseis.

“Provamos que podemos converter resíduos sólidos urbanos não recicláveis e não triados em etanol e depois fabricar produtos que usamos em nossa vida diária. Nossa parceria com a Bridgestone permite desenvolver um caminho circular para usar pneus para fazer pneus”, declarou Jennifer Holmgren, CEO da LanzaTech. 

Publicidade