Publicidade

Tecnologia de soluções trinamiX NIR da Basf

Espectrômetro portátil, análise de dados inteligente e aplicativo móvel para determinação precisa e classificação de plásticos


Já está disponível no Brasil e em outros países da América do Sul a tecnologia de soluções trinamiX NIR: as diversas composições de diferentes plásticos agora podem ser determinadas com precisão e distinguidas por meio de um dispositivo portátil que combina a análise de dados trinamiX com um aplicativo móvel. NIR é uma tecnologia de espectroscopia de infravermelho próximo que é utilizada no trinamiX em tamanho reduzido e provendo uma sofisticada análise de dados.

“Com essa tecnologia que cabe no bolso, os plásticos comuns podem ser facilmente identificados em segundos, facilitando a triagem de materiais, uma das etapas mais desafiadoras da reciclagem mecânica”, explica Bruno Belanga Granja. O espectro vai desde poliolefinas clássicas como PE, PP e PVC (polietileno, polipropileno e policloreto de vinila), até PET (polietileno tereftalato), que é mais conhecido como material para garrafas de bebidas. Além disso, plásticos técnicos como ABS (acrilonitrila butadieno estireno) ou PA (poliamida), cuja diferenciação é particularmente importante para as empresas de reciclagem, também podem ser corretamente identificados em campo.

Distinguindo PA6 e PA66

As poliamidas, plásticos de engenharia PA6 e o ??PA66, têm propriedades semelhantes e são ?utilizados ?de forma intercambiável em várias aplicações -- e é praticamente impossível distingui-las a olho nu. Mas o Trinamix consegue fazer a distinção entre eles. São materiais robustos, adequados para uma ampla gama de aplicações -- desde redes de pesca até componentes eletroeletrônicos e automotivos. Ao mesmo tempo, a separação de PA6 e PA66 ganhou força nos últimos anos devido aos crescentes requisitos da indústria de reciclagem.
Identificando materiais das embalagens

No contexto da reciclagem, uma separação por tipo de material tem efeito favorável na qualidade do reciclado. Como resultado, a produção de reciclados de plástico de grau único de alta qualidade está se tornando cada vez mais lucrativa.

O polietileno (PE) é o plástico mais produzido no mundo e o termoplástico mais popular para laminados e embalagens. Embora em suas diferentes densidades -- PEAD e PEBD (polietileno de alta e baixa densidade) -- tenham características semelhantes, as diferenças em suas propriedades mecânicas têm impacto em seu processamento e no processo de reciclagem subsequente. Além de distinguir rapidamente entre PEAD e PEBD, a proporção de PE para PP em plásticos mistos pode ser determinada com precisão com o equipamento de medição.

O dispositivo foi desenvolvido pela trinamiX GmbH, uma subsidiária da BASF e pode integrar materiais adicionais de acordo com os requisitos do cliente. O equipamento faz parte do portfólio B-Cycle que dispõe de produtos aplicados nas diversas etapas do processo de reciclagem: desde a triagem, passando pela a lavagem para retirada de resíduos, até a extrusão, com aditivos que evitam degradação oxidativa e térmica, garantindo qualidade e preservando as propriedades do material reciclado.

Há informações adicionais no site shop@BASF B-Cycle - Soluções para reciclagem.

Distinguir PA6 de PA66 com o apertar de um botão com a solução de espectroscopia NIR móvel trinamiX


Informações para a imprensa

Lígia Cerdeira -

basfquimicos@maquinacohnwolfe.com

 

Publicidade