Publicidade

Stellantis investe € 33 milhões em duas de suas instalações de testes globais

Aporte é destinado a dois complexos de testes globais de engenharia do grupo automotivo


“Engenharia de ponta”. É o que a Stellantis promete alcançar com o seu mais novo investimento milionário. O grupo automotivo afirma que acaba de desembolsar € 33 milhões em duas de suas instalações de testes globais. O aporte contempla áreas como desenvolvimento de aerodinâmica, segurança e eletrificação.

O investimento foi destinado ao Centro de Segurança de Orbassano, próximo a Turim, Itália, e ao Túnel de Vento, em Auburn Hills, no estado norte-americano de Michigan. Segundo a Stellantis, esse movimento tem como objetivo focar na mobilidade do futuro, já de olho nas metas do plano estratégico Dare Forward 2030, revelado pelo conglomerado automotivo este ano

“A nossa comunidade de engenharia é alimentada por talento, diversidade e alcance global, e estamos trabalhando intensamente com as outras funções globais para acelerar a nossa transformação tecnológica. Isso nos dá uma visão abrangente das mudanças e nos permite considerar e aperfeiçoar uma lista completa de soluções de mobilidade”, valorizou Harald Wester, líder da engenharia mundial da Stellantis.

Stellantis investe para alcançar mobilidade do futuro

Na unidade italiana, o investimento foi usado especialmente para integrar os processos de engenharia digital com as informações e testes feitos nas quatro pistas do centro de engenharia - com quatro pontos para exercícios de impacto. 

O complexo perto de Turim também está apto para realizar “testes completos” de veículos elétricos e de tecnologias de condução autônoma, não só para automóveis leves, como também para caminhões e comerciais leves.

Atualmente, em Orbassano são feitos pelo menos dois testes de colisão por dia. A promessa da companhia é de que serão realizados mais de 275 exercícios de veículos eletrificados só este ano por lá. Os modelos testados no centro italiano podem ser certificados para atender mais de 175 normas internacionais de segurança e tecnologia, de acordo com a Stellantis.

Centro de desenvolvimento nos EUA aprimora dinâmica

Já o túnel de vento do centro tecnológico estadunidense foi ampliado e vai receber as chamadas placas de solo dinâmicas. A tecnologia, que deverá entrar em funcionamento em 2024, permite a simulação de rodagem dos veículos em estradas e fornece medições aerodinâmicas mais precisas. As instalações atuais de testes de aerodinâmica em Auburn Hills geram velocidades de vento de até 225 km/h.

Além dos dois complexos de engenharia, a Stellantis mantém mais quatro centros de desenvolvimento globais: outro em Michigan (EUA), um na Holanda, um na Alemanha e um no Brasil, situado no Polo Automotivo de Betim (MG).

Publicidade