GE tem a maior turbina a gás em operação global
Revista Fator Brasil -
No “Dania Beach Clean Energy Center” da Florida Power & Light Company
A turbina a gás 7HA.03 da GE é a maior, mais eficiente e flexível turbina a gás de 60 Hertz em operação global atualmente. O Dania Beach Clean Energy Center de aproximadamente 1.260 Megawatts é alimentado por duas turbinas a gás 7HA.03 da GE e substituiu uma usina de energia antiga e agora produz a eletricidade equivalente necessária para abastecer aproximadamente 250 mil casas no sul da Flórida com energia 24 horas, reduz as emissões em 70% em comparação com a usina anterior e ajuda a permitir que a FPL continue a maior expansão solar da América. O desempenho líder do setor de turbinas a gás 7HA.03 da GE foi validado no Test Stand 7 da GE em Greenville, Carolina do Sul.
A GE (NYSE: GE) e a maior concessionária de energia elétrica dos Estados Unidos, a Florida Power & Light Company (FPL), comemorou hoje o início da operação comercial das primeiras turbinas a gás GE 7HA.03 do mundo no FPL Dania Beach Clean Energy Center (Dania Beach), localizado perto de Fort Lauderdale, Flórida. A turbina a gás GE 7HA.03 é a maior, mais eficiente e flexível turbina a gás de 60 Hertz (Hz) em operação globalmente atualmente. Alimentado por duas turbinas a gás GE 7HA.03, o Dania Beach agora está fornecendo até aproximadamente 1.260 megawatts (MW), a eletricidade equivalente necessária para abastecer aproximadamente 250 mil residências. Essa modernização levou a uma redução de emissões de 70% em comparação com a instalação anterior e ajudará a garantir que a FPL seja capaz de fornecer eletricidade 24 horas por dia, 7 dias por semana no estado da Flórida, em rápido crescimento — particularmente nas áreas altamente populosas dos municípios de Miami-Dade e Broward.
—A FPL trabalhou por mais de duas décadas para modernizar sistematicamente nossa frota de usinas de energia, derrubando usinas antigas e ineficientes e substituindo-as por centros de energia limpa e ultra eficientes, como o de Dania Beach — disse o presidente e CEO da FPL, Eric Silagy. —Para os clientes, isso se traduz em bilhões em economia de combustível. E nossa frota de usinas de energia altamente eficiente evitou a emissão de dezenas de milhões de toneladas de dióxido de carbono. Com a tecnologia de ponta HA da GE, o Dania Beach Clean Energy Center é agora uma das plantas mais eficientes em termos de combustível do mundo e economizará ainda mais dinheiro para os clientes, reduzindo ainda mais nossa pegada ambiental—.
Usinas como o Dania Beach Clean Energy Center produzem energia 24 horas por dia, permitindo que a FPL continue sua rápida expansão solar, que é a maior dos Estados Unidos. Olhando para o futuro, a FPL acredita que, com algumas modificações, as unidades de gás natural — como as de Dania Beach — poderão ser abastecidas por hidrogênio em vez de gás natural. O uso do gás natural como combustível para essas unidades já resulta na menor emissão de carbono possível pelo uso de combustível fóssil. No entanto, poder usar o hidrogênio como combustível resultaria em zero emissões de carbono da operação dessas unidades. A FPL está atualmente desenvolvendo um projeto piloto que testará o uso de hidrogênio verde para substituir uma parte do gás natural em sua usina no município de Okeechobee, Flórida – que também utiliza tecnologia da GE.
A GE já está bem-posicionada para ajudar a descarbonizar o setor elétrico. Para diminuir ainda mais as emissões de carbono utilizando energia a gás, a turbina a gás 7HA.03 da GE tem a capacidade de queimar até 50% em volume de hidrogênio quando misturada com gás natural. Esta capacidade é habilitada pelo sistema de combustão DLN2.6e que é padrão nas unidades 7HA.03 instaladas em Dania Beach. Os desenvolvimentos na geração de energia baseada em hidrogênio significam que as turbinas a gás oferecem grande potencial para operar reduzindo sua intensidade de carbono e podem representar uma tecnologia de destino, não apenas uma tecnologia de ponte.
O desempenho líder do setor da turbina a gás 7HA.03 - mais de 64% de eficiência líquida de ciclo combinado, taxa de rampa de 75 MW por minuto e flexibilidade aprimorada foram validados no Test Stand 7 da GE em Greenville, SC (EUA), que é a maior e mais abrangente instalação de teste de turbinas a gás de plena velocidade e carga total do mundo. O teste do 7HA.03 em Greenville foi executado em paralelo com a instalação das turbinas a gás em Dania Beach, com benefícios imediatos para a equipe local dos rigorosos programas de teste e aprendizado. A GE validou as configurações do sistema de controle da turbina e forneceu os ajustes no software do sistema para melhorar a operabilidade e a confiabilidade da turbina. Além disso, testes de fábrica da turbina a gás 7HA.03 da GE validaram que ela atualmente fornece o menor custo de conversão de gás em eletricidade para redes de 60 Hz. A FPL e a GE estimaram uma economia de mais de US$ 330 milhões ao longo da vida do projeto. O Test Stand exclusivo da GE permite que a empresa e seus clientes simulem milhares de horas de operação em campo para determinar o desempenho ideal das unidades antes do início das operações comerciais no local.
— Hoje marca um marco significativo para nossa frota HA, pois comemoramos o início bem-sucedido e pontual do que é atualmente a mais recente e avançada turbina a gás de 60 Hertz em operação no mundo —disse Eric Gray, presidente e CEO da GE Gas Power nas Américas. —Construído no relacionamento de longa data e bem-sucedido com a FPL, este projeto é o resultado de um trabalho em equipe excepcional entre a FPL, FieldCore, nossa empresa de serviços de campo, as equipes locais da GE e as equipes de engenharia e testes de nossa bancada de testes. Ser capaz de entregar um pacote tão incrível de tecnologia – com segurança e pontualidade – é uma prova do que conseguimos alcançar juntos e desbloqueará novos níveis de estabilidade de geração de energia, desempenho de emissões e confiabilidade em todo o sistema FPL—.
A qualidade estava na vanguarda do projeto: a turbina 7HA.03 da GE se beneficia de um processo de construção baseado em módulos — onde grandes partes da planta e seus acessórios são fabricados e enviados já montados para o local de construção. Isso incluiu o gabinete da turbina a gás que abriga o maquinário, que consiste em várias peças, cada uma do tamanho de um contêiner de transporte. Essa abordagem modular levou a uma economia aprimorada da planta e instalação mais rápida – aproximadamente oito semanas a menos em comparação com uma turbina GE da classe F.
A frota de turbinas a gás HA da GE conta com 137 unidades encomendadas por mais de 50 clientes em 20 países. As turbinas a gás HA da GE acumularam mais de 1,3 milhão de horas operacionais de experiência comercial em 69 unidades HA (em maio de 2022). Atualmente, essas unidades em todo o mundo estão fornecendo 36 GW de energia, o equivalente necessário para abastecer mais de 27 milhões de residências nos EUA, o dobro desde 2019.
A GE Gas Power é líder mundial em tecnologia, serviços, e soluções de energia a gás natural. Por meio de inovação implacável e parceria contínua com nossos clientes, estamos fornecendo energia mais avançada, mais limpa e eficiente para a população atualmente e construindo tecnologias de energia para o futuro. Com a maior base instalada de turbinas a gás do mundo e mais de 600 milhões de horas em operação em toda a frota instalada da GE, oferecemos tecnologia avançada e um nível de experiência incomparável na indústria para construir, operar e manter usinas de energia a gás pioneiras. | www.ge.com/power/gas e, redes sociais.