Publicidade

Stellantis assina acordo para aumentar a compra de lítio de baixa emissão da CTR

Montadora receberá até 25 mil toneladas métricas do material para fabricar baterias de carros elétricos


A Stellantis assinou um acordo para aumentar a compra de lítio de baixa emissão da Controlled Thermal Resources (CTR). A matéria-prima é utilizada em baterias para carros elétricos e estará em mais de 25 lançamentos inéditos da montadora nos Estados Unidos.

A montadora receberá até 25 mil toneladas métricas de hidróxido de lítio anualmente pelos próximos 10 anos para seus carros elétricos. De acordo com a Stellantis, o projeto da CTR vai “recuperar lítio de salmouras geotérmicas, através de energia renovável e vapor para produzir produtos de lítio de grau de bateria em processo integrado de circuito fechado, o que elimina a necessidade de lagoas de salmoura de vaporação, minas a céu aberto e combustíveis fósseis em processamento”. A capacidade de produção da CTR é de 300 mil toneladas métricas por ano.

O lítio limpo vai apoiar os lançamentos inéditos de carros elétricos nos EUA e metade das vendas de veículos a bateria planejadas até 2030. A montadora também investiu para aumentar a capacidade de bateria de 140GWh para cerca de 400GWh, tecnologia desenvolvida em fábricas de baterias na Europa e América do Norte, junto com parceiros.

Aumento da oferta de carros elétricos

estratégia de eletrificação para 2030 da Stellantis prevê vender cinco milhões de carros elétricos por ano em todo o mundo até 2030, e atingir 100% do mix de vendas de carros de passeio elétricos na Europa e a outra metade da venda de carros de passeio e comerciais leves a bateria na América do Norte.

“Garantir o lítio limpo produzido com energia de um recurso renovável ajuda a descarbonizar ainda mais a cadeia de suprimentos de baterias que, por sua vez, oferece carros mais limpos com menos impacto ambiental”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em nota à imprensa.

Publicidade