Publicidade

Canadian Solar tem um novo Gerente Latam de Operação e Manutenção

Geraldo Freitas, Engenheiro com mais de 20 anos de experiência dedicados principalmente no setor de Energia, tem como desafio aumentar o market share


A Canadian Solar, uma das maiores fornecedoras de soluções para energia solar fotovoltaica do mundo, conta com um novo Gerente Latam de Operação e Manutenção (O&M) em seu escritório aqui no Brasil. Geraldo Freitas é Engenheiro Elétrico e MBA em Gestão Comercial, com mais de 20 anos de experiência dedicados principalmente no setor de Energia.

Segundo Geraldo, um dos seus principais desafios é aumentar o market share da Canadian Solar – Energy Group em usinas centralizadas. Sua proposta de trabalho vai de encontro ao forte crescimento no desenvolvimento de novos parques de energias renováveis no Brasil.

“Desde 2011 a Canadian Solar realizava O&M apenas em projetos de sua propriedade. Agora com o know-how adquirido, a empresa está atendendo clientes externos com equipamentos de diferentes fabricantes, para levar toda a experiência adquirida ao mercado em escala e à preços competitivos”, explica.

Ele destaca que a Canadian Solar possui uma grande estrutura de Engenharia de Manutenção, Centro de Operações e monitoramento global localizado no Canadá, e uma plataforma de manutenção (CMMS) e análise de performance CSEye, exclusividade da Canadian Solar para realizar O&M em seus parques. Além disso, a empresa está expandindo Centros de Operação para Europa e Brasil. Este último contará com certificação do ONS para despacho de energia.

“O setor de O&M é relativamente novo no Brasil e possui poucas empresas grandes oferecendo este serviço. Com sua experiência global a Canadian Solar oferece serviços essenciais tais como: análise de desempenho dos parques através de monitoramento, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de forma inteligente, gestão de peças e estoques e até mesmo a limpeza de módulos e supressão de vegetação, para contribuir com o aumento de performance de geração. Tudo isso alinhado com a contribuição da empresa com o meio ambiente, com limpeza de módulos sem água em regiões áridas”, detalha o gerente.

A empresa afirma que a contratação de O&M garante melhoria da performance de geração, através da gestão da vegetação, lavagem dos módulos com sujidade, escaneamento por drone e câmera infra-vermelho para varredura das áreas de módulos e relatórios detalhados sobre a integridade do sistema e atualizações de desempenho, seja na substituição de painéis com defeito ou de antigos painéis de baixa potência por novos de alta eficiência e potência. A empresa espera um aumento significativo do market share até o fim de 2024, que hoje já conta com 1.8 GW de potência instalada em contratos de O&M no Brasil e 6 GW no mundo.

 Informações à Imprensa

C+M Comunicação

11 4110-5132 / 11 / 99337-8536 / 95653-2013

Carlos Prado – carlos@castilhoemontano.com.br

Antonio Montano – antonio@castilhoemontano.com.br

Publicidade