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Andre Armaganijan assumirá como novo CEO da Marcopolo

Andre Armaganijan prega continuidade do planejamento traçado ao longo da atual gestão da fabricante


Bruno de Oliveira, AB

Andre Armaganijan assumirá como novo CEO da fabricante de chassis de ônibus Marcopolo em abril de 2023, mas o executivo já tem claro o caminho que a empresa deverá trilhar sob a sua gestão. No horizonte, disse o futuro presidente a Automotive Business na quinta-feira, 26, está uma estratégia de continuidade das diretrizes iniciadas pela gestão de James Bellini e interrompidas pela pandemia -- retomar o crescimento no mercado externo e desenvolver produtos com novas tecnologias.

"O propósito é dar continuidade a todo o trabalho que a fabricante está fazendo. Nos últimos dois, três anos, discutimos novas tecnologias, lançamento de produtos elétricos, combustíveis alternativos, a nova Geração 8 de carroçarias, novos modais. A empresa vem se transformando de uma forma bem positiva, e a minha proposta, sem dúvida, é dar continuidade a isso", disse o executivo. "Expansões internacionais são sempre temas que olhamos. A Marcopolo quer continuar sendo uma empresa global."

A fabricante de ônibus sempre teve sua operação marcada pela manutenção de unidades produtivas fora do país. Com a pandemia de covid-19, a empresa não apenas passou por um forte processo de reestruturação -- que envolveu também a diminuição da sua força produtiva -- apenas no Brasil, mas também nas operações no exterior, como México e África do Sul. Com o avanço da vacinação, os pedidos por ônibus voltaram a aparecer, então a companhia passou a buscar formas de recuperar sua produção global.

Recuperação da lucratividade

No primeiro trimestre, por exemplo, saíram das linhas da companhia pouco mais de 3 mil unidades de ônibus, resultado que representou alta de 5% sobre o volume produzido no primeiro trimestre do ano passado. A produção maior acompanhou as vendas no período, que resultaram em lucro líquido de R$ 98 milhões no primeiro trimestre e receita de R$ 958,6 milhões, 15% maior do que a registrada no janeiro-março do ano passado.

A tendência apontada pelo futuro CEO da companhia é a de que paralelo a esse processo de retomada da produção ocorra um trabalho comercial focado em novas áreas de negócios, como a de veículos elétricos. Também estão no radar, segundo o executivo, a aplicação de veículos Marcopolo em outros segmentos de transporte afora o de passageiros.

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