Publicidade

BMW Group vai inaugurar o seu Centro de Competência de Fabricação de Células

Centro de Competência será inaugurado na Alemanha no próximo semestre; objetivo é compreender processos e otimizar produção para futuros fornecedores


O BMW Group vai inaugurar no próximo semestre o seu Centro de Competência de Fabricação de Células na cidade alemã de Parsdorf, próxima a Munique. Com investimento inicial de € 170 milhões, a instalação tem como objetivo otimizar a produção de células de bateria de íon-lítio, usadas em carros elétricos, para que futuros fornecedores produzam a tecnologia de acordo com especificações da montadora.

Por ora, a BMW descarta a opção de ter sua própria produção de células. A instalação tem 15 mil metros quadrados e 80 funcionários. Segundo a fabricante, a linha piloto de células de bateria permitirá analisar e compreender os processos de criação de valor da célula a fim de otimizar ainda mais a produção em termos de qualidade, custos e produção.

O Centro de Competência é um passo para a marca estar envolvida em várias partes da cadeia de valor da célula de bateria, de acordo com o responsáel por motores E-Drives do BMW Group, Markus Fallböhmer. Atualmente, a empresa usa células de bateria de fornecedores, enquanto a preparação destes itens e a produção de módulos e baterias de alta tensão são feitas pela BMW em diversos locais do mundo.

Produção das células de bateria será feita em etapas

Devido à complexidade das tecnologias, o funcionamento do centro será feito em etapas. Todo o processo de aceleração levará em torno de um ano, período no qual a produção das células no centro fará a transição para operação regular.

Com início no próximo semestre, a primeira etapa será para aumento da produção, com instalação de sistemas de produção de eletrodos, fase na qual as matérias-primas (como grafite e óxidos de níquel) são misturadas, seguido pelo revestimento das folhas de metal e compressão final.

Na etapa seguinte, serão instalados os sistemas para montagem e formação das células. Nesta fase, os eletrodos são processados com os demais subcomponentes para formar as células de bateria e verificar a qualidade. 

O Centro de Competência também foca em inovação de processos e sistemas para serem usados na produção padrão. A BMW vai produzir amostras de células para a próxima geração de tecnologia de baterias da Neue Klasse, que visa aumentar a densidade de energia das futuras células de íons de lítio, ao passo em que reduz os custos de matéria-prima e produção.

Publicidade