Publicidade

Projeto Três Lagoas recebe licença de operação do Ibama

Projeto vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional, pois permitirá ampliar o escoamento de energia gerada a partir de fontes renováveis


O Projeto Três Lagoas recebeu licença de operação do Ibama com validade de dez anos. Dessa forma, a ISA CTEEP, uma das principais transmissoras de energia do País, pode dar continuidade à construção das linhas de transmissão que se conectarão à hidrelétrica localizada na cidade de Três Lagoas (MS), que tende a ser a maior do estado.

Ao todo, foram construídos 37 quilômetros de linhas de transmissão, partindo da subestação Ilha Solteira, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, até a subestação Três Irmãos (SP), interligando os municípios de Selvíria (MS), Ilha Solteira (SP), Itapura (SP) e Andradina (SP). Com potência de 3.444 MW, o complexo hidrelétrico ganhará maior segurança e qualidade na transmissão de energia para as regiões mato-grossense e noroeste paulista.  

O projeto ainda vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional (SIN), pois tem o objetivo de escoar a geração de energia de fontes renováveis – solar e biomassa – aos centros consumidores na região Noroeste do estado de São Paulo, contribuindo para a expansão de uma matriz energética mais limpa no País. Anualmente, a ISA CTEEP é responsável por conectar 22 GW de fontes renováveis aos centros de consumo, o equivalente à soma do gerado pelas usinas de Itaipu e Belo Monte.   

O empreendimento, em fase de conclusão, deve ser energizado ainda neste semestre. O investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de R$ 99 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de R$ 6 milhões no período 2021-2022.  

Durante as obras para o Projeto Três Lagoas, a ISA CTEEP utilizou técnicas para reduzir o impacto ao meio ambiente, como o uso de drones para o lançamento de cabos nos trechos ambientalmente sensíveis das linhas aéreas e o aumento na altura das torres de transmissão para preservação da vegetação nativa, além do desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social com as comunidades do entorno durante todo o período. 

 

Publicidade