Publicidade

Volkswagen inicia a produção de veículos elétricos

Montadora irá produzir em Emden, com 8 mil funcionários, o modelo ID.4


A Volkswagen iniciou na sexta-feira, 20, a produção de veículos na fábrica de Emden, na Alemanha, onde será feito o modelo elétrico ID.4. A unidade é a segunda no país a produzir carros elétricos, que já contava com a produção em Zwickau. No mundo, são quatro fábricas da VW que produzem elétricos. Mais duas entrarão em operação este ano, nos Estados Unidos e na Alemanha.

A fábrica de Emden, operada por 8 mil funcionários, teve de ser reformulada para produzir o novo veículo elétrico da marca, processo que demandou investimento de € 1 milhão. Além do ID.4, será produzido na unidade o sedã zero combustão Aero B, a partir de 2023. 

Capacidade da fábrica de elétricos depende de chips

“O início da produção do primeiro modelo totalmente elétrico no local é um marco sem paralelo para toda a equipe de Emden. Nos preparamos intensamente para fazer o ID.4 nos últimos dois anos e esperamos ansiosamente por este dia", disse Uwe Schwartz, gerente da fábrica. 

A capacidade máxima de produção da fábrica de elétricos de Emden, quem tem 125 mil metros quadrados, será de 800 unidades por dia útil até o fim de 2022. Porém, a VW ressalta que tal projeção depende da situação global de fornecimento de componentes.

Publicidade