Unipar anuncia seus resultados financeiros respectivos ao primeiro trimestre de 2022
FSB Comunicação -
Resultados financeiros e operacionais foram impulsionados por diferentes fatores e segue apresentando crescimento constante e sólido, reforçando o trabalho
A Unipar, líder na produção de cloro e soda e uma das maiores produtoras de PVC na América do Sul, anunciou seus resultados financeiros respectivos ao primeiro trimestre de 2022. Dando continuidade aos sólidos resultados apresentados nos trimestres anteriores, a companhia apresentou aumento de mais de 59% no lucro líquido, em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 449 milhões. A receita líquida cresceu 43,6%, alcançando R$ 1,9 bilhão, se comparado no mesmo período e o EBITDA atingiu R$ 826 milhões no trimestre, 46,3% maior, na comparação com o primeiro trimestre de 2021.
Esse resultado foi impulsionado pela restrição da oferta de produtos internacionais, alta demanda global no setor químico, manutenção da excelência operacional e da confiabilidade nas plantas, além dos níveis históricos alcançados no uso da capacidade instalada da companhia.
“Os resultados deste trimestre confirmam que seguimos firmes na direção do crescimento sustentável. No último ano entregamos resultados consistentes e sólidos, consequência de ganhos de eficiência operacional aliados à conjuntura favorável de aumento de volumes de vendas e preços internacionais de mercado. Isso não foi diferente neste primeiro trimestre de 2022. O empenho do nosso time nos permite seguir avançando na trajetória ascendente, com eficiência, sustentabilidade, segurança e responsabilidade”, analisa Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.
Na planta de Cubatão, a utilização da capacidade instalada no 1T22 foi de 92%, mantendo o desempenho do primeiro trimestre do ano anterior. Nas plantas de Santo André e Bahía Blanca, os índices de utilização de capacidade demonstram um comportamento acima da média sazonal, refletindo o potencial das unidades e o aumento da demanda dos últimos dois anos. A utilização média da capacidade das fábricas no Brasil e na Argentina ficou em 89% e 82%, no primeiro trimestre deste ano, porcentagem acima da verificada no mesmo período de 2021, quando os índices foram de 86% e 66%, respectivamente.
“As fortes melhorias operacionais e comerciais são extremamente importantes para a companhia, mas continuamos olhando para dentro de casa e fortalecendo a nossa cultura para estarmos preparados para oportunidades e eventuais adversidades no cenário global. Em 2022, buscamos a expansão dos nossos negócios no Brasil e na Argentina. Com isso, pretendemos manter as vendas aceleradas e, de forma também estruturante, a aproximação e a ampliação da positivação de clientes”, conclui Russomanno.
Mais destaques
Neste primeiro trimestre foi realizada a Semana da Cultura, vista como um marco da transformação cultural da Unipar. O evento teve duração de quatro dias com atividades presenciais e online, sensibilizando e engajando 100% das pessoas que fazem parte do dia a dia da companhia.
As iniciativas da empresa foram difundidas com o objetivo de orientar para um futuro de crescimento sustentável, promovendo conteúdos técnicos que ajudam na formação das pessoas. A ideia foi trabalhar os valores da Unipar, os comportamentos que a empresa deseja alcançar, destacando a sustentabilidade como um dos grandes valores.
Durante o evento também foi reforçada as iniciativas que corroboram com o senso de identidade, responsabilidade e orgulho de pertencer, por meio de rodas de conversa, ações lúdicas e presenciais. “A cultura da Unipar está centrada em pessoas protagonistas que se desenvolvem e atuam em um ambiente de alta performance, promovendo sempre inclusão, respeito, reconhecimento e confiança”, ressalta o CEO.
Sustentabilidade na produção e consumo de energia
Referência global na utilização de energia limpa no Ambiente de Contratação Livre (ACL), a Unipar assumiu o compromisso de adoção crescente do insumo a partir de fontes renováveis por meio de contratos de autoprodução.
Dois deles (através de joint-ventures) foram feitos com a AES Brasil, ambos de energia eólica: o Complexo Eólico Cajuína, a ser desenvolvido no Rio Grande do Norte, e o Complexo Eólico Tucano, na Bahia, que está em fase de montagem dos aerogeradores. Em parceria com a Atlas Renewable Energy, a companhia também desenvolve um projeto para geração de energia solar por meio do Complexo Solar Pirapora, em Minas Gerais.
Os empreendimentos terão capacidade total instalada de 485 MW de energia, dos quais 149 MW médios serão destinados ao consumo da própria Unipar que, em até dois anos como autoprodutora, prevê obter cerca de 80% da energia limpa e renovável consumida em suas unidades fabris do Brasil, um passo definitivo em direção à sustentabilidade e competitividade da Unipar.
Em novembro do ano passado, a companhia anunciou investimentos da ordem de R$ 100 milhões no projeto de ampliação da produção de cloro e soda, e de implantação de um forno de ácido clorídrico com capacidade de 91 mil toneladas ao ano na planta de Santo André. O projeto permitirá expansão da atuação sustentável da companhia, com redução da emissão de gases do efeito estufa e captura de carbono, utilizando energia renovável para produzir cloro, soda cáustica e gerar hidrogênio verde que, por sua vez, será usado como insumo na produção de ácido clorídrico.
Sustentabilidade no compromisso com mercado e sociedade
A Unipar é reconhecida por incentivar ações e projetos com impacto social nas comunidades vizinhas às suas fábricas e, por meio do seu programa de Investimento Social Privado, anunciou investimentos de cerca de R$ 11 milhões em projetos sociais a serem executados nos próximos 24 meses. As iniciativas já começaram a sair do papel neste trimestre e têm previsão de impactar 850 mil pessoas no biênio.
Entre os projetos selecionados está o Programa Projeto Pescar, que busca a capacitação e inclusão social de jovens carentes e tem sua segunda turma em andamento. Outra iniciativa é a Sabores Sustentáveis da Serra, que visa o incentivo à geração de renda e conservação ambiental junto aos produtores locais.
O projeto Fazer Valer incentiva a socialização de jovens por meio de práticas esportivas, e o Mempodera realiza ações de combate à pobreza menstrual. A companhia também apoia o Lar Fraterno, que acolhe e oferece atendimento multidisciplinar para idosos, por meio de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, enfermaria e tratamento médico.
A Unipar avançou, ainda, no patrocínio a projetos de âmbito nacional, mas sempre com desdobramentos locais. Uma dessas iniciativas foi a Bienal e seu programa de mostras itinerantes que percorrem o interior de SP e outras cidades do Brasil, amplificando a arte. A SP-Arte, um festival que promove o mercado de artes e que acolheu visitas de professores e membros dos CCCs do entorno das unidades da companhia, é outro exemplo. Com essa parceria, oficinas de artes serão oferecidas nas comunidades de Santo André e Cubatão. Além disso, foi realizado trabalho voluntário para a limpeza nas comunidades e atividades de capacitação de jovens carentes, como o incentivo à reciclagem.
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