Publicidade

Fundação Grupo Volkswagen anuncia o lançamento do programa ImpactaMob

Programa busca incentivar novas ideias que tenham impacto positivo na vida das pessoas; inscrições estão abertas


Victor Bianchin, AB

A Fundação Grupo Volkswagen, braço da montadora que atua em causas sociais, anunciou o lançamento do programa ImpactaMob, que irá selecionar três projetos ligados a mobilidade urbana e premiá-los com R$ 75 mil cada um para sua implementação. O projeto é feito em parceria com a Artemisia, organização sem fins lucrativos que apoia iniciativas sociais. 

Além do dinheiro, os projetos vencedores terão acesso a uma rede de mentores e especialistas, a apoio na validação da solução em parceria com um grande grupo do setor e a suporte no engajamento com o setor privado. Além disso, a Artemisia vai fornecer acompanhamento individualizado para aprimoramento de cada negócio, apoiando em todas as etapas do design e da execução do piloto. 

A iniciativa tem o objetivo de “identificar, testar e validar a efetividade de soluções e tecnologias criadas por negócios que possam impactar positivamente o meio ambiente e a vida de milhares de brasileiros, com soluções inovadoras no ecossistema de mobilidade urbana”, segundo as empresas divulgaram em comunicado.

“Buscamos apoiar tecnologias sociais inovadoras que contribuam para fazer das cidades espaços mais acolhedores, resilientes e democráticos”, afirmou em nota Vitor Hugo Neia, diretor de administração e relações institucionais da Fundação Grupo Volkswagen. “Acreditamos que o empreendedorismo e a inovação podem ser uma via de contribuição para os principais desafios relacionados à mobilidade no Brasil”, defendeu Priscila Martins, diretora de parcerias da Artemisia.

Quem pode participar:

Podem participar empreendedores de impacto que possuam negócios já estabelecidos, estruturados e em operação, os quais tenham soluções que busquem beneficiar a sociedade, ajudando a tornar a mobilidade urbana mais acessível, segura e sustentável. As empresas credenciadas à inscrição devem atuar nos seguintes temas:

• Transformar as pessoas nos principais ativos da mobilidade urbana: soluções que buscam superar desafios de mobilidade como foco nas necessidades das pessoas, conferindo autonomia no planejamento, segurança e eficiência de tempo e custo.

• Diminuir as distâncias e desigualdades entre centro e periferia: soluções que propõem a diminuição das distâncias e/ou desigualdades entre regiões centrais, periféricas e/ou rurais.

• Melhorar a logística para facilitar o acesso a serviços básicos: soluções que impulsionam a economia de áreas urbanas ao tornar a mobilidade logística sustentável e de possível acesso a todos, transpondo particularidades geográficas e reduzindo custos.

• Garantir um transporte acessível, seguro e sustentável aos trabalhadores: soluções que possibilitem aos trabalhadores de menor renda um deslocamento mais efetivo e saudável até o trabalho.

• Ampliar e garantir a acessibilidade dos meios de transporte: soluções que ofereçam e ampliem a autonomia para que todas as pessoas tenham assegurado o direito de se locomover nas cidades.

• Tornar a mobilidade urbana sustentável e integrada ao meio ambiente: soluções que utilizem matrizes energéticas mais sustentáveis, contribuindo com a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera de forma acessível.

• Promover a melhoria da qualidade dos transportes coletivos: soluções que otimizam custos e garantem qualidade, conforto e segurança no transporte coletivo para todos, em especial para mulheres, crianças e idosos.

• Ampliar o uso de dados da mobilidade urbana nas estratégias e decisões: soluções que permitam a utilização de dados sobre trânsito para planejamento e tomadas de decisões relacionadas à melhora da rede pública de transporte e desenvolvimento urbano, levando em conta a demanda local dos cidadãos.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 12 de maio a 13 de junho. Elas poderão ser realizadas por meio de formulário disponibilizado no site do programa ImpactaMOB.

Entre 14 de junho e 18 de julho, serão selecionados 10 pré-finalistas. Os três finalistas que receberão R$ 75 mil cada um serão escolhidos até 21 de julho. E a implementação dos projetos vencedores ocorrerá até 21 de novembro.

Publicidade