Publicidade

Joint venture entre Cummins Inc. e Rush Enterprises foi rebatizada como Cummins Clean Fuel Technologies

Cummins Clean Fuel Technologies nasceu para desenvolver soluções com gás natural


Vitor Matsubara

A joint venture formada entre Cummins Inc. e Rush Enterprises foi rebatizada como Cummins Clean Fuel Technologies (CCFT).

A mudança faz parte do processo de aquisição de 50% da Momentum Fuel Technologies (até então controlada em sua totalidade pela Rush Enterprises) pela própria Cummins, que foi anunciada em junho de 2021 e concluída no início deste ano.

“Esta nova joint venture exemplifica a estratégia Destino ao Zero da Cummins. Ao oferecer sistemas integrados de gás natural para veículos, poderemos agregar valor às frotas, o que ajudará a impulsionar a adoção em larga escala de tipos de combustível com baixo teor de carbono, como o gás natural renovável”, disse Puneet Jhawar, gerente geral de gás natural da Cummins Inc.

Soluções em gás natural

De acordo com a Cummins, as empresas uniram forças com o objetivo de “aprimorar a produção de motores a gás natural com emissões próximas de zero fabricando sistemas de fornecimento de combustível a gás natural da marca Cummins para o mercado de veículos comerciais na América do Norte”.

A joint venture se baseará nos sistemas de fornecimento de combustível de gás natural comprimido (CNG) da Momentum Fuel Technologies e na experiência da Cummins em motores a gás natural para desenvolver um sistema integrado de gás natural.

Os sistemas de combustível CNG podem ser integradas a uma grande variedade de carrocerias e se adequam à montagens variadas, como na traseira da cabine, na dianteira da carroceria, na lateral, no teto e na tampa traseira do veículo. As aplicações de caminhões incluem coleta de lixo, uso estradeiro, construção e entrega de bebidas, apenas para citar alguns exemplos.

Emissão zero é o objetivo

De acordo com a Cummins, os motores movidos a gás natural renovável (RNG) podem obter índices de carbono neutro a negativo, "resultando em emissões líquidas de gases de efeito estufa iguais ou inferiores a zero".

“Poderemos aprimorar o serviço e as necessidades exclusivas dos clientes de CNG e RNG com a força combinada das redes da Cummins e da Rush Truck Centers, bem como o acesso a um inventário abrangente de peças de veículos a GNV”, disse Michael Zimmerman, gerente geral da Cummins Clean Fuel Technologies.

A Cummins continuará a fabricar os motores a gás natural B6.7N e L9N na fábrica de Rocky Mount, na Carolina do Norte. O motor ISX12N e o futuro X15N serão produzidos na fábrica de motores pesados da Cummins, em Jamestown, Nova York. Já os sistemas de combustível serão fabricados e montados em Roanoke, Texas.

Inicialmente, a Cummins Clean Fuel Technologies oferecerá suporte pós-venda por meio das concessionárias Rush Truck Centers. A expectativa é que o canal de distribuição da Cummins comece a oferecer serviço e suporte para o sistema de entrega de combustível no final de 2022.

Publicidade