Petronas assina os WEPs da ONU Mulheres
Automotive Business -
Adesão aos Princípios da ONU Mulheres é parte da estratégia de diversidade para aumentar para 40% o número de funcionárias da empresa
A Petronas, marca de lubrificantes e fluidos para motores, assinou nesta terça-feira, 12, os WEPs (Princípios do Empoderamento Feminino) da ONU Mulheres. A iniciativa estabelece diretrizes para a promoção da equidade de gênero dentro do mundo corporativo. A empresa também se comprometeu em dobrar o número de colaboradores mulheres até 2027 na região das Américas.
Nos últimos quatro anos, a Petronas tem investido em práticas internas com foco na promoção da diversidade e inclusão. A adesão aos WEPs é um dos passos adotados pela companhia no sentido de promover a equidade entre homens e mulheres.
“A adesão aos princípios de empoderamento feminino da ONU veio como consequência natural do investimento que vem sendo feito em políticas de igualdade de gênero”, disse a diretora de Recursos Humanos da Petronas, Tatiana Villefort, em nota à imprensa.
Filial brasileira já contrata mais mulheres
Ela explicou, ainda, que a empresa tem um grupo de afinidades, programas de mentoria, desenvolvimento e liderança feminina, além de alinhamentos para contratação intencional de mulheres. Villefort reafirmou ainda a meta da empresa de aumentar de 20% para 40% o número de colaboradoras até 2027, na região das Américas.
No Brasil, a Petronas tem 20% de mulheres no quadro colaboradores. Segundo a diretora de RH da empresa, os programas de entrada( estágio e aprendiz) são as principais ações para atrair talentos femininos. “Já chega a superar em, no mínimo, 10% o número de contratações masculinas”, garantiu ela.
Segundo a companhia, as ações também tiveram impacto positivo na promoção de colaboradoras. “Das 22 promoções listadas para janeiro deste ano, 50% foram de mulheres. Para efeito de comparação, em 2019, esse número era de apenas 15%”, disse Villefort.