Publicidade

Renault constrói garagem fotovoltaica

Espaço vai abastecer os 10 veículos Zoe E-Tech do projeto Vem PR


Victor Bianchin, AB

Conforme antecipado por Mobility Now duas semanas atrás, o Mobilize, divisão de mobilidade da Renault, anunciou parceria com o Governo do Estado do Paraná para a construção de uma garagem fotovoltaica. O Palácio Iguaçu, sede do governo, agora conta com uma instalação do tipo para o abastecimento dos veículos 100% elétricos que são utilizados por órgãos públicos do Estado. 

O ecoposto foi inaugurado na semana passada e vai fornecer energia 100% limpa e renovável por meio da captação de energia solar. Ele gera energia até mesmo em dias nublados e com baixa luminosidade. É formado por um conjunto de 15 painéis solares, que produzem 6,75 kWp de potência. 

Segundo os idealizadores, a garagem tem capacidade para produzir uma média de 740 kWh/mês, alcançando 8,9 MWh de energia por ano. É uma quantidade que atende, por exemplo, 17 vezes o consumo elétrico das dez unidades do Zoe E-Tech que fazem parte do projeto “Vem PR”, lançado em 2020, para uso compartilhado dos servidores públicos do estado do Paraná. 

A iniciativa é uma colaboração da Mobilize, marca de soluções de mobilidade do Renault Group, com o governo paranaense, a ABR Energia, a Brafer e a Schneider Electric. “Não à toa o Paraná recebeu da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) um selo de Estado sustentável. Temos que trabalhar para mostrar para o mundo todo que o que é produzido neste Estado é feito com respeito ao meio ambiente e com inovação”, afirmou o vice-governador do Paraná, Darci Piana, no evento de inauguração.

Fernando de Noronha

A Renault já utiliza a tecnologia no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), para a recarga dos veículos elétricos da marca e para a iluminação de instalações na unidade fabril. Além disso, Fernando de Noronha conta com uma garagem fotovoltaica desde 2021, para o abastecimento dos veículos elétricos que circulam nas ilhas.

Em Noronha, 46 veículos elétricos Renault já circulam como parte do Programa Noronha Carbono Zero. Nesse projeto, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo, a Mobilize implementou um posto de carregamento que garante energia limpa e renovável para todos os veículos elétricos que rodam nas ilhas. O excedente é disponibilizado para uso da população local. 

No mês de março, foi lançada a terceira etapa do projeto, em parceria com a Neoenergia Pernambuco, que contempla a chegada de 10 veículos Zoe E-Tech, a instalação de duas usinas de geração de energia limpa por meio de placas solares, construídas pela Neoenergia, e a colocação de 12 carregadores na ilha nos próximos 24 meses. 

Publicidade