Publicidade

O que a indústria tem feito quando o assunto é sustentabilidade?

Principalmente a industrial, sobre a natureza já provocaram danos profundos


A sustentabilidade sempre foi pauta para muitos debates e os impactos da atividade humana, principalmente a industrial, sobre a natureza já provocaram danos profundos. Se nada for feito, pode agravar ainda mais a qualidade de vida nas grandes cidades. Por isso, é primordial que as empresas adotem uma postura proativa e estejam preparadas para minimizar os prejuízos decorrentes dos seus processos sobre a natureza. Ser sustentável vai além do que somente ter preocupação com os impactos ao meio ambiente, mas também é estruturar os processos produtivos, nos quais o desenvolvimento e a proteção aos recursos naturais sejam condutas empresariais. 

Preocupada com isso e em se tornar cada vez mais um modelo de empresa sustentável, a SIG, empresa líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens assépticas, vem adotando ações de conscientização para seus clientes e consumidores, atuando em todos os elos da cadeia produtiva. A planta localizada na cidade de Campo Largo, por exemplo, se preocupa em desenvolver produtos mais sustentáveis (materiais renováveis, matérias primas certificadas, menor pegada de carbono) e já possui as certificações de matérias-primas, ASI, para o alumínio e o ISCC Plus para o polietileno utilizados na produção de suas embalagens, comprovando a procedência sustentável de todos os materiais. Já que todo o papel também possui a certificação FSC™. A fábrica também é considerada uma planta de aterro zero, já que todos os resíduos produzidos são encaminhados para a reciclagem ou compostagem segura.  

A empresa desenvolve ações de conscientização do consumidor quanto a importância da reciclagem, promovendo políticas públicas para o desenvolvimento de coleta seletiva nos municípios por meio do Programa Recicleiros CidadesA SIG é investidor semente do programa desde 2018, onde as prefeituras de cada estado têm a oportunidade de implementar uma política de coleta seletiva em municípios. Hoje, está presente em 16 cidades, 11 delas já em operação. Além disso, possuem ações de incentivo com campanha de recompensa como a parceria que lançaram em 2019 com a startup So+ma Vantagens, onde já foram abertas três casas no bairro CIC em Curitiba e onde os consumidores são estimulados a trocar materiais reciclados por pontos, e esses pontos podem ser trocados posteriormente por itens da cesta básica, cursos profissionalizantes e até descontos em serviços. A empresa ainda é pioneira no lançamento das tampas tethered (tampas fixas a embalagem), que chegam na União Europeia três anos antes dos requisitos regulatórios e reforçam a preocupação da SIG por embalagens sustentáveis.  

A empresa está lançando metas ambiciosas para os próximos anos, tais como expandir florestas, tirar carbono da atmosfera e criar mais recursos para as gerações futuras. A principal meta até 2025 é: para cada hectare de floresta sustentável que retirar, outro hectare será restaurado. Isso será possível por meio da parceria com a ONG Brainforest, que ajudará a restaurar e criar florestas resilientes e sustentáveis. Com isso, a SIG pretende plantar cerca de 1 bilhão de árvores nos próximos quatro anos. Além disso, continuam estudando e desenvolvendo tecnologias de reciclagem e pretendem lançar uma embalagem feita de materiais 100% renováveis e fazer o uso de mais materiais de florestas gerenciadas de forma sustentável. 

Para falar sobre as ações da empresa e as metas para os próximos anos em relação a sustentabilidade, gostaria de sugerir um bate papo com a Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul. 

 

 

XCOM Agência de Comunicação SIG


 

  Amanda Abilio - amanda.abilio@xcom.net.br - (11) 99237-5921
Isabella Araujo - isabella.araujo@xcom.net.br - (11) 91314-3508
Fábio Chaves -  fabio.chaves@xcom.net.br  - (11) 99616-4456
Publicidade