Publicidade

Unidas anuncia o investimento de R$ 370 milhões na ampliação de sua frota de veículos eletrificados

Atualmente líder em mobilidade sustentável no país, a locadora vai adquirir um total de dois mil veículos eletrificados neste ano


Consciente do seu papel para um meio ambiente equilibrado e comprometida em assumir o protagonismo na mobilidade sustentável no país, a Unidas — líder no mercado de terceirização de frotas e a segunda maior locadora de automóveis do Brasil — anuncia o investimento de R$ 370 milhões na ampliação de sua frota de veículos eletrificados no país em 2022.

A locadora firmou acordo com as montadoras para adquirir um total de 2 mil veículos eletrificados, sendo 1.600 deles 100% elétricos (BEVs), que serão dedicados à locação diária no rent a car e aos clientes corporativos de gestão e terceirização de frotas (principalmente utilitários e entregas last mile).

A aquisição dos veículos totalmente elétricos pela Unidas representará um acréscimo de 56% nos emplacamentos em todo o Brasil, considerando que em 2021, dos quase 35 mil veículos eletrificados emplacados no país, 2,8 mil foram 100% elétricos, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).[1]

O investimento no segmento de veículos elétricos é uma iniciativa alinhada ao pilar de sustentabilidade da Unidas, que está atenta às mudanças do mercado em termos de mobilidade e ao aumento na demanda dos clientes por veículos eletrificados, sobretudo no exterior. A Companhia acredita que esse é um movimento inevitável no longo prazo e optou por assumir o protagonismo em oferecer esses veículos ao mercado local, acelerando cultura, atendendo a demanda e proporcionando aos clientes B2B e B2C uma experiência diferenciada.

“Os veículos elétricos já são realidade para os nossos clientes de frotas corporativas, que comprovaram na prática os benefícios desses modelos em termos de eficiência e economia na operação. Dessa forma, essa iniciativa está alinhada ao nosso pilar de sustentabilidade ao mesmo tempo em que atende a uma demanda do mercado”, afirma Breno Davis, Head de Frotas da Unidas.

A Unidas oferece veículos elétricos desde janeiro de 2020, quando se tornou a primeira locadora do Brasil a disponibilizar aos clientes de frotas corporativas o furgão elétrico Renault Kangoo ZE Maxi. O uso desse tipo de veículo possui grande potencial econômico, pois exige menos manutenções corretivas e pode reduzir em até 65% o gasto com combustíveis, barateando toda a operação.

Desde então, a Unidas ampliou o seu portifólio de veículos para todas as categorias, incluindo novos modelos como o Volkswagen Golf GTE (novembro de 2020) e BMW i3 (janeiro de 2021), e hoje possui a maior frota eletrificada disponível para locação ao público B2B (frotas corporativas) e B2C (RAC e Unidas Livre) do Brasil, sendo a primeira locadora a atingir a marca de 400 veículos eletrificados.

Investimentos em ESG e desenvolvimento ambiental

A Unidas possui ainda uma agenda ambiental bastante consistente, com uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade em seus processos produtivos. Os investimentos nesse setor integram a estratégia de ESG da Companhia e o seu objetivo de oferecer soluções de mobilidade cada vez mais modernas, eficientes e sustentáveis.

Recentemente, a Unidas foi a primeira empresa brasileira e segunda da América Latina a receber o selo EV100, iniciativa global que reúne empresas comprometidas com a transição do transporte à combustão para os veículos elétricos (EV), de modo a tornar a mobilidade sustentável mais acessível até 2030. Entre os compromissos estabelecidos no âmbito da parceria estão a aquisição de milhares de veículos eletrificados até o ano de 2027 e a instalação de centenas de pontos de recarga para veículos eletrificados no período.

A Companhia lançou em julho do ano passado o Programa Carbono Neutro, um marco na história da Unidas, que tem como meta neutralizar toda a emissão de carbono e gases de efeito estufa (GEE) da frota da companhia até 2028. A Unidas tem consciência do papel das empresas na formação de um meio ambiente mais saudável e equilibrado, e essa iniciativa é reflexo do seu compromisso em construir um futuro melhor para as próximas gerações. Além disso, utiliza etanol (que emite 111 vezes menos gases de efeito estufa por quilometro rodado do que a gasolina) em 93% dos veículos da frota, incentivando clientes e colaboradores a usar os veículos flex.

A Companhia celebrou ainda o Dia da Sustentabilidade Unidas, que apresentou o Relatório de Sustentabilidade, cujos números seguiram os padrões internacionais estabelecidos pelo Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que ajuda empresas, governos e outras instituições a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade. Entre as demais iniciativas recentes, estiveram a compensação de mais de 143 mil toneladas de dióxido de carbono por meio da compra de crédito de carbono, considerando os ciclos de 2019 e 2020. A Companhia adquiriu ainda energia renovável para doze lojas no estado de Minas Gerais (MG) e adotou a lavagem a seco em 30% das lojas de Rent a Car (RAC).

A qualidade do inventário de gases de efeito estufa (GEE) conferiu à Unidas o selo ouro na plataforma GHG Protocol. Além disso, a Unidas criou em 2020 o Comitê de Sustentabilidade e integra o movimento "Ambição pelo ODS", a plataforma "Ação pelo Clima", da Rede Brasil do Pacto Global, e o movimento Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future para redução de gases do efeito estufa (GEE) com base na ciência (SBTi). Esses esforços garantiram a empresa a participação no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3, bolsa de valores brasileira pelo segundo ano consecutivo.

A Unidas celebra, ainda, com Management Level, a primeira avaliação da sua estratégia de mudanças climáticas pelo Carbon Disclosure Project (CDP), em um range que varia entre notas D (Disclosure), C (Awareness), B (Management) e A (Leadership).

 

 

 

 

Informações à imprensa

Danthi Comunicações

Luiz Fernando Campos | luiz@danthi.com.br (11) 91275-4379

Érica Arruda | erica@danthi.com.br (11) 97541-7448

 


 

Publicidade