Publicidade

Toyota anuncia seu plano para eletrificação

Montadora lançará 30 novos veículos e espera atingir vendas anuais de 3,5 milhões até 2030


Natália Scarabotto, AB

A Toyota anuncia nesta terça-feira (14) seu plano para eletrificação da marca, que prevê investimento de US$ 70 bilhões para eletrificar seus modelos até 2030, sendo metade do com foco no lançamento de novos elétricos puros.

O objetivo da montadora japonesa é que as vendas anuais de veículos elétricos cheguem a 3,5 milhões até o final da década – o que representa um terço das vendas de todos os modelos atualmente. Até a data, serão lançados 30 carros Toyota e Lexus nos segmentos de passeio e comerciais, sendo metade já disponível em 2025.

Para alcançar esses objetivos, a Lexus terá papel de destaque. A marca será transformada em fabricante exclusiva de carros elétricos, com modelos SUVs, sedãs e modelos de luxo. Até o final da década, 100% das vendas na América do Norte, Europa e China serão de carros movidos a bateria.

Segundo o CEO da Toyota, Akio Toyoda, a empresa busca uma estratégia multifacetada de redução de carbono que inclui carros híbridos e veículos movidos a hidrogênio, o que permite analisar e seguir tendências de mercado que acelerem a redução das emissões de CO2 na atmosfera.

A marca quer correr atrás do prejuízo, uma vez que está relativamente atrasada nos modelos elétricos em relação a concorrentes, como o Grupo Volkswagen, que prevê que metade das suas vendas globais até 2030 seja de veículos zero emissão.

Publicidade