Publicidade

WEG anuncia que é um dos parceiros da Marcopolo para o desenvolvimento do Attivi

Fabricação do ônibus Attivi reforça a capacidade da indústria nacional em transformar o Brasil em um player global de veículos de transporte urbano


A WEG anuncia que é um dos parceiros da Marcopolo para o desenvolvimento do Attivi, primeiro ônibus elétrico com chassis próprio da fabricante de carrocerias de ônibus.

A versão que circula no ABC Paulista desde outubro em caráter experimental, por exemplo, tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé) e autonomia de cerca de 250 quilômetros, o Marcopolo Attivi possui Powertrain WEG, formado por um motor central trifásico de 395 kW de potência e 2.800 Nm de torque e um inversor de frequência. A proposta é que o veículo seja adaptado às necessidades do transporte urbano e intermunicipal.

Desenvolvido no Brasil, com tecnologia nacional e importada, o Attivi é um marco para a mobilidade elétrica global, segundo Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação. —Estamos protagonizando o mercado da mobilidade elétrica nacional com tecnologia predominantemente brasileira, testada, aprovada e em constante inovação. Em conjunto com a Marcopolo, e outros importantes fornecedores da cadeia de eletrificação, temos condições de construir um nicho estratégico, de forte tecnologia industrial, capaz de atender a demanda nacional e vender para o mundo todo— explica o executivo.

O Attivi, além de reunir toda a experiência que WEG e Marcopolo detêm na produção de soluções para mobilidade, garante a emissão zero de gases de efeito estufa, atendendo às normas globais de segurança.

—Há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte com propulsão elétrica, com provedores de energia dispostos a investir no sistema. Além do benefício ambiental, a mobilidade elétrica tem custo operacional inferior se comparado ao diesel e a adoção tende a ser decisiva para um futuro sustentável —comenta James Bellini, CEO da Marcopolo.

O novo modelo já está sendo testado e será exposto durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Brasília de 03 a 10 de dezembro .

Publicidade