Publicidade

Daimler Truck chega ao valor de mercado de € 24 bilhões

Nova empresa de caminhões chega ao valor de mercado de € 24 bilhões e abre espaço para o crescimento dos automóveis da Mercedes-Benz


Depois de anunciada a intenção de tornar Truck e Mercedes-Benz em empresas independentes dentro do Grupo Daimler AG em fevereiro (leia aqui), a nova companhia dedicada aos caminhões estreou no Bolsa de Valores de Frankfurt nesta sexta-feira (10), representando nas palavras do grupo aquele que é “provavelmente o marco mais importante na história da empresa”.

O objetivo da divisão dentro da nova estratégia é criar duas empresas mais eficientes, a Mercedes-Benz focada no mercado global de carros de luxo comprometida em liderar o desenvolvimento de automóveis elétricos premium e sistemas de computação veicular, e a Daimler Trucks como maior fabricante mundial de caminhões e ônibus que busca acelerar a aplicação de tecnologias para reduzir emissões e ampliar a segurança ativa dos veículos.

Logo nas primeiras horas de oferta pública, as ações da Daimler Truck foram negociadas por € 29,20, acima do preço de estreia, que era de € 28. Com isso, seu valor de mercado chegou a quase € 24 bilhões (US$ 27 bilhões). Como esperado, as ações da Daimler AG chegaram a cair, atingindo queda de 17%.

Com a saída a Daimler Truck, o Grupo Daimler AG deverá ser rebatizado para Mercedes-Benz AG e manterá 35% das ações da nova empresa de caminhões, enquanto os outros 65% foram oferecidos ao público por meio da bolsa.

 "Hoje é um dia histórico para a Daimler Truck: por 125 anos, nosso negócio de caminhões e ônibus fez parte do Grupo Daimler – agora, estamos nos tornando uma empresa independente listada”, disse Martin Daum, presidente do conselho da Daimler Truck no hall da Bolsa de Valores de Frankfurt.

Ola Källenius, presidente do conselho da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG, também comemorou o momento histórico e fez questão de ressaltar que as duas empresas vão se beneficiar com a separação.

“Estamos totalmente focados em fabricar os carros mais desejados do mundo e liderar o caminho em eletromobilidade e software veicular. Ao mesmo tempo, a listagem da Daimler Truck transforma uma história de sucesso em duas. A reorganização histórica formando duas empresas ‘puras’ visa libertar todo o potencial de ambas as empresas e criar o valor agregado decisivo para todos os envolvidos”, explicou.

Uma das maiores fabricantes globais de veículos comerciais, a Daimler Truck conta com mais de 40 fábricas e mais de 100 mil funcionários. Ela tem sete marcas no seu portfólio: Mercedes-Benz (caminhões), BharatBenz, Freightliner, Fuso, Setra, Thomas Built Buses e Western Star.

Com a meta de liderar o segmento de transporte livre de emissões de CO2, a empresa também está pressionada para aumentar o desempenho nas vendas e a lucratividade em todos os segmentos de negócios. Entre os objetivos declarados, a Daimler Truck planeja alcançar um retorno sobre as vendas de dois dígitos até 2025. Só na América do Norte, o retorno ajustado sobre as vendas seria de 12% para o segmento de caminhões.

Publicidade