Publicidade

Grupo Volkswagen promove mudanças no alto escalão da companhia

Ralf Brandstaetter, atual CEO da VW, passará a ser o líder da marca no país asiático


Em reunião realizada na quinta-feira, em Wolfsburg, Alemanha, a o Grupo Volkswagen decidiu promover mudanças no alto escalão da companhia. Ralf Brandstaetter, atualmente CEO global da marca VW, passará a ser o líder da marca na China a partir de 1º de agosto de 2022, no lugar de Stephan Woellenstein, que será realocado para outro cargo. Para o seu atual cargo chega Thomas Schäfer, que hoje é presidente do conselho de administração da Skoda.

A manobra é relevante uma vez que a China é vista pela VW como principal mercado no mundo. A China é responsável por 40% do volume de vendas do Grupo VW, mas as vendas no maior mercado do mundo estão bem abaixo das metas, com a demanda por modelos totalmente elétricos, como o VW ID, muito abaixo do esperado pela montadora. A principal meta de Brandstaetter seria a de melhorar a posição da VW no país.

“Com as resoluções adotadas hoje, estamos colocando o conselho de administração em uma base ainda mais ampla. Ao mesmo tempo, todas as áreas de importância estratégica estão sendo fortalecidas com o foco principal em ter as pessoas certas para o trabalho. Isso dá ao conselho ainda mais influência para enfrentar com sucesso as tarefas estratégicas dos próximos anos ”, disse o presidente do conselho, Hans Dieter.

Para o vice-presidente do conselho, Jörg Hofmann, o Grupo VW “enfrenta agora os anos mais importantes da transformação” e que a empresa “deverá continuar a perceber esta mudança histórica, tendo em vista os problemas futuros de forma justa, dando assim um exemplo para toda a indústria”.

Também foi decidida na reunião do conselho uma nova atribuição ao CEO do Grupo Volkswagen. Herbert Diess será responsável pela unidade de software Cariad no conselho de administração do grupo a partir de 1º de janeiro de 2022. Esta divisão foi fundada em 2020 e mantém quadro formado por 4,5 mil funcionários, dentre engenheiros e designers de sistemas.

Publicidade