Publicidade

Nexa estabelece parceira em sua mina de Ambrosia do Sul

Parceiro local em mina de Ambrosia do Sul vai britar rochas e gerar até 3,5 milhões de m3 em cascalho


A Nexa, mineradora de zinco, estabeleceu uma parceira em sua mina de Ambrosia do Sul, em Paracatu (MG), para aproveitar um material até então sem uso. A rocha, que é derivada do processo produtivo da companhia, será transformada em diversos tipos de brita que tem aplicação na construção civil, sendo especialmente usada na produção de concreto e massas asfálticas. 

De acordo com a empresa, a expectativa é de que 3,5 milhões de metros cúbicos de estéril sejam transformados e comercializados. Além de trazer inovação e uma forma de rendimento, o processo é uma alternativa para mitigar os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, fortalecer a comunidade gerando valor para todos. 

O estéril da mina de Ambrosia será britado pela Calcário Noroeste, parceira estratégico local da Nexa, que vai comercializar diretamente com o mercado da construção civil de Paracatu e região. Enquanto este depósito é consumido, serão feitos novos estudos para que se possa dar o melhor uso futuro para a área, levando em consideração as pessoas da região e o meio ambiente. Entre as alternativas possíveis está incluída a instalação uma planta de geração de energia elétrica solar, afirma a Nexa.

Publicidade