Publicidade

Grupo ABG Brasil conclui a aquisição da fábrica da Magna Seating

Planta de trilhos e estruturas metálicas de assentos automotivos continuará fornecendo os mesmos componentes à indústria automotiva


O Grupo ABG Brasil, acionista controlador das empresas Neo Rodas e Neo Steel, informou que recebeu aprovação dos órgãos reguladores, incluindo o CADE (Conselho Administrativo de Defesa), e concluiu a aquisição da fábrica da Magna Seating em São Joaquim de Bicas (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. A unidade produz trilhos e estruturas metálicas de bancos automotivos e a partir de janeiro próximo passa a operar como Neo Steel Filial MG.

Segundo a empresa, a aquisição vai complementar o portfólio de peças da Neo Steel, criada há um ano pelo Grupo ABG para produzir componentes metálicos estampados para fabricantes de veículos. A empresa investiu valor não revelado em uma nova fábrica de 20 mil metros quadrados em Araçariguama (SP), com capacidade de processar em suas linhas de prensas 50 mil toneladas de estampados. 

A Neo Steel informa que vai assumir todos os clientes e fornecedores da planta mineira, ampliando o portfólio de produtos fornecido a diversas montadoras e sistemistas, além de buscar novos negócios para a unidade mineira. Também está nos planos promover sinergias e complementação operacional, técnica e comercial entre as fábricas de Araçariguama e São Joaquim de Bicas. Assim a empresa passa a atuar nos dois dos principais polos da indústria automotiva brasileira, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Com a venda, a sistemista canadense Magna está saindo da área de assentos automotivos no Brasil. A fábrica de São Joaquim de Bicas foi comprada no fim de 2010 da Resil Minas, quando a empresa iniciou um processo de investimentos e ampliação no mercado brasileiro. O maior cliente da planta é o polo industrial do Grupo Stellantis em Betim (MG), onde são produzidos os carros Fiat. No mesmo negócio, a Magna adquiriu uma planta de bancos em Camaçari (BA), que atendia a Ford e teve as atividades suspensas no início deste ano, com a demissão dos funcionários, após o encerramento das operações industriais da montadora no País. 

Antes da reorganização, a Magna informava que tinha nove fábricas e 2,4 mil funcionários no Brasil. Além de assentos, a empresa também atua na produção e fornecimento de outros elementos de chassi, como peças estruturais e fechaduras. No exterior, também tem divisões de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), eletrificação de powertrain e fabricação completa de veículos. 

Publicidade