Publicidade

Neoenergia encerra primeiro trimestre de 2021 com resultados expressivos

Empresa registra lucro líquido de R$ 1 bilhão, incremento de 75% frente ao mesmo período de 2020


A Neoenergia encerrou o primeiro trimestre de 2021 com resultados expressivos. Além do lucro líquido de R$ 1 bilhão, incremento de 75% frente ao mesmo período de 2020, o Ebitda alcançou R$ 2,3 bilhões, com aumento de 50%. A empresa manteve os investimentos previstos e registrou CAPEX de R$ 1,8 bilhão, crescimento de 89% ante o primeiro trimestre de 2020. Como destaques, os primeiros meses do ano marcaram o início da operação da Neoenergia Distribuição Brasília e os avanços nas obras dos Complexos Eólicos Chafariz (PB) e Oitis (BA/PI), que seguem conforme cronograma previsto.

A área de Liberalizados da companhia, focada em soluções inteligentes para clientes de médio e grande porte, energia limpa e Mercado Livre, registrou lucro líquido alcançado de R$ 75 milhões, um incremento de 92% ante o primeiro trimestre de 2020.

— Mantivemos o nosso comprometimento e cumprimos o CAPEX também previsto para o período, seguindo os investimentos alinhados ao nosso plano de negócios. O que representa, sem dúvida, um grande esforço em tempos de muitos desafios. O resultado deste primeiro trimestre indica o foco na performance, eficiência, qualidade do serviço e no atendimento ao cliente — comenta Mario Ruiz-Tagle, CEO da Neoenergia.

Em um cenário ainda desafiador para o País, a companhia investiu um total de R$ 416 milhões em energia renovável, um dos principais caminhos que a empresa acredita ser promissor para o futuro. As hidrelétricas do Grupo contabilizaram aporte de R$ 45 milhões, considerando R$ 35 milhões de ativos intangível relativo ao acordo do GSF (Generation Scaling Factor) de Itapebi.

Início da montagem dos aerogeradores do Complexo Chafariz (PB) foi um dos destaques no período — No primeiro trimestre do ano, as distribuidoras da Neoenergia mantiveram, mais uma vez, os indicadores de qualidade dentro da meta regulatória. Este resultado demonstra o compromisso da companhia com seus clientes e com o desenvolvimento do País. Em 28 dias de operação no Grupo, a Neoenergia Distribuição Brasília apresentou um dos melhores índices da qualidade do fornecimento de energia já registrado na série histórica do mês, com DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) de cinco horas em março deste ano, registrando redução de -12% vs. mar/20.

O bom desempenho reflete os investimentos em Rede, que contabilizaram no trimestre R$ 1,3 bilhão, crescimento de 49% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Deste montante, R$ 873 milhões foram destinados para Distribuição e R$ 477 milhões para Transmissão. Ao todo, a Neoenergia possui 1.091 km de linhas em operação e cerca de 5,5 mil km em construção, já considerando o lote arrematado no leilão de dezembro de 2020.

Neoenergia chega ao Distrito Federal por meio da Neoenergia Distribuição Brasília — A empresa reforçou ainda seus investimentos em inovação, uma das principais ferramentas para garantir a sustentabilidade, eficiência e competitividade, que compõe uma variável estratégica para seus negócios e atividades.

Para o atendimento, a Neoenergia apresenta um novo modelo, caracterizado por um relacionamento simples, proporcionando uma experiência completa e multicanal ao consumidor. Neste trimestre, a companhia alcançou a marca de 15,5 milhões clientes, com aumento de 9,6% comparado ao mesmo período de 2020. Entre os marcos conquistados nos serviços disponíveis, destacam-se 11 mil solicitações realizadas de forma online para nova ligação residencial, seis milhões de atendimentos e dois milhões de clientes únicos no assistente virtual no WhatsApp e no Facebook e dois milhões de faturas pagas por meio da integração com o PIX.

— A inovação é uma das faces da sustentabilidade dos nossos negócios. Nossa luta diária para diminuir despesas, ser mais eficientes e ágeis, nos faz inovador. Desenvolvemos tecnologias para gestão dos parques eólicos, nossas Redes e para as usinas solares e hidráulicas. Seguimos atentos às tendências em inovação e modernização e acreditamos que podemos contribuir para a evolução constante, a fim de proporcionar a melhor experiência com a nossa energia — conclui o CEO.

Publicidade