Publicidade

Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos

No mês de abril aconteceu em São Paulo a 11º edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec). O evento é o principal ponto de encontro do setor automotivo da América Latina


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


No mês de abril aconteceu em São Paulo a 11º edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec). O evento é o principal ponto de encontro do setor automotivo da América Latina e contou com cerca de 1200 marcas participantes da exposição.
De acordo com a assessoria de imprensa da feira, a estimativa foi que aproximadamente 70 mil pessoas passaram pelos 78 mil m² do Pavilhão do Anhembi.
Em um único local foi possível encontrar inovações e soluções nas áreas de peças e sistemas, acessórios e tuning, reparação e manutenção, TI e gestão. De acordo com os participantes, o evento foi uma excelente oportunidade para promover produtos e serviços, apresentar tendências do mercado, fortalecer a imagem da marca, fidelizar e conquistar novos clientes, além de estreitar relacionamento com o público comprador em esfera nacional e internacional.
Grandes e pequenas empresas do setor automotivo estiveram presentes para lançar novos produtos, reforçar itens fortes no mercado ou apenas fortalecer a marca. A Bosch, líder mundial no mercado de reposição de peças, trouxe cinco produtos novos, três elementos filtrantes e duas tampas de sistema para fechar o produto dentro da carcaça. Entre os lançamentos, Tathyana Prezotti, coordenadora de produto destaca o sistema Denoxtronic, que faz a filtragem da ureia. "Esse novo sistema garante que o líquido fique realmente livre de qualquer tipo de impureza, ele faz sua função de forma adequada para eliminação de poluentes. Nenhum outro concorrente tem esse produto no mercado. Desde janeiro todos os caminhões já são obrigados a sair com esse sistema instalado, então é um grande lançamento", destaca Tathyana.
A representante da Bosch ressalta ainda, que é uma tendência a utilização dessas peças, então a empresa resolveu colocar o produto no mercado para que o dono do caminhão ou o frotista tenha a opção de fazer a manutenção via concessionárias ou já no mercado de reposição. "O processo de filtragem é o mesmo de outro filtro qualquer, a diferença é que ele realmente vai especificamente dentro do sistema que faz a injeção da ureia", explica. Apesar de ser um filtro um pouco mais caro, o custo x benefício, a diminuição de poluição e a isenção de risco de multa torna este produto um bom investimento. O produto estará à venda a partir do mês de maio de 2013.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


A Delphi, empresa especializada em peças de reposição, além de reforçar sua linha de filtros para o setor agrícola, destacou seus produtos utilizados nas linhas diesel. "A empresa está sempre lançando produtos novos para atender os clientes, o que muitos não sabem e viemos reforçar é que a Delphi tem o sistema de filtragem completo para linha agrícola e máquinas tipo escavadeira. Além do filtro disponibilizamos também a base e o cabeçote que vão junto com o produto, é uma peça que costuma desgastar bastante, por isso vendemos separado. A outra novidade é o filtro HDS 924, que é utilizado nas linhas diesel. Um item que esta sendo bastante utilizado nos veículos novos e serve em todos os veículos que utilizam desse combustível", ressalta Eduardo Casimiro da Cruz, gerente de vendas da empresa. Os produtos já estão disponíveis no mercado para compra.
Com relação à participação na feira Eduardo conta que a Delphi fez um investimento muito alto com produtos e também lançamentos em outros segmentos além da linha de filtro. "A minha percepção é que o pessoal ficou bastante interessado no que temos para oferecer. O mercado está melhor que em 2010, pois há dois anos nós tínhamos uma crise e agora os clientes estão com mais dinheiro para investir em novos produtos e novos negócios. Percebi também a participação inclusive de mecânicos que com o lançamento de novos veículos no mercado a cada dia, eles não querem ficar pra trás, querem entender das novas tecnologias", destaca.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


Outra empresa que destacou-se no evento é a Cristal, com mais de 15 anos de atuação e experiência, é hoje, uma das principais referências mundiais em componentes técnicos. Sua participação na feira trouxe como novidade um novo tecido para filtros. Sidnei Gomes, diretor comercial da empresa explica que para fazer a filtração de algum líquido existe a necessidade de um elemento filtrante. "Normalmente, para que não passe impurezas, usamos tecido técnico uma malha entrelaçada entre fios que pode ser de diversos materiais. Está acontecendo uma evolução nesse tipo de produto de tecido filtrante, a tendência é deixar de ser entrelaçamento de fios", explica Sidnei.
A empresa apresentou na feira um tecido friboroso, tipo TNT, mas com um material específico a fim de proporcionar uma vazão adequada para cada finalidade de utilização. É um conjunto de fibras colocadas em uma malha cruzada tradicional soldada através de pontos. "Isso não existe a venda no mundo, mas sim na fabricação interna de cada empresa e nós agora estamos trazendo para o mercado de tecidos filtrantes", completa o diretor.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


Filtros de cabine

Com 20 anos de mercado, a Filtros Mil, empresa especializada em filtração em geral (automotiva, industrial, água para consumo humano e aspirador de pó) trouxe para a feira, segundo o fabricante, uma grande novidade para ar condicionado. Único no mercado o kit de filtro de cabine + higienizador une dois itens que trabalham sempre juntos. "A ideia surgiu por que um item complementa o outro, trocar o filtro e não higienizar o carro não adianta nada, pois as bactérias e os ácaros continuam no ambiente. Apenas com a utilização dos dois produtos juntos é possível respirar um ar 100% limpo" ressalta Everaldo Fontana, gerente comercial da Filtros Mil.
A correria do dia a dia, faz com que o distribuidor acabe esquecendo de oferecer o higienizador e com o kit acaba o problema. O produto está sendo lançado oficialmente na feira em âmbito nacional, mas a participação da empresa no evento também teve o intuito de fortalecer toda linha de filtros de cabine. "Temos cerca de 250 modelos, sendo hoje a empresa com a maior quantidade de filtros de cabine do mercado brasileiro. Toda vez que um carro é lançado, nós desenvolvemos o filtro apropriado para este veículo. A feira é uma ótima oportunidade para fechar negócios, estreitar relacionamento com os clientes e fazer novas parcerias", destaca Everaldo.
O Grupo Freudenberg, trouxe de novidade os filtros para ônibus flexíveis. Trata-se de um produto que usa lateral flexível, uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela própria empresa. Tem a capacidade de facilitar a instalação do filtro na caixa de ar, além de ter uma vedação melhor e diminuir o ruído.
O produto já esta no mercado há mais ou menos um ano para linha leve e agora veio para linha pesada.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


A Magneti Marelli Cofap Auto Peças veio para feira sem um grande laçamento e sim com a proposta de consolidar seus produtos na linha de filtros a ar, óleo, combustivel e cabine. "Temos um pacote completo, mas estamos dando foco a todos os  nossos produtos na feira, não existe um lançamento específico mas estamos tendo um resultado bastante interessante apenas reforçando os produtos e a ampliação do catálogo 2013, onde lançamos 30/40 itens do segmento pesado, além de reforçar a relação com os clientes", conta Estevam Barna Junior, representante da empresa. Para a empresa a feira este ano supreendeu pelo número de visitantes. "Toda feira é uma oportunidade de encontrar amigos, de rever e fazer novos clientes, estreitar relacionamento que é a alma de todo negócio", completa Estevam.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


Outra empresa que esteve presente no evento sem lançamentos, apenas com o intuito de fortalecer sua marca foi a Affinia Automotiva. Em 2013, Marco Antonio Calabrezzi assumiu o setor de filtros e acredita que a participação mesmo que sem novidades é sempre útil e boa. "É um local de encontro de muitos clientes do mundo inteiro e isso nos possibilita um contato mais próximo que não temos no dia a dia, além de promover os produtos em geral de toda empresa", explica Marco.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


Meio ambiente
A KSPG veio para feira trabalhando muito forte sua linha de filtros em geral. Para o evento foram laçados 32 novos filtros para complementar seu portfólio. Para a empresa a Automec é o termômetro do mercado. "A nossa participação é muito importante para fazer contatos, ouvir as necessidades de nossos clientes, ter proximidade e fazer novas parcerias. O retorno é mais institucional e a ideia do estande foi justamente essa, estar junto do cliente e mostrar pra eles que nós temos uma linha bastante completa de filtros. Hoje temos uma cobetura de 80% dos setores do mercado", enfatiza Talita C. Peres – gerente de marketing.
Preocupada também com o meio ambiente a KSPG já faz parte do Projeto Descarte Consciente de reciclagem de filtros de óleo automotivo usado, que virou lei no início do ano. "Estamos fazendo uma grande divulgação sobre isso, inclusive apontanto os locais de coleta. A Logística Reversa é uma tendência mundial e seguramente será estendida para as outras linhas de filtros e nós apoiamos muito. Somos muitos preocupados com o meio ambiente e essa proposta vem de encontro com tudo que a empresa pensa e idealiza", explica Talita.
Para Sergio Gazarine, diretor comercial da Wega Motors, esse processo de reciclagem é fundamental, não tem mais como postergar. "As empresas precisam estar de acordo com a lei ambiental e ter o compromisso de participar deste processo, a nova geração para o meio ambiente precisa dessa conquista e temos que deixar esse legado", ressalta. Mais uma vez na Automec, a Wega veio para prestigiar a feira e mostrar os lançamentos do ano. Para o evento foram apresentados vários modelos de filtros em geral para linha leve e pesada. "Nós estamos sempre acompanhado a evolução dos veículos com as novas tecnologias, todo mês são lançados 20 filtros, então fica difícil destacar algum em especial", explica Sergio.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


A Mann+Hummel veio para feira com o objetivo de amplificar o relacionamento com os clientes, mas trouxe como novidade a linha de filtros desenvolvida para o mercado de reposição para veículos asiáticos (ar, óleo e combustível) e seu novo conceito de fabricação de elementos filtrantes de ar para linha pesada. Trata-se de filtros de ar injetado trazidos ao Brasil da planta na Coréia.
Em relação à lei de descarte consciente, Raul Cavalaro, representante da Mann, acredita que esse avanço é um passo muito importante, no qual a empresa já faz parte. "É uma grande conquista, um caminho sem volta e nos já temos uma cultura de responsabilidade social dentro das nossas plantas e essa lei nos faz ir ao encontro de algo maior. Com certeza será estendido para as outras linhas, é o futuro e temos que cuidar da nossa sociedade e do meio ambiente", enfatiza.
Para Mahle Metal Leve a participação na feira foi uma grande jogada de marketing. De acordo com Luiz Guilherme Poloni, analista de produtos da empresa, a apresentação de novos produtos foi uma oportunidade de mostrar itens que ainda nenhum outro concorrente tem. Os filtros de ar e óleo da nova Ecosport, Hyundai HR, Amarok e do Chevrolet Cruze são lançamentos exclusivo da feira e a partir desse mês já estará disponível. "A feira é sempre muito interessante para fazer contatos, fortalecer clientes, e reforçar a linha completa de produtos. Esperamos que após todo o investimento,  tenhamos um  bom retorno", ressalta Luiz.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


Empresas novas
A Automotiv do Brasil apresentou na feira sua linha completa de filtros, mas a grande novidade da empresa foi o lançamento das tampas de plástico. Pensando em baratear o custo, mas não perder a qualidade, e acompanhar o crescimento do mercado, surgiu a ideia de transformar a tampa de baixo dos filtros, geralmente de metal, em plástico e a parte de cima em PU, gerando uma condição maior na filtragem e  valor reduzido. "A empresa tem uma larga experiência no setor automotivo, conquistado em seus mais de 20 anos de mercado, porém no mercado de filtros a empresa só tem um ano de existência e essa foi a primeira vez na feira, o retorno foi bastante produtivo. Conseguimos apresentar nossos produtos, reforçar a marcar e fazer muitos contatos com novos clientes", conta Newton Feliciano Soares, representante da Automotiv.


Automec 2013 Traz Novidades No Mercado De Filtros Automotivos


Diretamente da Ásia a Seineca Brasil, fabricante de filtros de óleo, ar, combustível, junta homocinética e palheta, também esteve no evento pela primeira vez. A participação na feira foi com o intuito de divulgar a linha completa de produtos. "Atualmente temos três fábricas na China e não trouxemos um lançamento específico apenas queremos reforçar nossa marca e apresentar todos os produtos que fabricamos", conta Caio Tsai, gerente comercial. O representante ressalta ainda que estão focando em grandes eventos para divulgar o nome da empresa, exemplo disso é a participação na Automec 2013,
A Filtran, empresa fundada em 1979 com o objetivo de atender o comércio de reposição de peças automotivas, esteve presente na feira para mostrar sua linha de filtros, que ainda é pouco conhecida no mercado. "Atualmente trabalhamos com filtros de ar, óleo e combustível para linha pesada, leve e utilitário, mas nosso foco é a linha específica para motos" comenta Valéria, gerente de
marketing da Filtran. Hoje o mercado de filtros atravessa uma fase crescente por que as pessoas pensam mais em cuidar de seus veículos. "Os proprietários de hoje prestam mais atenção nos filtros do carro, fazem uma revisão periódica, então o mercado de peças de reposição tem crescido bastante e também pela questão da inspeção veicular, que agora faz parte dos requisitos as questões dos poluentes", ressalta.


Investimento estrangeiro

A Automec também serviu de palco para consolidar a chegada de grandes marcas ao mercado brasileiro para a linha de autopeças. Entre os players internacionais, a japonesa Aisin, presente em mais de 20 países, inaugurou recentemente sua segunda fábrica no Brasil para a produção de bancos e portas automotivas. Localizada em Itú-SP, a unidade recebeu investimentos de R$ 159 milhões. A instalação de novas fábricas também confirma o potencial de consumo do mercado nacional ao longo dos próximos anos. Os serviços de pós-venda e customização também foram apontados como fortes tendências para o crescimento deste setor.
Empresas do Mercosul também enxergam oportunidades no mercado de autopeças brasileiro. A Ciccarelli, recém-chegada da Argentina, pretende ocupar 5% do mercado de reposição ainda no começo de suas operações. A empresa investiu R$ 10 milhões na construção de sua primeira fábrica no Brasil, em Curitiba (PR). "Nossa meta é crescer 10% ao ano. Na Automec encontramos um público altamente qualificado, sendo muito positivo para novos contatos", afirma Luciano Ciccarelli, diretor comercial da empresa.
As relações comerciais entre Brasil e distribuidores de autopeças da Venezuela, Colômbia, Turquia, Rússia, Grécia, Argentina, Equador, Alemanha e Tunísia, fortaleceram-se na rodada de negócios, realizada na AUTOMEC, através da 5ª edição do Projeto Comprador, iniciativa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Vinte e nove fabricantes brasileiros e 11 importadores estrangeiros participaram de 147 reuniões. Segundo Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças, o projeto é muito importante e abre as portas para novos mercados.

Oficina Modelo
Pela primeira vez na Automec, a Oficina Modelo apresentou o conceito de uma oficina mecânica em funcionamento, com tecnologia e serviços avançados para os setores de reparação e manutenção automotiva. As marcas Altosul, AWL, Tuper, Norton e Waft aderiram ao projeto e mostraram o que há de mais inovador em produtos e equipamentos. Além das demonstrações e novidades, a Oficina Modelo promoveu uma extensa programação de palestras com especialistas das empresas participantes do projeto.

Contato das empresas:
Affinia Automotiva:
www.affinia.com.br
Automotiv do Brasil: www.automotivdobrasil.com.br
Bosch Rexroth: www.boschrexroth.com.br.
Cristal: www.cristal.ind.br
Delphi: www.delphi.com.br
Filtran: www.filtran.com.br
Filtros Mil: www.filtrosmil.com.br
Grupo Freudenberg: www.freudenberg.com.br
KSPG: www.ms-motor-service.com.br
Magneti Marelli: www.magnetimarelli.com.br
Mahle Metal: www.mahle.com.br
Mann+Hummel: www.mann-hummel.com.br
Seineca Brasil: www.seineca.com.br
Wega Motors: www.wegamotors.com

Publicidade