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Hyundai Rotem lança pedra fundamental de fábrica em Araraquara
O governador Geraldo Alckmin participou no dia 2 de abril, do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da Hyundai Rotem em Araraquara.
A empresa, que é uma das maiores fabricantes de sistemas ferroviários do mundo, contou com o apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação para investir US$ 40 milhões (cerca de R$ 99 milhões) no empreendimento.
A planta será a segunda maior fábrica da empresa no mundo e a primeira no Brasil, com 300 funcionários. A estimativa é que o início de produção aconteça no primeiro semestre de 2016, quando devem ser entregues 240 carros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e 112 carros para o Metrô Bahia, em Salvador. Para isso, as obras de construção da fábrica devem terminar já no final de 2015. "Estamos fazendo o possível para agilizar todas as licenças e reuniões com entidades governamentais que serão essenciais para o sucesso do projeto", explica o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós.
Durante o lançamento da pedra fundamental, o governador Geraldo Alckmin também ressaltou o compromisso do Estado com o desenvolvimento da malha ferroviária paulista: "estamos investindo para expandir em 132 km os trilhos no transporte de passageiros, somando-se Metrô, CPTM e VLT. E aqui serão fabricados trens com que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto para equipar as composições férreas que transportam o povo de São Paulo".
Enquanto a nova fábrica estiver sendo construída, a Hyundai Rotem realizará a montagem dos trens encomendados por São Paulo e Salvador em uma planta alugada já existente em Araraquara.
O presidente mundial da empresa sul-coreana, Seung Tack-Kim, destacou: "A Hyundai Rotem acredita que irá contribuir para que a cidade de Araraquara seja um grande polo de produção ferroviária no Brasil". Já o diretor-presidente da Hyundai Rotem no Brasil, André Han, também ressaltou o compromisso com o mercado, lembrando que, além de atender a demanda paulista e brasileira, a empresa deve exportar para toda a América do Sul. A ideia é fabricar 200 carros por ano, fechando novos contratos.
"Estamos conversando com as três estâncias de governo para que a instalação de nossa fábrica seja o primeiro passo para a transformação de Araraquara em um polo ferroviário", disse Han na cerimônia de anúncio do investimento realizada no Palácio dos Bandeirantes. O empreendimento também vai abrigar a sede administrativa da empresa no Brasil.
O executivo explicou que a cidade foi escolhida por já abrigar outras empresas do setor ferroviário, como a Iesa e a futura fábrica da Randon, além de outros fornecedores do setor que devem ir para lá nos próximos anos. Além disso, a cidade é considerada um ponto de encontro onde se cruzam todos os tipos de bitola e trilhos, o que a torna logisticamente estratégica. "Também priorizamos o Estado de São Paulo, que tem um potencial maior para projetos ferroviários e uma perspectiva melhor de mercado", explica. Para o prefeito Marcelo Barbieri, a instalação da empresa sul-coreana permitirá que Araraquara dê um um salto maior na qualidade de vida da população ao agregar novos valores ao município, como mais emprego e renda e o aumento futuro no repasse de ICMS, via Estado.
"A instalação da Hyundai Rotem coloca Araraquara na vanguarda pela retomada dos serviços ferroviários no Brasil e pode transformar o município em um pólo metroferroviário", enfatizou Marcelo, ao citar também a Randon, fábrica de vagões e de semirreboques canaviaeiros, que entrará em operação em 2016.
Os trens da Hyundai Rotem que já circulam nas linhas de trem de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, foram montados e importados da Coreia do Sul. A nova fábrica vai trazer inclusive uma tecnologia nova, que ainda não existe em fábricas brasileiras: trens sem a necessidade de condutores, que serão fornecidos para o Metrô Bahia.
A empresa adquiriu um terreno de 150 mil metros quadrados para construir a nova planta. Mesmo após a conclusão do novo empreendimento, a ideia da Hyundai Rotem é manter o galpão alugado funcionando, como uma fábrica de apoio planta principal.






Junker anuncia aquisição da fabricante nacional de retificadoras Zema

O Grupo Junker, fabricante de retificadoras de alto desempenho amplia seu portfólio de produtos e passará a oferecer ao mercado sistemas completos na área de retificação com a aquisição da Zema, empresa de origem brasileira.
As máquinas Junker são concebidas principalmente para a retificação com tecnologia CBN.
Para ampliar o leque de seus produtos, a Junker assegurou a maioria qualificada na Zema, adquirindo 76% das cotas. As máquinas da Zema possuem soluções inteligentes para a retificação com rebolo convencional como, por exemplo, para a usinagem de flanges e espigasem virabrequins, turbo compressores, homocinéticas e eixos de transmissões. Segundo o diretor presidente do Grupo Junker, Rochus Mayer, a participação majoritária nesta tradicional empresa brasileira permitirá a expansão global da Junker: "Agora poderemos atender todas as necessidades dos nossos clientes, abrir novos mercados e fornecer linhas combinadas de produção (CBN e Corundum)".
No Brasil, a Zema já fornece a importantes empresas globais e com a aquisição, passam a ser vendidas no mundo todo: afinal o Grupo Junker, com matriz em Nordrach na Alemanha, possui uma rede mundial de vendas e assistência técnica em contínuo desenvolvimento e crescimento.






Scania inaugura nova fábrica de pintura de cabinas no Brasil
A Scania inaugurou nova fábrica de pintura e montagem de cabinas de caminhão na planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
O projeto foi inspirado nas plantas da Scania na Suécia e Holanda, e faz parte da estratégia da montadora na busca por melhorias contínuas. "Com essa fábrica reafirmamos nosso compromisso com a qualidade de produtos e soluções que entregamos aos clientes e a disposição para contribuir com o desenvolvimento da região e do país", afirma Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.
A eficiência da fábrica é garantida pela automação de processos como a implantação de sistema inovador de transporte de peças e de plataformas elevatórias, medidas que também resultam em maior ergonomia aos colaboradores. A pintura é automatizada, evitando perdas expressivas de material. "A nova linha de pintura usa 40% menos de tinta em relação à antiga fábrica, e todo excedente é reutilizado", diz Svedlund.
A qualidade da pintura é atestada por projeto pioneiro de iluminação na América Latina,  composto por um túnel com 400 luminárias de luz de LED programável, o sistema evidencia eventuais falhas na pintura primer, além de proporcionar um aumento da vida útil das lâmpadas em 6 vezes, comparado as lâmpadas tradicionais.
Prédio sustentável - O projeto foi desenvolvido com o objetivo de otimizar ao máximo a utilização de recursos naturais e reduzir o impacto ambiental. O prédio possui um sistema de ventilação por pressão positiva, impedindo a entrada de ar e de partículas externas que possam causar defeitos na pintura. Para evitar o desperdício de água, o prédio conta com sistema de reutilização da água da chuva, captada em dois tanques de 20m³ cada, para ser utilizada em sanitários e limpeza externa. Sistemas de iluminação inteligentes reduzem em até 50% consumo de energia elétrica, se comparado ao da antiga fábrica.
Um incinerador é responsável por queimar os resíduos de gases e outros subprodutos da pintura. Parte do calor gerado é reaproveitado nas estufas, e a tubulação conta com sistema de limpeza por arraste que diminui desperdícios de material e contribui para a conservação dos equipamentos.


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