Publicidade

Donaldson Investe Para Expandir Atuação No Mercado

Para alavancar seu market share, a empresa está investindo US$ 3,6 milhões na planta recém-inaugurada


Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado

A Donaldson Company está pronta para comemorar 100 anos no mercado mundial agora em 2015. Audaciosa, a Donaldson do Brasil prevê para este ano chegar ao mesmo patamar de crescimento de 2014. Segundo Marcelo Simionato – diretor de País, outro objetivo traçado pela unidade brasileira é alcançar a participação no mercados de filtros automotivos e industriais, consolidando-se como uma das maiores no setor. Apesar do baixo crescimento econômico, variações do câmbio que afetam de forma direta seu negócio e barreiras técnicas impostas a produtos importados, a perspectiva da Filtros Donaldson é de que 2015 seja o ano da consolidação de sua operação no Brasil onde continuará apostando no reconhecimento da marca para aumentar sua participação de mercado.
E para alavancar seu market share e dar suporte ao contínuo crescimento do mercado nacional, a empresa está investindo US$ 3,6 milhões em uma nova fábrica, que foi inaugurada e entrou em operação no dia 5 de janeiro de 2015. Resultado do crescimento dos negócios no Brasil, o novo prédio, localizado em Itatiba, a 7 km de distância da antiga planta, em Atibaia, conta com um agrupamento da linha de produção de filtros de ar, novas linhas de produção, Centro de Distribuição, laboratório de testes e pesquisas e ampliação dos escritórios. Além disso, a nova fábrica tem o dobro da capacidade anterior e previsão de novos investimentos para expansão.
Nesses últimos anos, o mercado de filtros aumentou sua participação na economia, movimentando bilhões de dólares. A chave para a curva ascendente do setor é sua indispensável presença em praticamente todos os processos produtivos. E o Brasil exerce importante papel no mercado mundial de filtros, seja no segmento industrial, seja no automotivo. Embora a macroeconomia tenha tornado os anos de 2013 e 2014 mais desafiadores do que o previsto, estima-se que o mercado tenha crescido, em média, 5%. E de acordo com o balanço do último ano e tendências para 2015, há boas expectativas para a manutenção desta mesma taxa de crescimento. Motivo pelo qual a Donaldson vê com otimismo quanto ao seu faturamento para os próximos meses deste ano.


Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado


Ações para expansão no mercado
O forte relacionamento com os clientes vem acelerando o crescimento internacional da Donaldson há quase 40 anos e tornando-a uma empresa global com presença em 44 países. Por isso, é reconhecida mundialmente como fornecedora de soluções de filtragem para aplicações severas tanto no mercado de motores quanto em aplicações industriais. Hoje, a Donaldson ultrapassa esse perfil devido ao portfólio abrangente para equipamentos pesados de construção, agricultura e mineração e trabalha no desenvolvimento de produtos para o mercado brasileiro de transportes e para tratores de pequeno porte, além do fornecimento às montadoras. Em aplicações industriais, atua com equipamentos para a coleta de pó, fumaça e névoa de óleo e também filtros para líquido que se adaptam a todas as necessidades.
Desde a volta da empresa para o Brasil em 2006, estas áreas vêm crescendo de forma significativa nos últimos anos. Durante todo o seu período no país, a Donaldson vem acompanhando a evolução e as necessidades do mercado, assim como as oportunidades que podem servir para seu crescimento e fortalecimento nos segmentos em que atua. Diante deste cenário, a empresa vem desenvolvendo fortemente sua participação no mercado brasileiro. Para isso, aposta em inovações nos sistemas de filtragem e novas tecnologias que auxiliem seus parceiros e clientes em suas necessidades.
A empresa conta atualmente com 150 funcionários, incluindo administrativo e operacional, e dois turnos de produção, que trabalham no desenvolvimento da linha de filtros de ar, além de um Centro de Distribuição na mesma planta. Todas essas ações vêm sendo utilizadas para atender os seus mais de 250 distribuidores espalhados pelas cinco regiões do país. Inclusive, uma das fortalezas da Donaldson são seus colaboradores, afirma Marcelo Simionato, número que cresce a cada dia, sendo reflexo da alta demanda do mercado do qual faz parte. Voltado a seu público interno, a empresa investe em treinamentos no Brasil e nas demais unidades ao redor do mundo para troca de informações e da cultura organizacional. A Donaldson também incentiva fortemente novas ideias e a união entre equipes. Além disso, seus colaboradores são focados e direcionados para o alcance de metas agressivas.
Outras ações da empresa para expandir a atuação em suas áreas de destaque e aumentar a penetração em nichos do mercado vêm dos lançamentos de produtos. Já em relação aos seus clientes, há um grande programa de bonificação sendo desenvolvido e colocado em prática nos últimos anos. O objetivo é trazer benefícios no dia a dia aos clientes que trabalharem com a marca Donaldson em seus negócios. Também há investimentos em divulgação da marca com a participação nas principais feiras do país.

 

Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado



 Filtração a granel
De olho nos fluidos estocados em grande escala, a Donaldson desenvolveu um sistema de filtragem a granel de combustíveis e lubrificantes que proporciona redução do risco de contaminação na estocagem e que ajuda a manter os níveis de limpeza. Nos tanques de estocagem de grande escala, os Filtros Absorvedores de Água, Respiradores T.R.A.P.™ e Respiradores de Reservatórios Ativos (ARV), utilizados em conjunto, fazem com que os fluidos fiquem livres de água, da contaminação aeróbica e do surgimento de microrganismos, reduzem o risco de entrada de bolor e contaminantes e mantêm os fluidos limpos e secos. Em razão dos fluidos instáveis e do próprio tanque poderem se tornar fonte de contaminação, a Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercadofiltragem final na saída com o uso de seus filtros assegura atingir os níveis de limpeza certificados pela ISO.
Todo esse cuidado é para não comprometer o desempenho e durabilidade de veículos e equipamentos. Por isso, é importante a remoção de contaminantes e da água de combustíveis e lubrificantes dos motores pela filtragem de grande escala antes de seu bombeamento para eles, o que permite que os sistemas finais de filtragem on-board trabalhem com precisão tecnológica avançada, dentro das exigências e padrões ambientais. Os filtros da empresa são compactos e de fácil substituição, mantêm a qualidade do fluido e podem ser configurados para elevadas taxas de fluxo, minimizando as quedas de pressão.

 


Foco em novas tecnologias
Um dos fatores críticos de sucesso da Filtros Donaldson é seu foco em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Os clientes consideram a empresa como pioneira em vários sistemas de filtragem que valorizam os seus negócios. Hoje, tem cerca de 13 mil funcionários no mundo e mais de mil cientistas e engenheiros dedicados a inovações. Possui ainda cerca de 10 centros técnicos de desenvolvimento em oito países, e investem cerca de 2% de seu faturamento em P&D.
Segundo Julio Trujillo, supervisor de engenharia de aplicação e testes, as inovações da Donaldson Company Inc. figuram como páginas importantes da história da filtragem no mundo, "A Donaldson rubricou com grandes contribuições e inovação tecnológica ao longo do tempo, tanto nos produtos, como nos processos de fabricação dos mesmos; as contribuições são muito mais significativas na linha de filtros de ar e suas diferentes aplicações nos mercados. Estas contribuições foram motivadas por alguma necessidade do mercado, mas a grande maioria foi originada proativamente em salas de reunião e se anteciparam muito à época em que foram lançadas", e complementa "algumas das grandes contribuições que podemos citar são os filtros de ar Powercore® que surgiu oferecendo a vantagem de filtrar mais com um filtro do mesmo tamanho, além de evoluir na vantagem de fornecer a filtragem necessária às crescentes demandas das legislações para redução de emissões (Euro para veículos comerciais e Tier para veículos fora de estrada). No Brasil, o Powercore é utilizado já por várias montadoras de máquinas agrícolas, construção e veículos comerciais. Há fortes indícios de que o Powercore® é um produto que continuará marcando tendências no mercado brasileiro e na América Latina, pois é assim que está acontecendo no resto do mundo e inclusive nos países emergentes".
O especialista frisa ainda as inovações na área de meios filtrantes, "Outros produtos que sem dúvida tem marcado presença e são destacáveis em nosso mercado são as nossas mídias sintéticas a base de Nano fibras (linha de produto BLUE): mídia Ultraweb® para filtragem de ar e Synteq® para filtragem líquida. Esta primeira já foi amplamente reconhecida nas aplicações fora de estrada pela longa vida e maior proteção dos motores e vem marcando presença nos filtros de ar de caminhões e máquinas agrícolas presentes em usinas de cana e açúcar. Junto com Ultraweb® o pacote de benefícios é maior quando acrescenta algum pré-filtro Top Spin, filtros hidráulicos Duramax e muitos outros."
Segundo Trujillo os gráficos abaixo consolidam de forma genérica a comparação entre a vida e eficiência de um filtro de ar com papel convencional e papel Ultraweb; para cada aplicação o benefício é iminente, mas a magnitude pode variar em função das particularidades.

 

Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado

 

Outro dos estímulos do mercado que puxaram historicamente a Donaldson a se tornar uma empresa voltada para engenharia e inovação tecnológica é a crescente preocupação das montadoras por reduzir a base de fornecimento para facilitar tanto a negociação de pacotes mais competitivos, como a garantia da qualidade. Com isto a Donaldson através de sistema FSS (Full System Supplier) adentrou em diversas OEMs no mundo, fornecendo praticamente todo tipo de item que compõe o sistema de admissão, filtragem dos fluidos de ar e motor, além dos sistemas de exaustão.
"A integração destes sistemas FSS demanda estudo extensivo de desenvolvimento (CAE e prototipagem) e testes de validação de produto antes de lançá-los no mercado. Algumas das ferramentas tanto preditivas, como procedimentos de testes foram desenvolvidos pela Donaldson e compilam a longa experiência dos nossos designers e engenheiros de aplicação no mundo inteiro. Devido a isso a Donaldson já colocou no mercado os mais inovadores sistemas de filtragem (alguns exemplos a seguir)", comenta Trujillo.
O especialista comenta ainda das perspectivas de futuro na área de desenvolvimento da empresa "Em um futuro bem próximo a Donaldson apresentará novidades nos filtros de vedação radial (RadialSeal®) no intuito de aumentar a capacidade de filtragem, sem aumentar o tamanho do filtro e também reforçar os processos de manutenção. O mercado já está usufruindo alguns desses benefícios com os filtros da linha XRB e FRG2", finaliza Julio Trujillo.


Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado


Preocupação com o meio ambiente
A Política de Meio Ambiente faz parte da cultura organizacional da Donaldson e é uma das mais trabalhadas e respeitadas, reunindo colaboradores internos e externos e a sociedade. Por meio dela, segrega e descarta de forma correta os resíduos gerados, visando ao seu reaproveitamento e à redução dos impactos no meio ambiente. São realizadas também práticas de conscientização com os colaboradores internos sobre as questões ambientais, como o uso racional da água e da energia elétrica. Além disso, a empresa está em fase de implantação da ISO 14.000, de gestão ambiental.
Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (ABRAFILTROS), a Donaldson participa ainda do Programa Descarte Consciente, executando por intermédio da associação a Logística Reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, incluindo a coleta, reciclagem de materiais e encaminhamento de resíduos para destinação ambiental correta. Atualmente, este projeto abrange os Estados de São Paulo, Paraná e, em breve, o Espírito Santo.

 

Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado Donaldson Investe  Para Expandir Atuação  No Mercado






Publicidade