Publicidade

Abrafiltros Representa Setor Nas Reuniões Da Sma 024

Entidade reforça necessidade de participação das empresas nas questões logísticas, visando estabelecimento de metas viáveis e redução de custos


A Abrafiltros – Associação das Empresas de Filtros e Seus Sistemas – Automotivos e Industriais - tem participado ativamente das reuniões convocadas pela Secretaria do Meio Ambiente para definição dos trabalhos relacionados à lei estadual SMA 024, assinada em 30 de agosto de 2010 e que estabelece a coleta de filtros usados de óleo lubrificante em todo o Estado de São Paulo, o primeiro item citado entre produtos cujos resíduos podem gerar impacto ambiental. 
O assunto está sendo conduzido pela Abrafiltros através do acompanhamento das reuniões e repasse das informações aos associados, em especial da Câmara Setorial de Filtros Automotivos, os quais serão os primeiros a serem afetados pela nova lei, que prevê o estabelecimento de metas de recolhimento para cada um dos setores pela Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos até 31 de dezembro. A Secretaria determinou que todos os setores apresentem uma proposta de trabalho até o dia 1º de dezembro.
"A Secretaria do Meio Ambiente já adiantou que todas as principais empresas do setor serão chamadas a participar e cumprir as metas do programa, por isso é importante participar agora para poder opinar e buscar metas tangíveis e passíveis de serem cumpridas", explica João Batista Moura, Presidente da Abrafiltros. "As empresas associadas poderão estabelecer um plano conjunto para o cumprimento das metas, enquanto as que não participarem do trabalho serão chamadas individualmente segundo os critérios estabelecidos pela Comissão Estadual".
A SMA 024 responsabiliza fabricantes, distribuidores e importadores quanto ao recolhimento e reciclagem dos materiais, devendo não só disponibilizar pontos de coleta como também promover ações de orientação aos consumidores e  informar a quantidade de resíduos recolhidos e sua destinação no Sistema Declaratório Anual de Resíduos Sólidos.
Por esse motivo, a Abrafiltros entende que a união das empresas será fundamental para beneficiar o setor como um todo, tanto na questão logística como econômica. "Desenvolver o trabalho em grupo implicará na redução de custos para o mercado, pois é certo que o cumprimento das metas exigirá investimentos tanto da iniciativa privada quanto governamental. Segundo o governo, as empresas do segmento também deverão se unir na realização de campanhas educativas no sentido de orientar e processar a coleta e a destinação devidamente correta para os filtros usados de óleo lubrificante", diz Moura. "São ações que devem ser analisadas pelas empresas quanto à composição de custos e a viabilização de recursos nas iniciativas privadas e governamentais, bem como o impacto na precificação dos produtos, pois somente assim encontraremos um caminho viável que traga benefícios ao meio ambiente e garanta a sustentabilidade do setor".
Além dos representantes da Secretaria do Meio Ambiente, CONAMA e da Abrafiltros, os trabalhos têm contado com a participação de entidades como FIESP, Fecomércio, Sindirrefino, Sindilub, Sindirepa/SP, Sindicom, Sindipetro, Fecombustíveis, Abinee entre outras. Além dos filtros usados de óleo lubrificante automotivo, a SMA 024 também abrange a coleta e destinação de embalagens de óleo lubrificante automotivo, lâmpadas fluorescentes, baterias automotivas, pneus, produtos eletroeletrônicos, embalagens primárias, secundárias e terciárias de alimentos e bebidas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e bens de consumo sólidos. Conforme a lei, a lista de produtos poderá ser atualizada pela Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos.
Assim como o trabalho que vem sendo realizado com referência a SMA 024, a  Abrafiltros também está obtendo informações acerca da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que também prevê a coleta e destinação correta de filtros usados de óleo automotivos em âmbito nacional. 



Tel (11) 4475-5679
www.abrafiltros.org.br




Publicidade