Filtros residenciais com tecnologias dinâmicas e designs futuristas para água de qualidade e beleza
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 137 - Novembro/Dezembro 2025 - Ano 24
Maior conscientização da população sobre a qualidade da água, busca de bem-estar, saúde, design atraente, praticidade e sustentabilidade impulsionam o mercado brasileiro de filtragem residencial, que se encontra em expansão e cresce de forma consistente
Maior conscientização da população sobre a qualidade da água, busca de bem-estar, saúde, design atraente, praticidade e sustentabilidade impulsionam o mercado brasileiro de filtragem residencial, que se encontra em expansão e cresce de forma consistente, apesar de ainda ser menor do que nos países desenvolvidos. Existe grande potencial de crescimento em algumas regiões do País, mas já se observa aumento expressivo da adoção de purificadores nas metrópoles. E os fabricantes se desdobram para oferecer um portfólio diversificado de modelos versáteis e com design moderno e funcional para decorar as residências e deixá-las conectadas e bem bonitas.
Hoje, com todo o avanço, as tecnologias vão muito além da simples retenção de partículas sólidas. A evolução tecnológica e os novos recursos digitais ampliam a eficiência da filtragem residencial e garantem água livre de impurezas, sedimentos, bactérias e produtos químicos do tratamento inicial. A disponibilidade de água potável é essencial à qualidade de vida. O uso de filtro, purificador ou bebedouro garante a saúde do consumidor e preserva o meio ambiente, evitando o descarte de garrafas plásticas. A escolha do filtro ideal depende das necessidades de cada casa.
Participação
O consumidor brasileiro está mais atento à qualidade da água devi do à busca por bem-estar e consciência ambiental. “A Lorenzetti acompanha esse movimento de maior conscientização da população sobre saúde, sustentabilidade e praticidade com portfólio diversificado, que atende desde lares compactos até famílias que precisam de alta capacidade de filtragem e modelos versáteis e adaptados a diferentes estilos de vida” – destaca Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti. A marca se consolida como uma das principais referências do setor.
A conscientização do consumidor sobre a importância da água de qualidade aumentou muito nos últimos anos. “O futuro da filtragem é unir tecnologia, saúde e responsabilidade ambiental” – diz Liéven Peruzzo Ritter, gerente de pesquisa e desenvolvimento de produto da Filtros Planeta Água, que fornece soluções acessíveis e com tecnologia de ponta. A empresa tem uma importante participação no desenvolvimento de novos produtos e na disseminação de informação. “Acreditamos que a educação é parte fundamental para o consumidor fazer boas escolhas” – ressalta Liéven.
A BBI Filtração vem crescendo em participação pela confiabilidade dos seus produtos, atendimento técnico especializado e ampla rede de atendimento. “Hoje, possuímos lojistas autorizados em todos os Estados brasileiros, além de exportações para a América do Sul. Para 2025, esperamos um crescimento na casa de 40% em relação a 2024” – afirma Thiago Antoniolli, gerente comercial da BBI Filtração.
Importância
No abastecimento público de água, o trajeto entre as centrais de tratamento até as casas, além do armazenamento em caixas d’água, pode acrescentar na água substâncias e contaminantes indesejáveis, tais como, limo, partículas e bactérias. “No cenário de um crescente de contaminantes químicos, nitratos, metais pesados, pesticidas, partículas de plásticos, restos de medicamentos etc. é que temos a importância e os benefícios dos sistemas de filtragem, estabelecidos em filtros, purificadores e bebedouros” – enfatiza Alexandre Augusto Domingues, presidente da Abrafipa – Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água.
Os sistemas de filtragem residencial são fundamentais para complementar o tratamento feito pelas concessionárias. “Muitas vezes, a água que chega às residências ainda contém cloro residual, sedimentos, metais pesados, pesticidas ou até microplásticos. Além disso, tubulações antigas podem liberar impurezas ao longo do caminho. O filtro doméstico garante uma última barreira de proteção, oferecendo água mais segura e agradável ao consumo” – explica Antoniolli, da BBI Filtração.
A água que chega até os domicílios passa por tratamento municipal e percorre longos trajetos em reservatórios e tubulações antigas, onde pode sofrer contaminações secundárias. “A preocupação é com os contaminantes emergentes, como microplásticos, resíduos de medicamentos e pesticidas, que muitas vezes não são totalmente removidos no tratamento convencional. O filtro residencial garante que a água consumida pela família tenha mais segurança e qualidade” – salienta Liéven Peruzzo Ritter, da Planeta Água.
Mesmo após o tratamento realizado pelas concessionárias até chegar às residências, a água fica sujeita a sedimentos, odores desagradáveis e variações no gosto. “Após todas estas etapas, os sistemas de filtragem residencial se consolidam como aliados indispensáveis para garantir água confiável para beber e cozinhar. São ainda alternativas sustentáveis diante do consumo de água engarrafada, reduzindo o descarte de plásticos” – diz Paulo Galina, da Lorenzetti.
Antoniolli, da BBI Filtração, complementa e diz ser relevante o fato de que diminuir o consumo de água engarrafada elimina a suspeita de contaminações:
Liberação de substâncias químicas
• Quando expostos ao calor ou armazenados por muito tempo, alguns tipos de plásticos podem liberar compostos, como bisfenol A (BPA) ou ftalatos, que são potenciais disruptores endócrinos;
• Mesmo plásticos “livres de BPA” podem liberar outros microcontaminantes.
Proliferação de microrganismos
• A higienização das bombonas, muitas vezes, é inadequada ou negligenciada;
• A abertura constante e a reutilização da mesma bombona favorecem a entrada de ar e a formação de biofilme nas paredes internas, onde bactérias e fungos podem se multiplicar.
Microplásticos na água
• O atrito, o envelhecimento do plástico e a manipulação podem liberar partículas microscópicas (microplásticos) que acabam sendo ingeridas;
• Quando expostas ao sol ou calor excessivo durante transporte ou estocagem, as bombonas podem acelerar a degradação do plástico e aumentar a
migração de contaminantes para a água.
Para fabricação de plásticos, Bisfenol A (BPA), usado em mamadeiras, tupperwares e garrafas de água, e ftalatos, que tornam o plástico flexível em PVC, cosméticos e xampus, podem contaminar alimentos e bebidas e causar alterações metabólicas e hormonais e problemas de fertilidade e reprodutivos.
Certificação
Os filtros são regulados pela Norma ABNT NBR 16098:2012 e Portaria Inmetro 102/2022. “Esses aparelhos devem ostentar certificação de qualidade e eficiência por meio de rigoroso processo realizado por Organismos de Certificação de Produtos (OCP), acreditados pelo órgão. Esse processo de certificação, que resulta numa etiqueta colada no aparelho, assegura que o equipamento foi aprovado nas eficiências na melhoria da água declaradas pelo fabricante” – explica Alexandre Domingues, da Abrafipa.
1 - Redução de cloro livre;
2 - Retenção de partículas;
3 - Eficiência bacteriológica.
Para aparelhos elétricos, a certificação do Inmetro acrescenta as avaliações:
1 - Eficiência energética;
2 - Consumo de energia;
3 - Capacidade de fornecimento de água gelada;
4 - Segurança elétrica.
Bem-estar
Os benefícios da filtragem residencial para a saúde, os equipamentos, a economia, a qualidade dos alimentos, a segurança e bem-estar e a sustentabilidade.
• Para a saúde: a água filtrada reduz riscos de ingestão de microrganismos e contaminantes químicos e microbiológicos que podem causar doenças. Os purificadores garantem ainda água livre de impurezas, odores e excesso de cloro, tornando-a mais agradável ao consumo e adequada ao preparo de alimentos;
• Nos equipamentos domésticos: a filtragem traz maior durabilidade e aumenta a vida útil de utensílios e eletrodomésticos, como cafeteiras, ferros a vapor, geladeiras e chuveiros, evitando o acúmulo de resíduos e incrustações;
• Economia: o consumidor substitui compras constantes e gastos recorrentes com galões ou garrafas de água por um sistema mais sustentável e acessível que reduz impactos ambientais.
Há menos gastos com manutenção de aparelhos e diminuição do consumo de água engarrafada;
• Qualidade dos alimentos: na cozinha, alimentos e bebidas preparados com água de qualidade têm sabor mais puro e textura preservada. A água mais pura melhora o sabor de café, chá e sucos e a higienização no preparo dos alimentos;
• Segurança e bem-estar: sensação de confiança no consumo diário da água. Saber que a água consumida é confiável traz a tranquilidade de contar com água pura sempre disponível, o que reforça hábitos saudáveis e impacta positivamente o dia a dia;
• Sustentabilidade: reduzir o consumo de água engarrafada diminui a quantidade de plástico consumido e descartado pela família.
Fontes: BBI Filtração, Lorenzetti e Planeta Água.
Tecnologia conjunta
Os sistemas de filtragem residenciais estão utilizando as tecnologias avançadas. “O carvão ativado de alta performance, as membranas de ultrafiltração, a osmose reversa e as lâmpadas ultravioletas (UVs). Enquanto as soluções digitais monitoram em tempo real a qualidade da água e o desempenho do filtro, avisando sobre a necessidade de manutenção. Essa combinação permite reduzir desde partículas maiores até contaminantes químicos, vírus e bactérias, garantindo maior segurança” – descreve Antoniolli, da BBI Filtração.
O consumidor tem a seu dispor os novos recursos tecnológicos atuais que chegaram também aos filtros residenciais. “A tecnologia trouxe mais eficiência e confiança ao consumidor que passa a ter certeza de que o filtro está realmente cumprindo seu papel. Os sistemas associam diferentes camadas filtrantes, o carvão ativado de alta performance para remover cloro e compostos orgânicos, as membranas para redução microbiológica e os indicadores digitais que sinalizam a hora da troca do refil” – discorre Liéven, da Planeta Água.
Todos esses novos processos disponíveis nos filtros residenciais reforçam ainda mais a proteção contra impurezas, assegurando água de qualidade em todas as situações de uso. “Os modelos atuais combinam diferentes camadas de retenção que eliminam partículas sólidas, como barro, limo e ferrugem, reduzem o cloro, neutralizam odores e controlam o nível microbiológico, inibindo a proliferação de bactérias. O uso de materiais, incluindo o carvão ativado com prata coloidal, é um conjunto de processos que atuam em diferentes etapas para garantir a purificação da água” – explica Paulo Galina, da Lorenzetti.
Água fresca
Os principais diferenciais dos sistemas de filtragem residenciais hoje combinam tecnologia, eficiência e praticidade. Todos os modelos devem seguir as normas de desempenho e segurança com certificação.
A BBI Filtração mostra que são muitos os diferenciais tecnológicos dos sistemas de filtragem residenciais hoje para o consumo diário dentro de casa de água límpida e fresca:
• Filtros multicamadas que combinam diferentes estágios de retenção;
• Uso de carvão ativado com impregnação especial para reduzir não só o cloro, mas também as bactérias;
• Sistemas de ultrafiltração e osmose reversa adaptados ao uso residencial ofertam água livre de microrganismos e extremamente pura;
• Purificadores com elementos filtrantes potentes que, em um único estágio, fornecem purificação avançada;
• Design compacto e moderno que facilita a instalação e a manutenção.
Liéven, da Planeta Água, cita que, hoje, existem disponíveis no mercado filtros compactos, de fácil instalação e manutenção, mas com altíssima capacidade de retenção de partículas e melhoria da qualidade da água. Além disso, recursos digitais trazem indicadores de vida útil e mais transparência no uso. Outros diferenciais, segundo ela, são os designs adaptados para diferentes ambientes e necessidades e a preocupação com sustentabilidade – tanto na durabilidade dos refis quanto na redução de resíduos plásticos, já que o consumidor deixa de consumir água engarrafada.
Os produtos da Lorenzetti dispõem de camadas filtrantes que eliminam as partículas sólidas, reduzem o cloro e os odores e controlam a proliferação de bactérias. O Gioviale e o Naturalis, por exemplo, oferecem maior capacidade de purificação de 4 mil e 6 mil litros de água, respectivamente. Enquanto os compactos, como Vitale e Versatille, se adaptam a cozinhas menores ou áreas gourmets. Os purificadores com torneira Acqua Due e Acqua Bella possuem funcionalidades 2 em 1 e aliam praticidade e modernidade. O purificador com torneira em metal Acqua Class traz bica única e elegância que valoriza os projetos de cozinha.
Como complemento, a linha Loren Acqua dispõe de filtros de água que atendem a diferentes aplicações, desde máquinas de lavar até para caixas d’água. O Acqua 5”, para pia da cozinha, combina com diferentes estilos de decoração. Enquanto o Acqua 9” ¾ é usado em bebedouros, máquinas de café expresso e de gelo, salões de beleza e restaurantes. Instalado na caixa d’água ou no cavalete, o Acqua 9” ¾ evita a entrada de partículas sólidas na rede hidráulica, protegendo tubulações contra corrosão e entupimentos e prolongando a vida útil de chuveiros, torneiras, aquecedores e válvulas de descarga. O Acqua 5” para máquinas de lavar roupas, melhora a qualidade da água e potencializa a ação do sabão, evitando manchas. Previne acúmulo de sujeira em tambor, filtro e mangueiras, reduzindo a manutenção.
Úteis e decorativos
A busca dos fabricantes pela diversidade e modernidade dos sistemas de filtragem residenciais é constante para atrair o consumidor para um produto útil que ao mesmo tempo embeleza a decoração da casa. “A diversificação de cores e acabamentos vem se consolidando como diferencial, trazendo harmonia ao estilo dos ambientes” – pontua Paulo Galina, da Lorenzetti.
Entre as principais tendências, estão tecnologias de filtragem mais eficientes e inclusão de funcionalidades que levam mais praticidade ao dia a dia, ampliando o portfólio para atender aos diferentes perfis de consumidores. “O consumidor brasileiro valoriza cada vez mais a integração entre saúde, sustentabilidade e modernidade, procurando produtos compactos e fáceis de instalar e manter. Além de querer modelos com design que dialogam com cozinhas gourmet e ambientes integrados” – relaciona Paulo Galina.
Diante do amplo espectro de poluentes, segundo Alexandre Domingues, a indústria desenvolverá membranas mais finas e novos materiais com maior capacidade de filtragem para enfrentar o aumento de contaminantes. “Deve ganhar espaço também a preocupação dos consumidores pelas reais eficiências do aparelho quanto a quais contaminantes são removidos, em que porcentagem, vida útil do elemento filtrante e impacto ambiental” – ressalta o presidente da Abrafipa.
Outras tendências também são muito claras e apontam para:
• Filtros, purificadores e bebedouros inteligentes: integrados a Apps, plataformas de casa conectada, permitirão monitorar remoto a qualidade da água, a vida útil de elemento filtrante, alertas de manutenção, avisar sobre a troca de refis etc.;
• Diversidade: com modelos que combinam várias tecnologias de filtragem: carvão ativado, ultravioleta, osmose reversa, ozônio, nanofiltração, ultrafiltração etc.;
• Variedade: na oferta de aparelhos, para ponto de uso, em bancadas, soluções portáteis que funcionem sem energia elétrica, com energia solar ou baterias;
• Personalização dos filtros: adaptados ao perfil do consumidor e ao tipo de água da região. Voltados para diferentes necessidades: remoção de metais, abrandamento, alcalinização e dessalinização;
• Sustentabilidade: inclui refis de longa duração e alta eficiência. Soluções que reduzam o impacto ambiental, tanto no descarte de refis quanto na substituição do consumo de plástico descartável;
• Compactação: abrange sistemas menores e mais eficientes para diferentes tipos de residências;
• Capilaridade: traz soluções de custo acessível para ampliar a penetração em todas as classes sociais.
Fontes: Abrafipa, BBI Filtração e Planeta Água.
Contato das empresas
Abrafipa: www.abrafipa.com.br
BBI Filtração: www.bbifiltracao.com.br
Filtros Planeta Água: www.planetaagua.ind.br
Lorenzetti: www.lorenzetti.com.br