Publicidade

O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos

O filtro de óleo protege o motor do veículo contra impurezas presentes no óleo, como poeira, partículas de metal e de fuligem e resíduos de combustão. Lubrifica e mantém a limpeza do sistema, impedindo a passagem de partículas nocivas


O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos

O filtro de óleo protege o motor do veículo contra impurezas presentes no óleo, como poeira, partículas de metal e de fuligem e resíduos de combustão. Lubrifica e mantém a limpeza do sistema, impedindo a passagem de partículas nocivas causadas pela combustão e pelo atrito entre diversas partes do motor durante seu funcionamento. Evita que o material desprendido por esses atritos danifique as peças móveis do motor, causando desgastes excessivos dos componentes internos e gerando custos de manutenções desnecessárias em curto espaço de tempo. 
Os filtros de óleo precisam atender às especificações técnicas definidas pela montadora do veículo. “O filtro de óleo é um item fundamental para promover o perfeito funcionamento do motor” – destaca Mateus Nascimento, consultor técnico comercial da Tecfil.

O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos

Blindado e cartucho
Existem dois tipos de filtros de óleo. Ambos os tipos filtram os resíduos gerados pela movimentação do motor para manter o sistema limpo:
Blindado: primeiro e mais antigo, tem componentes metálicos – caneca, reforço e válvulas –, borracha e mídia filtrante. Na troca, todo o conjunto de filtro de óleo é substituído e rosqueado diretamente no bloco do motor. Os componentes do blindado, como a válvula antirretorno, a válvula bypass, a caneca etc., estão montados no próprio filtro. 
Cartucho: mais moderno, possui mídia filtrante, componentes plásticos e adesivos. A carcaça do filtro de óleo fica acoplada/fixa no bloco do motor. O refil possui apenas o elemento filtrante. Ao realizar a troca, apenas o cartucho e as vedações são substituídos. Todos os outros componentes estão presentes no bloco do motor. Os de cartucho contêm menos componentes e são mais ecológicos, porém requerem maior investimento dos fabricantes de veículos/motores. 
Fonte: Bosch, Mahle e Tecfil.

Downsize e modular
A tecnologia de fabricação dos filtros de óleo acompanha a tecnologia utilizada na construção dos motores. “Os produtos são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada motorização, garantindo a performance da filtração e a proteção do motor do veículo. Hoje os motores são mais precisos nos valores de folgas entre componentes e o uso adequado de válvulas termostáticas exige filtros que atendam a estas novas tecnologias” – afirma Viviane Vedovatto, responsável por trade marketing na Bosch Automotive Aftermarket.
“O downsize e as soluções modulares são muito importantes para a evolução das tecnologias de motores diesel, GNV, etanol e hidrogênio. Eles trazem redução de massa ao conjunto, não deixando de ter performance e com a customização sempre requerida em soluções de filtração do óleo lubrificante do motor” – avalia Cesar Souza, gerente de desenvolvimento de negócios da Parker Hannifin.
O apelo ecológico é outro fator relevante. “Gradativamente, ocorre a mudança de filtros blindados em aço para cartuchos filtrantes fabricados com materiais recicláveis” – diz Thiago Palotta, coordenador de engenharia aftermarket da BorgWarner. A BorgWarner comprou a Delphi, marca que continua atuante no mercado de reposição e passou a fazer parte do grupo. 

Meios filtrantes eficazes
A diferença hoje está na composição dos meios filtrantes. Um grande avanço nos filtros de óleo foi o desenvolvimento de meios filtrantes sintéticos. “Os meios filtrantes sintéticos garantem maior durabilidade, aumentam a capacidade de retenção de contaminantes e asseguram uma melhora significativa na eficiência da filtração. O objetivo do elemento filtrante sintético é proporcionar vida útil prolongada dos componentes inseridos no processo de lubrificação do motor” – analisa Palotta.

O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos

O ‘coração’ do filtro do óleo é a mídia filtrante” – afirma a Equipe Mahle Aftermarket, da qual fazem parte as áreas comercial e técnica da Mahle. Hoje, existe melhor tecnologia relativa à mídia filtrante utilizada na fabricação dos filtros de óleo. “Ela melhora o desempenho do motor e aumenta a vida útil dele” – assinala a Equipe. “Um ponto importante é que os óleos usados nos motores atuais sofrerão mudança na viscosidade” – complementa.
Por isso, a tecnologia presente no papel filtrante para a remoção dos contaminantes existentes no fluido é um diferencial. “É essencial que a mídia tenha condições de remover com eficiência os contaminantes que podem diminuir a vida útil do motor ou comprometer seu funcionamento” – observa Andre Amorim, supervisor de engenharia de produto da Cummins Filtration  Fleetguard®.

Normas antipoluentes
As Resoluções 490 e 492 trazem a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), L7 para veículos leves e P8 para veículos pesados, com início previsto para 1º de janeiro de 2022. “Essas duas resoluções exigem redução significativa dos vapores de combustíveis que são dissipados na atmosfera” – ressalta Palotta, da BorgWarner.
“Com as novas leis de emissões que estarão vigentes em breve no Brasil, o filtro de óleo tem papel essencial na correta proteção e funcionamento do motor” – destaca Amorim, da Cummins.
Hoje não existe uma regulamentação que os filtros precisam atender, de acordo com Viviane. “Entretanto, como sua principal finalidade é proteger o motor do veículo e garantir a eficiência de filtragem, o ideal é que o filtro seja projetado para garantir o fluxo de óleo no motor, evitando a passagem de partículas de impurezas e assegurando maior vida útil ao motor” – enfatiza Viviane, da Bosch.
Os filtros do óleo não estão diretamente ligados ao processo antipoluente. “Segue o preconizado no Proconve. A Mahle contribui com a correta destinação do filtro usado participando do Programa de Descarte Consciente, da Abrafiltros, desde o início do projeto” – acentua a Equipe Mahle Aftermarket. 

O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos

“Com a legislação de logística reversa, o ideal é o uso de filtros de óleo que facilitem o descarte. “Filtros que simplifiquem o processo de logística reversa e reduzam o custo do descarte já estão sendo requeridos. Focando elementos de reposição tipo cartucho e com tecnologia embedded” – aponta Cesar Souza, da Parker.
Abrangência e desempenho
Para oferecer e garantir um filtro de óleo com nível de filtragem eficaz e longa vida útil tanto do filtro quanto do óleo do motor, a Bosch, por exemplo, utiliza elemento filtrante microporoso com tratamento em resina especial, vedações impermeáveis em borracha, materiais da carcaça resistentes à corrosão, anel de feltro e alta capacidade de retenção de poeira. 
Além disso, as válvulas integradas garantem a correta lubrificação do motor a todas as temperaturas e pressões de óleo, características que auxiliam na segurança e evitam o vazamento de óleo. “O filtro de óleo é projetado para atender a uma maior gama de veículos. Como exemplo disso, a Bosch dispõe da Linha Top Filtro, na qual, com apenas cinco itens, conseguimos cobrir 80% da frota de veículos do Brasil” – relata Viviane.
“O filtro de óleo deve ter como uma das principais características prover uma baixa restrição para o sistema, alta eficiência de separação de contaminantes e vida útil estendida” – enfatiza Amorim. A Cummins demonstra abaixo o desempenho do Filtro de Óleo Venturi e Nanonet Media Tecnology, que reduz os custos, mantém melhores condições do óleo e maximiza a vida útil do motor:

O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos

Fácil e acessível
Com novas tecnologias e informações, a manutenção e a troca do filtro de óleo e do óleo ficaram mais fáceis e acessíveis hoje. Para Cesar Souza, da Parker, há mais facilidade na manutenção e diminuição de gastos. “A tendência de elementos filtrantes do tipo cartucho/embedded para essa aplicação reduz custos e simplifica a manutenção, comparado aos filtros blindados do tipo spin on” – afirma.
Amorim, da Cummins, concorda: “Sim, de fato, com tecnologias inovadoras que aumentam o intervalo de troca nas aplicações, reduzem-se os custos de manutenção.” 
Na opinião de Palotta, da BorgWarner, com o uso de filtros ecológicos, a manutenção fica com preço mais atraente. “O motivo é que esse tipo de elemento tem design bem mais ‘enxuto’ e leve em relação aos tradicionais filtros metálicos, que possuem estrutura robusta e pesada em aço. É feita apenas a substituição do cartucho interno” – comenta.

O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos

A correta manutenção, que deve considerar a troca do óleo em conjunto com os filtros, traz vários benefícios ao consumidor. “O primeiro deles é aumentar a vida útil do motor e o menor consumo de combustível. Quanto ao custo, dispomos de ampla gama de produtos e distribuidores que têm preços competitivos. A manutenção preventiva é sempre a melhor forma de reduzir custos futuros” – ressalta a Equipe Mahle Aftermarket.
Para Viviane, da Bosch, não se pode afirmar que a troca e a manutenção dos filtros de óleo ficaram mais fáceis hoje. “A construção de cada motor é feita por diferentes montadoras e cabe aos fabricantes desenvolver um filtro que atenda às exigências de cada motor. Mas uma coisa é clara: é preciso respeitar as trocas conforme os manuais dos fabricantes. Em toda troca de óleo, deve-se substituir o filtro de óleo” – salienta.

O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos

A dificuldade de acesso para a troca do filtro de óleo depende de cada montadora e do posicionamento das peças que constituem o motor. “Existem modelos de veículos que são mais fáceis e acessíveis no momento da troca do filtro de óleo, já outros, nem tanto. Isso também pode variar conforme cada modelo de filtro, seja ele refil, seja blindado” – explica Nascimento, da Tecfil. 

O filtro de óleo hoje é mais simples, descartável, durável, tem mídia eficaz e diminui custos


Contato das empresas
BorgWarner:
www.borgwarner.com
Bosch: www.bosch.com.br
Cummins: www.cumminsfiltration.com
Mahle: www.mahle.com.br
Parker Hannifin: www.parker.com
Tecfil: www.tecfil.com.br
 

Publicidade